← UI & UX Design

Flash - mudar objec

Lida 6423 vezes

Offline

_100sual_girl 
Membro
Mensagens 22 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Alguem sabe como posso mudar, no flash mx2004, por exemplo um telhado de uma casa sem mudar a base?

Por exemplo: As setas são botões para avançar nas várias imagens. Imaginem que tenho o desenho um, carrego na seta da base e mudo a imagem para a base 2. Entretanto faço o mesmo para o telhado e mudo também o telhado.

Como não gosto do telhado, como posso mudar o telhado sem mexer na base? Ou seja como consigo mudar as imagens dos telhados sem mexer em mais nada, uma vez que posso ter escolhido anteriormente qualquer base.

Não sei se dá para entender o que pretendo. :oops:

Offline

10igner 
Membro
Mensagens 717 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

tens de colocar o telhado e a base em duas layers diferentes, para isso terás de cortar as imagens pela zona do telhado
Offline

kebrus 
Membro
Mensagens 459 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

fazes um movie clip para cada objecto que pode ser mudado, e em cada movieclip fazes várias frames tantos quantas as imagens que queres por, depois adicionas na frame (atençao, tem de ser na frame e nao num objecto) uma action com o codigo stop(); para cada frame
depois nas setas que avançam ou retrocedem fazes um script que vá ao movie clip e que avançe para a proxima frame, assim ele que estava na frame 1 (por exemplo) que tinha a imagem x, passa para a frame 2 com o objecto y e como ele tem o codigo stop(); ele para nessa frame
e fazes isso para o telhado e para a base e outros objectos que possam ser mudados

ps:se não souberes o codigo que avançe para o proximo frame ou anterior avisa que ponho aqui

cumprimentos
Offline

_100sual_girl 
Membro
Mensagens 22 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

:obrigado:

Vou então experimentar!! :D
Se não te importares em colocar aqui o codigo para avançar para a proxima frame agradecia, porque posso não conseguir descobrir sozinha. :wink:

Obrigada mais uma vez...tenho procurado tutoriais e não encontro mesmo nada sobre como fazer isto.Tks :D  :D
Offline

deejorg 
Membro
Mensagens 43 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts

Boas,

se o codigo for posto no botão fica o seguinte:

on(release){
   nextFrame();
}

se quiseres avançar para outra frame que n seja a seguinte podes meter o seguinte codigo:

on(release){
   gotoAndStop(aqui metes numero da frame)
}
Offline

_100sual_girl 
Membro
Mensagens 22 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

:obrigado:
Offline

kebrus 
Membro
Mensagens 459 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

deejorg sem querer tirar creditos à tua ajuda, acho que não percebeste o que quiz dizer...

isso nunca iria funcionar, onde é que punhas esse codigo? no botao (seta)? no movieclip? na frame?
o que isso ía fazer era ir para a proxima frame do sitio onde o botao ou movieclip onde punhas isso estava

a ideia era mais ou menos esta:
na seta poes
on(release){
telltarget(blabla);
nextframe();
}
(ou em vez do nextframe usas o gotoandplay ou o gotoandstop, aqui é irrelevante porque tens os stop(); nas frames)

onde blabla é o caminho que precisas de descrever para o objecto em questão ou seja, dás um instance name ao movie clip e quando introduzires o telltarget clica naquele butao que parece uma mira (ao lado do botao "+" para adicionar novo codigo) e procurao o movie clip com instance name que deste

se não conseguires isto deve dar: this.instancename ou _root.instancename , mas nao garanto porque não tenho neste momento o flash instalado

fiquem ;)
Offline

_100sual_girl 
Membro
Mensagens 22 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Pois ja tinha experimentado o que o deejorg disse, mas não deu. Vou tentar agora fazer o que dizes kebrus.

Obrigada pela ajuda pessoal. :D
Offline

deejorg 
Membro
Mensagens 43 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts

Boas,

o código que meti é para meter no botão, funciona se a seta estiver no _root e o objectivo seja avançar uma frame no _root . Parece que n tinha lido bem o teu tópico sorry  :wink:

mas já agora dou uma sugestão pk o telltarget já n se usa, o mais correcto seria:

on(release){
  _root.instancename.gotoAndStop(nºdaframe);
}
Offline

_100sual_girl 
Membro
Mensagens 22 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Consegui  :D  :D  :D  :D  :D  :D
Yuppiii
Obrigado a todossss  :D
Offline

deejorg 
Membro
Mensagens 43 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts

;) de nada
Offline

kebrus 
Membro
Mensagens 459 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

sempre que precisares sabes onde vir ^^

;)
Offline

_100sual_girl 
Membro
Mensagens 22 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

olá novamente! Graças à vossa ajuda consegui o que queria fazer com as imagens. No entanto e para não variar estou com outro problema. :oops:
Alguém me sabe dizer como crio um botão que faça download da imagem toda, após ter escolhido o tipo de base e de telhado?

Desculpem a minha ignorância, mas de facto não sou grande pro nisto. :oops:
Offline

deejorg 
Membro
Mensagens 43 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts

boas,

o que pretendes é depois de terem escolhido a base e o telhado fazer download de um ficheiro jpg com essas caracteristicas?
Offline

_100sual_girl 
Membro
Mensagens 22 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

sim, é isso.