← Negócios Online

Vender sites e calcular valor de um site

Lida 12875 vezes

Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Nem num negocio local vendes por esses valores...
Offline

Consultor 
Membro
Mensagens 812 Gostos 10
Feedback +21

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

8 a 12 vezes o rendimento anual??? Ui, assim vendia-te JÁ todos os meus sites!  :ideia:

Se for um negócio com ENORME potencial possivelmente poderá atingir esses valores, mas é preciso ser mesmo uma grande ideia para alguém pagar-te 8 a 12 vezes o rendimento anual de um site. Não vais encontrar NENHUM com esse tipo de potencial por aqui, logo é desproporcional à realidade desta comunidade. Por aqui se encontrares alguém que te ofereça o rendimento de UM ANO do teu site, já vais com muita sorte.

Também concordo que se vende muito aqui ao desbarato, por vezes vendem por preços que eu pessoalmente preferia oferecer, mas é preciso ter em conta que a grande maioria dos utilizadores do +T são miudos menores de idade, estudantes, com muita vontade de aprender mas completamente TESOS.

Subscrevo...

Aliás , eu vendo tanto sites e lojas no mercado PT como em outros e cá sem dúvida que está longe da realidade, existe aqui lojas e sites que já vendi praticamente dados e muitos mandam PM`s a pedir mil e uma coisas quando o valor pedido é irrisório para o site ou loja em questão. Acho que muitos utilizadores aqui pelo menos no mais tráfego , gostam de pedir detalhes de negócios por puro divertimento ....
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Acho que muitos utilizadores aqui pelo menos no mais tráfego , gostam de pedir detalhes de negócios por puro divertimento ....

A maior parte dos "interessados" que vês a comentar ou pedir informações nos negócios são curiosos que não têm onde cair mortos mas gostam de saber o que estás a vender e por quanto... Se responderes para fazerem uma proposta vais ver que 99% não dizem mais nada!
Offline

Consultor 
Membro
Mensagens 812 Gostos 10
Feedback +21

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A maior parte dos "interessados" que vês a comentar ou pedir informações nos negócios são curiosos que não têm onde cair mortos mas gostam de saber o que estás a vender e por quanto... Se responderes para fazerem uma proposta vais ver que 99% não dizem mais nada!

Eu sei que sim, aliás a muitos até já fiz questão de em alguns negócios responder a tudo e mais alguma coisa e sempre positivamente para o lado do comprador , para no fim me dizerem que não têm dinheiro ou que afinal vão pensar melhor lol...

Eu não tenho nada contra a quem não tem como comprar ou que realmente queira ver esclarecido uma dúvida, agora fingir extremamente interessado só para dar trabalho aos outros... enfim....

Eu já há pelo menos dois anos que tenho vindo a notar isto, mas agora que quero " despachar " muitos dos sites e lojas que tenho e que para tal faço preços praticamente de oferta é que fiquei com uma noção exacta de como anda o nosso mercado e a quantidade de curiosos que só fazem perguntas descabidas e desnecessárias de forma a sentirem-se ocupados..

Depois muitos ficam admirados por o nosso mercado de venda e compra de sites não ter credibilidade....
Offline

nunoand99 
Membro
Mensagens 66 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2

Boa Boa (pelo novo tópico),

Rui,

Não só encaixaste bem, como deste uma boa resposta!

Já estamos mais aproximados ;)

O tráfego do GOOGLE não só é válido, como até é a melhor fonte,  o que eu não achei bom exemplo foi sites penalizados por pandas e pinguins.

Se foram penalizados, não são um bom exemplo.

Quanto ao exemplo do FACEBOOK (novamente), eu não estou a comparar com o FACEBOOK (mais uma vez), porque neste caso foi 100 vezes....

Além disso, o risco de correr mal mais à frente, que tanto referem, aplica-se nos dois sentidos.

Há risco de implodir, mas também há risco de explodir (lá está, é preciso saber vender).

Aliás, é uma regra da vida que quanto maior o risco, maior a rentabilidade que daí pode advir de um determinado activo (seja ele um site ou um pinheiro).

Mas alguém de facto apaixonado pelo seu trabalho está disposto a vende-lo por 6 a 8 meses de rendimento???

Mas alguém que de facto acredita no real valor daquilo que fez o vende por 6 a 8 meses de rendimento???

Quando falam de risco (volatilidade dos rendimentos) tem de ter em atenção que, se o risco for de facto elevado, então é mais do que 8 a 12 vezes ANO.

Por fim, quando falei de jovem, não era tanto a questão da idade em si (ou maturidade como referiste) , mas do sentido relativo do dinheiro.

Um gajo quando é novo, é dinheiro para tabaco e bilhar (pelo menos eu era) :)
(mais uns festivais no verão, mas isso ainda dou uma perninha)

Pensas que eu nunca andei a dar clicks por 0,05€? :)
Ou pior ainda, clicks por pontos convertiveis em publicidade que ninguém lê?

Conheces o "comasualicença.qualquercoisa"?
Eu inscrevi-me nessa tanga para aí em 1999 ou 2000 (ou antes)
E comom eu pensei que ia ficar rico (eheh)

PayPal???
Eu já tive conta no PayPal, E-Gold, MoneyBookers, e outros que já nem me lembro do nome...

E sabe que mais?

God Bless!!!
Porque senão, não sabia metade do que sei hoje ;)  
(e espero que assim seja contigo também)

Mas quando o dinheiro já não for para tabaco e bilhar, e sim para casa e filhos, se alguém me oferece 6 a 8 vezes o meu rendimento mensal para ficar com os meus activos eu rio-me dele.

Se me falam em criar um site para ganhar 5,00€ de Google AdSense por mês, eu rio-me (onde é que eu tenho um mês para perder, por 5,00€???)

Na vida, devemos ter muito cuidado com aquilo que aceitamos como expectativa.

A nossa expectativa tem tendência a concretizar-se ;)

Portanto, é sempre bom por a fasquia alta! (remember this)


Saudações


P.S. Já para não falar que uma coisa deve ser vendida pelo seu potencial, e não por aquilo que está a valer no momento.

P.P.S. Eu sei que “everything is worth what its purchaser is willing to pay for it”, mas há que saber esperar, e não aceitar qualquer oferta.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

A maior parte dos "interessados" que vês a comentar ou pedir informações nos negócios são curiosos que não têm onde cair mortos mas gostam de saber o que estás a vender e por quanto... Se responderes para fazerem uma proposta vais ver que 99% não dizem mais nada!

Se isso acontece é falta de experiência de quem vende. Façam como fazem nos fóruns lá fora, querem mais informações pagam pelos dados, simples.
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Se isso acontece é falta de experiência de quem vende. Façam como fazem nos fóruns lá fora, querem mais informações pagam pelos dados, simples.

Se for quantias acima dos 200€, não acho nada má ideia. Porque quem está interessado em pagar 200€, também não se importa de pagar mais 5/10€ para mais info.

Mas como é óbvio não façam como muitos:
"Vendo um site. Mais info. PM!"

Mas sinceramente aqui no +t não ia resultar isto... Ia dar muita m*rda.
Offline

Consultor 
Membro
Mensagens 812 Gostos 10
Feedback +21

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Se isso acontece é falta de experiência de quem vende. Façam como fazem nos fóruns lá fora, querem mais informações pagam pelos dados, simples.

É um pouco radical... mas não era mau pensado  :lol: mediante os valores da venda.

Isto é tudo uma questão de ética, para quê pedir informações sobre algo que sei que não vou comprar ? :-k  Pelo menos a alguns já nem lhes respondo, e se calhar nos últimos negócios até poderiam estar mesmo interessados.. digo eu.. por isso acho que um utilizador que faça isso frequentemente vai perdendo credibilidade junto aos vendedores.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Se isso acontece é falta de experiência de quem vende. Façam como fazem nos fóruns lá fora, querem mais informações pagam pelos dados, simples.

Em muitos casos o produto é um DOMÍNIO, logo não há mais informações que se possam dar para além de negociar o valor da venda. Mas nem isso fazem, só querem mesmo saber quanto estás a pedir...
Offline

RuiGomes 
Membro
Mensagens 504 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Boa Boa (pelo novo tópico),

Rui,

Não só encaixaste bem, como deste uma boa resposta!

Já estamos mais aproximados ;)

O tráfego do GOOGLE não só é válido, como até é a melhor fonte,  o que eu não achei bom exemplo foi sites penalizados por pandas e pinguins.

Se foram penalizados, não são um bom exemplo.

Quanto ao exemplo do FACEBOOK (novamente), eu não estou a comparar com o FACEBOOK (mais uma vez), porque neste caso foi 100 vezes....

Além disso, o risco de correr mal mais à frente, que tanto referem, aplica-se nos dois sentidos.

Há risco de implodir, mas também há risco de explodir (lá está, é preciso saber vender).

Aliás, é uma regra da vida que quanto maior o risco, maior a rentabilidade que daí pode advir de um determinado activo (seja ele um site ou um pinheiro).

Mas alguém de facto apaixonado pelo seu trabalho está disposto a vende-lo por 6 a 8 meses de rendimento???

Mas alguém que de facto acredita no real valor daquilo que fez o vende por 6 a 8 meses de rendimento???

Quando falam de risco (volatilidade dos rendimentos) tem de ter em atenção que, se o risco for de facto elevado, então é mais do que 8 a 12 vezes ANO.

Por fim, quando falei de jovem, não era tanto a questão da idade em si (ou maturidade como referiste) , mas do sentido relativo do dinheiro.

Um gajo quando é novo, é dinheiro para tabaco e bilhar (pelo menos eu era) :)
(mais uns festivais no verão, mas isso ainda dou uma perninha)

Pensas que eu nunca andei a dar clicks por 0,05€? :)
Ou pior ainda, clicks por pontos convertiveis em publicidade que ninguém lê?

Conheces o "comasualicença.qualquercoisa"?
Eu inscrevi-me nessa tanga para aí em 1999 ou 2000 (ou antes)
E comom eu pensei que ia ficar rico (eheh)

PayPal???
Eu já tive conta no PayPal, E-Gold, MoneyBookers, e outros que já nem me lembro do nome...

E sabe que mais?

God Bless!!!
Porque senão, não sabia metade do que sei hoje ;)  
(e espero que assim seja contigo também)

Mas quando o dinheiro já não for para tabaco e bilhar, e sim para casa e filhos, se alguém me oferece 6 a 8 vezes o meu rendimento mensal para ficar com os meus activos eu rio-me dele.

Se me falam em criar um site para ganhar 5,00€ de Google AdSense por mês, eu rio-me (onde é que eu tenho um mês para perder, por 5,00€???)

Na vida, devemos ter muito cuidado com aquilo que aceitamos como expectativa.

A nossa expectativa tem tendência a concretizar-se ;)

Portanto, é sempre bom por a fasquia alta! (remember this)


Saudações


P.S. Já para não falar que uma coisa deve ser vendida pelo seu potencial, e não por aquilo que está a valer no momento.

P.P.S. Eu sei que “everything is worth what its purchaser is willing to pay for it”, mas há que saber esperar, e não aceitar qualquer oferta.


Também comecei nos PTCs, aliás, graças a deus que comecei dos PTCs. Pior maneira de ganhar dinheiro não podia haver, mas felizmente lá me orientei para o caminho correcto.

Posso-te dizer que vendi um website 100% legítimo por ~10x o rendimento mensal. Nem duas semanas depois chegou o Penguin e por curiosidade fui consultar os rankings do site, e tinham todos descido para posições em que dizes adeus aos rendimentos.
Não usei nenhuma técnica blackhat, não fabriquei links e o conteúdo foi pago a preço de ouro (era um tema muito específico em inglês).
Neste caso tive a sorte de conseguir vender, por puro acaso, antes do update, mas bastava teres ido ao Flippa depois dele e estava inundado de sites do género do meu (a render uns 100€/mês, uma dúzia de artigos, simples em Wordpress). Ias ver os rankings e nada batia certo.

Fazes bem em dar valor ao que fazes, mas isso todos fazemos. Temos é que manter a noção do mercado e no mercado simplesmente não há pessoal a dar 10x o rendimento anual. Claro que tens sempre contra exemplos: o Instagram foi comprado a 1 milhão de milhões e tenho a certeza que foi bem mais que 10x o rendimento anual.

Não estamos a falar de vender tudo e ficar com 8 meses de rendimentos pagos. Se soubeste criar o teu império e tens 8 meses de rendimento na mão, não consegues criar algo ainda maior? É esse o espírito do flipping, crias sites de qualidade, vendes, crias mais e melhores, vendes.
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Em muitos casos o produto é um DOMÍNIO, logo não há mais informações que se possam dar para além de negociar o valor da venda. Mas nem isso fazem, só querem mesmo saber quanto estás a pedir...

Isso é uma estupidez Rodrigues, é óbvio que o pessoal quer saber o quanto estás a pedir... Afinal dependendo do preço podem comprar ou não.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Isso é uma estupidez Rodrigues, é óbvio que o pessoal quer saber o quanto estás a pedir... Afinal dependendo do preço podem comprar ou não.

Sim, que é óbvio que querem saber tens toda a razão, mas NÃO QUEREM COMPRAR. Quem realmente tem interesse num produto faz uma oferta, mesmo que seja um valor baixo, nem que seja para dar inicio às negociações. Os curiosos já não o fazem, pois provavelmente nem dinheiro têm mesmo para valores baixos, só querem mesmo matar a curiosidade ou então ver se pedes 5€ ou assim.

Enfim, isto já é um pouco offtopic. Voltando ao tópico a realidade é que ninguém aqui vai pagar 8 a 12 vezes o rendimento anual de um site, se pagarem 10 a 12 meses de rendimentos já é muito bom... E não podemos comparar com outras realidades nem com gigantes como o Facebook.
Offline

RuiGomes 
Membro
Mensagens 504 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Sim, que é óbvio que querem saber tens toda a razão, mas NÃO QUEREM COMPRAR. Quem realmente tem interesse num produto faz uma oferta, mesmo que seja um valor baixo, nem que seja para dar inicio às negociações. Os curiosos já não o fazem, pois provavelmente nem dinheiro têm mesmo para valores baixos, só querem mesmo matar a curiosidade ou então ver se pedes 5€ ou assim.

Enfim, isto já é um pouco offtopic. Voltando ao tópico a realidade é que ninguém aqui vai pagar 8 a 12 vezes o rendimento anual de um site, se pagarem 10 a 12 meses de rendimentos já é muito bom... E não podemos comparar com outras realidades nem com gigantes como o Facebook.

Se estiveres à espera de pagar 100€ e te pedirem 1000€, não há muita negociação que possas fazer para ficar com o domínio ao preço que queres, a não ser que sejas o mestre do negócio eheh.
Pessoalmente já pedi informações por duas ou três vezes aqui no fórum, uma delas acabei por fazer uma contra-proposta e comprei o domínio, mas isso já é assunto para outro tópico. Sempre que tentei vender aqui chovem algumas PMs de curiosos, mas isso é em todo o lado..
Offline

kaydara 
Membro
Mensagens 616 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Na venda de um website há vários factores a ter em conta.

€ gasto na sua concepção, criação, ideia, tempo de desenvolvimento, cabelos brancos...
€ gasto mensalmente na manutenção
€ lucro mensal gerado pelo website

Por 10x o lucro mensal ninguém me compra um dos meus websites.
O valor que me faria pensar em vender seria algo aproximado de 30x o lucro mensal.

Já agora o que se fala aqui dos 10 anos de lucro é uma métrica usada em negócios empresariais, penso que nunca se aplicará á WEB.


Em relação ao pagar por ter mais dados eu até nem me importava de pagar para receber os dados completos das vendas.
Mas até hoje só houve uma pessoa que me deu os dados completos que me interessam, PDF do analytics e acesso como leitor ao google webmasters
Offline

Consultor 
Membro
Mensagens 812 Gostos 10
Feedback +21

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1


Mas até hoje só houve uma pessoa que me deu os dados completos que me interessam, PDF do analytics e acesso como leitor ao google webmasters

Isso é um pouco relativo, eu antigamente dava acesso a tudo, até ao dia em que reparei de um utilizador que estava mais interessado nas keywords do tráfego orgânico para tentar ultrapassar... Acho que se deve dar a informação relevante ? Sim   Agora dar acesso a tudo também não, a não ser que estejamos a falar de negócios de alguns milhares de euros, mas ai a negociação e prova de dados deve ser pessoal