Bom dia,
Estou com um problema entre mãos que não sei como realmente o resolver. Aquilo que gostava de saber era as várias opiniões por parte do pessoal mais experiente, que já se possa ter confrontado com este tipo de problemas, etc... toda a ajuda é bem-vinda.
Então passo a explicar:
Isto passa-se entre 3 entidades distintas, sendo que uma delas sou eu. De forma a não utilizar nomes de empresas passo a enunciar a ordem de entidades e nicknames:
- Entidade 1 - Empresa que me requisitou a elaboração de um website.
- Entidade 2 - Empresa com quem a Entidade 1 tinha (à 4 anos atrás) contratado um website e domínio.
- Entidade 3 - Eu próprio
O problema em si é o seguinte:
A Entidade 1 tinha contratado à cerca de 4 anos um website e respectivo domínio (.com) com a Entidade 2.
Então, a Entidade 2 registou o domínio pretendido e elaborou um website que durante estes 4 anos não passou de uma simples página html com fundo verde e contactos mal formatados no centro da mesma. Sendo que a Entidade 2 durante esse período de tempo sempre disse que ia melhorar o website até chegar ao resultado pretendido e contratado.
Ora, com tudo isto, e passado todo este tempo a Entidade 1 fartou-se do "baile" da Entidade 2 e como tal procurou alternativas... foi quando entrou em contacto comigo para desenvolver o website e para fazer a transferência do actual domínio (.com) para a minha posse.
Desta forma, o website foi todo desenvolvido até chegar à parte da transferência de domínio da Entidade 2 para a Entidade 3, uma vez que o mesmo estaria quase a expirar. Nesta parte, a Entidade 2 informou a Entidade 1 que não desbloqueava o domínio nem fornecia o seu Auth-code para transferência, a menos que lhes fosse efectuado um pagamento de 55,00€.
Como a Entidade 1 não estava para se chatear mais com Entidade 2, optou por não lhes pagar o valor pedido, e com o negócio não é assim nada de mais, preferiram deixar expirar o domínio .com e registar o mesmo domínio em .pt com a Entidade 3.
Assim sendo todo o negócio foi realizado com sucesso e a Entidade 1 ficou super satisfeita com o serviço prestado pela Entidade 3.
Agora vem a parte do problema a sério...
No início desta semana, a Entidade 2 enviou para a Entidade 1 uma carta de um advogado indicando que tinham assumido a titularidade do domínio .com e que agora tendo-o em posse iriam, fazer o que quisessem com ele, e que iriam inclusive criar uma página similar à criada pela Entidade 3 como forma de prejudicar o negócio da Entidade 1.
No meio disto, indicam também que a Entidade 1 pode voltar a assumir o controlo do domínio .com mediante o pagamento de uma quantia na ordem dos 3.000€.
Aquilo que gostava realmente de saber era, até que ponto pode a Entidade 2 prejudicar o negócio da Entidade 1 com o domínio e com um website similar? e o que poderá a Entidade 1 fazer para contornar esta situação?
Eu, como Entidade 3, poderei também fazer alguma coisa no sentido de resolver este problema??
Agradeço a vossa ajuda e opiniões.
Com os melhores cumprimentos,
Ricardo Correia