← Conversa Geral

2010 - Prefácio para um grande ano

Lida 11687 vezes

Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Isso é fundamental! :lol:

Tópico carregado de teoria, na prática as coisas são ligeiramente diferentes. A Web encarrega-se de fazer uma selecção natural e só os melhores é que ficam.

Felizmente muitas vezes os melhores são aqueles que lideram uma quantidade assinalavel de projectos de qualidade. São aqueles que são reconhecidos pelo seu trabalho e que são recomendados pelos clientes,  sem precisam de meter tudo num CV às bolinhas amarelas.

A Web portuguesa, precisa de profissionais que façam menos "Eu estou AQUI, aqui... aqui, aqui, AQUI!" e estudem e trabalhem mais.

É esta a minha dica para o próximo século.

Eu meto tudinho no CV, já é mania minha  :-P .



Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Boas!

Não resisto a participar pois acho que a conotação com a palavra / conceito nicho tem sido muito mal utilizada em alguns posts.

Compreendo a conotação dada mas acho errada.

Estudar o "nicho" de mercado de qualquer projecto é indispensável e qualquer site que não se foque num nicho está condenado ao insucesso, a médio / longo prazo. E são esses, normalmente, os sites "lixo".

Um nicho é um segmento de mercado com determinadas caracteristicas, sejam características demográficas, geográficas, interesses particulares, ou a sua combinação.

Qualquer produto / serviço de sucesso online / offline foi criado para um determinado nicho. A proliferação da palavra nicho na nossa área (Internet) é consequência da possibilidade de os estudarmos com facilidade - informação essa muito mais dificil de conseguir no mundo offline.

Faz todo o sentido o estudo de nichos / segmentos de mercado e também a implementação de sites com base nesses nichos.

A qualidade não é sempre proporcional à quantidade (exemplo: http://www.slbenfica.pt/ :D - piada de um portista lixado com o último resultado... :( ).

Falando a sério, os sites dedicados a nichos podem ser muito uteis e permitem colocar ovos em vários cestos, analisar os vários projectos e avançar com os mais rentáveis. Isto não é falta de ética. É Business e Marketing! Produzir aquilo que se vende, Produzir o que o mercado deseja!

Acho que o desenvolvimento de projectos maiores e cujo conteúdo seja do interesse dos seus empreendedores, é positivo, mas não acho que isso impeça o desenvolvimento de sites menores que sirvam de satélite e para testar o mercado e os seus segmentos.

Claro que o melhor seria desenvolver apenas sites cujo tema / nicho / segmento fosse algo que gostassemos muito. Mas business é business.

Eu estou aqui para ganhar dinheiro e desenvolver a uma actividade profissional nesta área (web marketing / webmastering / Internet Marketing / "name it") e se para isso tiver de implementar projectos numa área na qual não tenha grande interesse, faço sacrifícios (tal como qualquer profissional) ou outsourcing. Não acho que isto seja falta de ética!

Por outro lado, desenvolver sites para vários nichos dá uma "bagagem" interessante que pode ser utilizada mais tarde (consultoria e venda de projectos).

E viva o FCP! (Mouraria: vemos-nos no Dragão dentro de alguns meses! Cumprimentos cordiais, foi uma vitória justa apesar do campo de batatas...)

Abraço e boas festas!

Antonio

---

P.S.

E para 2010, estas são as minhas previsões para o nicho Portugal (relativamente ao mundo, Portugal é um nicho...):

- Booomm do Marketing Offline >> As empresas começam a perceber realmente a importância da Internet para os seus negócios (ppc, seo e consultoria no bom caminho).

- À semelhança do mercado US, o arranque em definitivo da venda de produtos informativos (ebooks, software, vídeo, software) relacionados com o nicho MMO e outros. Cada vez mais webmasters portugueses têm informação que podem compilar num produto e isso é positivo. Cuidado com os scams / lixo dos oportunistas...