Penso que é ponto assente que todos os projectos empresariais (web based, ou não), em determinado ponto da sua vida, necessitam de um investimento efectivo para se conseguirem expandir.
Culpar a falta de investidores na área de capital de risco e\ou culpar os investidores que existem de falta de sentido de negócio para projectos baseados na Internet, também penso que não seja o caminho correcto - ainda que possa existir uma falta de cultura de pesquisa activa de oportunidades na Internet por parte de quem tem dinheiro, penso que a Internet é um meio universalmente com potencial mais que reconhecido. Mais ainda, parece-me que ser derrotista e utilizar este tipo de "justificações" não é compatível com alguém com um verdadeiro espírito empreendedor.
Do meu ponto de vista, o problema está em "nós", empreendedores. Pior ainda, julgo que o problema está na "informalidade" e a "leviandade" com que tudo é tratado no Universo da Internet. E em última análise no habitual espírito derrotista que é expressão quase máxima da nossa sociedade.
Desengane-se quem pensa que angariar capital de risco é uma tarefa fácil. Tanto para projectos web-based, como para projectos nada relacionados com a Internet. Para despertarem o interesse de alguém que invista centenas de milhar de € num projecto, o projecto tem de ser absolutamente fora de série. Facebook existe 1 num bilião, como tal oportunidades como a que esse "senhor" meritoriamente (ou não) conquistou, também se contam talvez pelos dedos de uma mão.
Pergunto-me quantos daqui efectivamente já pegou numa ideia, desenvolveu-a e estudou-a (e este passo é absolutamente crítico para angariar capital) e levantou o rabo da cadeira, arregaçou as mangas e foi atrás de investimento. Quantos "projectos online" têm um plano de negócios formalizado, com pés e cabeça, têm o conceito bem definido e os passos a dar todos bem estruturados no papel.
Acredito (e a experiência que tenho aponta nesse sentido) que se têm um projecto bom (e reparem, mais que uma ideia, um projecto), se forem pro-activos e tomarem vocês a iniciativa de irem "atrás do prejuízo", forem insistentes a apresentar a ideia, eventualmente alguém com dinheiro se irá interessar por ela. Se nunca acontecer, então provavelmente a ideia não era tão boa quanto julgavam...
Deixo alguns projectos "web-based" que conseguiram angariar capital de risco (e só fui ver projectos com o apoio da DNA Cascais, quando existem mais um bom punhado de entidades que lidam com capital de risco\business angels):
http://www.jah-spirit.com/http://www.bestartis.pt/http://www.myguide.pt/ - Este projecto sei que angariou capital na ordem de algumas dezenas de milhar
Se têm uma boa ideia, invistam nela. Projectem em grande e actuem localmente. Procurem apoio em todo o lado onde o podem recolher (centros como a DNA Cascais ou a ANJE, a vossa faculdade, os vossos professores). Acreditem que existem pessoas à procura de projectos onde investir - projectos dentro da Internet, ou fora dela - só têm de conseguir fazer ver a essas pessoas que o vosso projecto é melhor que todos os outros (e acreditem que isto sim, é muito, muito complicado).
Just my 2 cents.
PS - Em relação ao filme ainda não vi, mas alguém que cria uma plataforma com milhares de registos em 24h e que num espaço de um mês tem mais de 50% dos alunos das maiores faculdades dos EUA registados, tem de ser alguém que sabe "minimamente" o que faz...