Mensagens - Celso Azevedo

Páginas: 1 2 3 ... 340
1
Se clicares no link "hentry" devem mostrar o url com problemas e explicarem qual é o problema.

2
Encontrei o site através do Google e parece que não estás a usar o código que o Google Adsense fornece.

Isto é o que tens no site: imagem
E isto é um exemplo do código que o Adsense te dá para meteres no site: imagem

Já tentaste colar o código diretamente no tema em vez de usar as opções que o tema tem para inserir publicidade? Pode não ser isto, mas convém testar.

Também é possível que o domínio esteja bloqueado. O whois do domínio diz que ele foi registado este mês, mas segundo o archive.org foi usado entre 2013 e 2016. Por exemplo: https://web.archive.org/web/20131110193606/http://www.tuganews.pt/

Edit: Segundo o checkadsban.org o endereço foi bloqueado pelo Adsense: screenshot

3
Conversa Geral / Re: AMP - Vale a pena?
« em: 14/Jun/2017 20:08 »
Eu não uso nem vou usar, mas vale a pena em muitos casos. Neste momento, se um site usa AMP e a concorrência não usa, há uma probabilidade grande desse site "roubar" bastante tráfego orgánico à concorrência. Em algumas áreas é quase obrigatório usar o AMP... por exemplo, em sites de notícias quem não usa AMP está lixado. Em Portugal, creio que o AMP é uma das razões para o SAPO ter tido uma subida no tráfego nos últimos meses.

Tenho seguido as sugestões do Google antes da maioria das pessoas. Quando começaram a falar em sites responsivos, investi tempo e dinheiro a mudar todos os sites... Em alguns sites, depois de ~1 mês, o tráfego mobile começou a subir bastante e hoje é 80% das visitas. Comecei a preparar a mudança para HTTPS antes de dizerem que seria um dos factores para ranquearem os sites... fiz isto porque estava (e estou) preocupado com a privacidade e segurança dos meus utilizadores. Mas isto do AMP infelizmente vou ter que passar... Não só temos que criar uma página com markup especial só para o Google, como também somos limitados no que podemos usar. Depois não me agrada a ideia de ter que usar um markup especial, em vez do HTML normal, só porque sim. Para não falar na questão do URL, nos scripts necessários para as páginas carregarem e de ser uma coisa que está ligada ao Google.

Quando fiz a mudança para HTTPS aproveitei para dar uma limpeza séria nos sites. Removi fontes, widgets das redes sociais, sistemas de comentários externos, plugins pesados, css desnecessário, cortei no número de requests, etc e passei a usar uma CDN com cache agressiva para as páginas (e para o conteúdo das páginas) e formatos novos (webp, por exemplo) para diminuir o tamanho das páginas em alguns browsers. A publicidade, o único conteúdo externo que não posso remover, ou está dentro de iframes (que não bloqueiam o carregamento da página) ou são scripts async. Basicamente tentei fazer o que o AMP faz, mas sem usar o AMP.

Se isto não for suficiente para o Google, pá, é uma pena. Apoio muitas das decisões que tomam (sites mais leves, ligações tls mais seguras, etc) mesmo quando me dão algumas dores de cabeça, mas não vou usar o AMP nem alternativas que metam o controle da internet nas mãos de uma ou duas empresas.

4
Cuidado com as sugestões do PageSpeed Insights. Algumas fazem sentido, outras não. As vezes o sistema não consegue detectar algumas optimizações e as vezes alguns dos elementos que fazem parte do problema são do Google (o script do Google Analytics, por exemplo). Algumas coisas não podem ou não devem ser optimizadas.

Por exemplo, ter o CSS todo inline pode fazer sentido para sites onde os visitantes visitam apenas uma página, mas pode ser negativo para sites onde os visitantes visitam várias páginas. PageSpeed Insights é uma ferramenta que faz sugestões, mas nem sempre está certa. É preciso ver o que faz mais sentido para o nosso site.

Nos meus sites (movidos a WordPress) tenho dois plugins que uso sempre: Autoptimize para juntar ficheiros e "minificar" CSS, JS e o HTML da página e o WP Super Cache para fazer cache das páginas (com uma configuração parecida a esta). As vezes, quando preciso de algo mais avançado para a cache, uso o W3 Total Cache mas grande parte dos sites não precisam de um plugin com tanta opção.

O primeiro plugin diminui o número de requests e o tamanho da página enquanto que o segundo cria uma cópia estática da página, enviando a página mais depressa para o utilizador. Também é útil para evitar problemas com os picos de tráfego que as vezes recebemos. Isto é fundamental principalmente em alojamentos partilhados.

Coisas que faço quando crio ou compro um site:

- Usar só aquilo que é necessário: quanto menos tralha, melhor. Usar só os plugins que são necessários e não ter vários plugins a fazerem a mesma coisa. Não carregar o site de publicidade. Evitar ao máximo usar conteúdo externo (widgets, redes sociais, etc).
- Tema: Muitos dos temas que existem na internet são multi-funções. Fazem tudo e mais alguma coisa! Isto significa que muitos dos scripts e css que são carregados não são necessários para a configuração que utilizamos. Sempre que posso, crio um tema simples ou pago a alguém para fazer um. Quando não posso ou não faz sentido, uso um da internet, mas tem que ser simples e ter o mínimo de .js possível.
- Conteúdo externo: Se olharmos para grande parte dos sites que visitamos, percebemos que eles são lentos porque usam muita merda externa (basta desactivar o javascript no browser e o site passa a ser rápido). Usam o Disqus para os comentários, têm botões de partilha nas redes sociais, etc. Basicamente coisas que não são mesmo necessárias e que podem ser removidas ou substituídas por outras soluções. Botões de partilha? Porque não criar os nossos botões usando CSS? Resolve o problema da velocidade, aumenta a privacidade do utilizador e o efeito é o mesmo. E cuidado com a publicidade... muita publicidade nem sempre significa muito lucro, mas vai sempre resultar num site mais pesado.
- Imagens: Normalmente as imagens são os elementos mais pesados nas páginas. Todas as fotos devem estar no formato .jpg, com alguma compressão, e optimizadas para a web. Nada de PNGs quando podemos usar JPG. Depois é necessário que todos os tamanhos das imagens (thumbnails, por exemplo) estejam optimizados, por isso uso o EWWW Image Optimizer ou o WP Smush (melhor para quem usa alojamentos com limitações). Em alguns casos faz sentido usar o formato .webp para alguns browsers (Chrome, por exemplo), algo que se pode facilmente fazer com uma conta paga no Cloudflare.
- Alojamento: O alojamento é uma das coisas mais importantes. Se o alojamento for lento, o site vai ser lento. Isto é um problema grande principalmente em alojamentos partilhados e embora um plugin de cache ajude muito, não resolve todos os problemas. É importante escolher o alojamento com cuidado. Por exemplo, um site WordPress num alojamento com HDDs é uma coisa, num alojamento com que usa SSDs é outra completamente diferente. As vezes é melhor pagar mais e ter um serviço melhor.
- CDN: Uma CDN é importante, principalmente se o site tiver visitantes de muitos países, mas em alguns casos não é necessário. Um site com 50 visitas diárias e rentabilizado com Adsense quase de certeza que não precisa de uma CDN. Também vai ajudar a ter um melhor resultado em serviços como o PageSpeed Insights já que estão a fazer o teste a partir dos EUA, mas, e é importante não esquecer isto, a pontuação do Insights não é o mais importante.

Uma nota sobre o Cloudflare: É um serviço bastante útil, mas é necessário alguma configuração para obter bons resultados. Por defeito só CSS, JS e imagens são mantidas em cache por algumas horas. As páginas não são e a velocidade de carregamento pode ser afectada porque passa a ser utilizador <-> cloudflare <-> alojamento em vez de utilizador <-> alojamento.

Devemos usar as Page Rules para manter todo o conteúdo (js, css, imagens, etc) em cache por um período maior (por exemplo, 1 mês para ficar nos servidores deles + 1 ano para a cache do browser) e também fazer cache das páginas por algumas horas para que não seja necessário ir ao alojamento buscar a página sempre que alguém visite o site. Pode ser necessário algumas alterações para usar o Cloudflare desta maneira (o plugin WordPress SuperSonic with CloudFlare é bastante útil para ir limpando a cache quando são feitas alterações). Por exemplo, se o site usar os comentários do WordPress, vai ser um problema para mostrar logo a página com o novo comentário ao utilizador... nesse caso é necessário usar outros sistemas de comentários (wpDiscuz ou o Epoch, ou então o Disqus (que eu detesto)). É uma coisa complicada de fazer, e muito confusa para quem está a começar, mas só assim podemos aproveitar ao máximo CDNs/reverse proxies como o Cloudflare.

Para terminar, é importante ser capaz de se desemerdar quando temos dúvidas. Como mudar os nameservers? Qual é a melhor configuração do Cloudflare para sites WordPress? Encontramos a resposta no Google em 1 ou 2 minutos. Se não houver informação em português, há em inglês. Isto é uma sugestão Aderio, não uma crítica ou ataque (eu era igual quando comecei).

Espero ter ajudado.

5
Conversa Geral / Re: VPS da OVH são de qualidade?
« em: 04/Mai/2017 20:16 »
DigitalOcean, Linode, RamNode, Vultr também têm planos baratos e superiores aos da OVH em algumas áreas. Depende dos sites que queres alojar.

Convém lembrar que estas VPS baratas são apenas VPS. Não há cPanel, suporte para resolver problemas básicos, etc.

6
Conversa Geral / Re: Feliz Natal e Bom ano novo
« em: 22/Dez/2016 20:13 »
Feliz natal :)

7
Conversa Geral / Re: Apagar mails Tunderbird
« em: 27/Set/2016 16:12 »
Não é exactamente o que pediste, mas acho que este programa permite manter uma cópia local mesmo depois de apagares os emails do servidor:

http://www.mailstore.com/en/mailstore-home-email-archiving.aspx

Falaram disto num podcast que sigo há uns tempos atrás, mas nunca cheguei a usar. Não sei se é prático ou se funciona como queres.

8
Para WordPress, talvez este é o mais popular: https://wordpress.org/plugins/newsletter/

Convém usar em conjunto com um serviço como o Amazon SES ou o Mandrill para evitar problemas com o spam.

9
Conversa Geral / Re: Google Ranking - mobile friendly
« em: 15/Mai/2015 20:22 »
Não notei nenhuma diferença, talvez porque já usava responsive design desde o ano passado. Foi uma das melhores mudanças que fiz, em alguns sites 60% do trafego passou a ser mobile.

Agora estou a passar para https... ainda não é muito importante, mas já fico preparado para o caso da Google decidir dar muita importância a isto :P

10
Existem vários (ex: AdultFriendFinder ou Ashley Madison) mas pelo menos no mercado português e brasileiro, consegui melhores resultados com a EasyFlirt, agora Prelinker. :)

11
Hosting / Re: Alojamento para este tipo de site?
« em: 28/Abr/2015 21:49 »
Para esse tipo de conteúdo, sugeria empresas da Holanda ou Suécia. Desde que não exista nada ilegal não deverás ter problemas.

12
Conversa Geral / Re: Melhor serviço de email
« em: 28/Abr/2015 21:45 »
Deixo mais duas sugestões, visto que os preços do MailChimp podem sair um pouco caro caso tenhas muitos subscritores:

- Amazon SES, talvez o serviço mais barato nesta área: https://aws.amazon.com/pt/ses/
- Mandrill, um pouco mais caro, mas oferecem 12 mil emails gratuitos todos os meses: http://www.mandrill.com/

Atenção que estes dois serviços são apenas servidores de envios, não tem o editor e templates que o MailChimp tem.

Em relação ao português E-Goi, nunca usei, mas parece que os emails deles vão sempre parar a caixa de spam (tenho os filtros do spam no máximo, pode ser por causa disso).

13
Conversa Geral / Re: Mac OS
« em: 30/Mar/2015 03:13 »
Tenho que discordar contigo sobre o Firefox, aliás muitos utilizadores do Chrome estão a voltar para o Firefox devido ao consumo de ram excessiva das extensões do Chrome. E o Firefox não parou no tempo, continua a ser pioneiro em muita coisa como HTML5, CSS3, Firefox OS, Firefox Hello, Firefox Developer Edition (Permite renderizar outros browsers num só), etc.

Obs. Eu uso os 2 em simultâneo.

Em termos de recursos, tenho que concordar, o Firefox é muito melhor. Infelizmente tem algumas coisas, pormenores talvez, que me chateiam e que me fazem não voltar a usar o FF.

Embora seja verdade que estão bem em algumas áreas, noutras estão a andar muito devagar. Recentemente lançaram o novo design, que já tinha sido "desenhado" antes do Chrome sair, e nem mesmo anos depois conseguiram lançar todas as novidades de uma vez. A dias estive a ver e ainda estavam a trabalhar na página de opções (versão nightly)... Depois são pioneiros em muitas coisas e até criaram um sistema operativo, o Hello e o Developer Edition, mas ao mesmo tempo não têm uma versão x64 e uma simples tab consegue deitar o browser a baixo. Se a Mozilla não se cuida o Spartan da Microsoft ainda se arrisca a ser melhor que o Firefox :lol:

Agora mais a sério, acho que apesar de todos os defeitos, o Chrome continua a ser melhor que o Firefox. Vamos ver no que vai dar o novo Opera ou esperar que o Vivaldi (criado pela a antiga equipa do Opera) consiga trazer algo de novo.

14
Conversa Geral / Re: Mac OS
« em: 14/Mar/2015 19:28 »
- ftp: filezilla (gratuito) ou o transmit (pago)
- anti-virus: não uso anti-virus nem em mac nem em windows, desde que saibas por onde andas não deves ter problemas
- editor: sublime text e brackets.io (ambos gratuitos) ou então o coda (pago - mas vale o preço que pagamos e vem com ftp integrado)
- browser: o safari é o mais rápido, chrome se precisares de extensões. nem sugiro o firefox porque para ser sincero, parece que pararam no tempo

15
Nunca tive esse problema (também não uso o serviço), mas se fosse a ti considerava usar outro serviço para alojar imagens. São tão maus que até bloqueiam o acesso a alguns países (eu por exemplo não consigo links directos deles, estou no UK).

Se não queres alojar as imagens, usa outro serviço como o imgur.com. Pouca publicidade, boa velocidade e sem estes problemas. Também são bons a manter as imagens online por muito tempo.

Páginas: 1 2 3 ... 340