← Conversa Geral

html inválido vs html válido

Lida 11404 vezes

Votação

Preocupo-me com o código html válido

sim
5 (25%)
não
6 (30%)
ás vezes
6 (30%)
o que é isso?
3 (15%)
Votos totais: 19

Votação encerrada: 15/Fev/2006 13:55

Offline

10igner 
Membro
Mensagens 717 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Esta questão já a tinha visto noutros foruns internacionais, e lembrei-me de a lançar nesta comunidade depis de ver o tópico do Morpheus na seccção promoção de sites.

Qual é a vossa opinião em relação a este tema?
Vale a pena lançar sites com o código todo válido?
É uma perda de tempo?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

as vexes...(raramente :lol:
Offline

jpgmn 
Membro
Mensagens 305 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Ao principio do desenvolvimento de um site tenho essa preocupação, mas à medida que o site vai crescendo vou-me desleixando um pouco.

Por vezes o fazer o HTML 100% válido tem problemas.
Exemplo:

Preocupo-me sempre com o tamanho das páginas e o colocar ALTs nas IMGs, por exemplo, é algo que faz crescer muito o tamanho da página (se tiver muitas imagens).

Outras vezes é necessário martelar o HTML para evitar certas coisas.
Exemplo:

Quando tive sites alojados em servidores free (www.1asphost.com, por exemplo) os gajos gostam muito de por links publicitários ou pop-ups do servidor deles. Isso estraga completamente o look da página então adoptei algumas estratégias que tornam, obviamente, o HTML inválido. Por exemplo: terminar todas as páginas com um <span style="display:none"> ou para casos mais sérios, com um <TEXTAREA> :D

Abraços,
Offline

morpheus 
Membro
Mensagens 1199 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

é um mundo de injustiças... não é a minha preocupação primordial. ;)
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

LOOL
Este topico vai ter MTA polemica 8)  :lol:
Offline

-RJ- 
Membro
Mensagens 1188 Gostos 0
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

preocupo-me pouco.."às vezes" neste caso :)
Offline

Spread 
Membro
Mensagens 1433 Gostos 2
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citação de: "jpgmn"

Por vezes o fazer o HTML 100% válido tem problemas.
Exemplo:

Preocupo-me sempre com o tamanho das páginas e o colocar ALTs nas IMGs, por exemplo, é algo que faz crescer muito o tamanho da página (se tiver muitas imagens).
Se eu usar um browser em modo de texto, se desactivar as imagens por um qualquer motivo (ser daltónico por exemplo) vou gostar da boa mais valia de a página ter menos 3Kb...

Citação de: "jpgmn"

Outras vezes é necessário martelar o HTML para evitar certas coisas.
Exemplo:

Quando tive sites alojados em servidores free (www.1asphost.com, por exemplo) os gajos gostam muito de por links publicitários ou pop-ups do servidor deles. Isso estraga completamente o look da página então adoptei algumas estratégias que tornam, obviamente, o HTML inválido. Por exemplo: terminar todas as páginas com um <span style="display:none"> ou para casos mais sérios, com um <TEXTAREA> :D
Isso é daquelas coisas que a tu não tens culpa, mas não é desculpa para não teres um site válido para quando surge a oportunidade de orientar um servidor sem pub vais dar que desculpa?

Se um cego reclama pelos obstaculos que tem:'Coitadinho do cego... vamos fud€r os urbanistas'. Quando um deficiente motor não tem caixa multibanco: 'Coitadinho do paralitico... vamos fud€r os electrotecnicos'. Quando uma utilizador não visualiza páginas quem é que vamos fud€r? Melhorem o mundo quando podem, não culpem os outros quando vós sois iguais. Se eu posso fazer bem sem muito trabalho porque devo fazer mal?

Cumps 8)
Offline

morzaban 
Membro
Mensagens 999 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Se disser que nem sei como se vê isso respondo à pergunta?  :D
Offline

Spread 
Membro
Mensagens 1433 Gostos 2
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Pessoalmente eu uso o site oficial do w3c. Há mais mas eu só confio neste. Normalmente vê-se quando usas um browser menos conhecido e que não interpreta o código da mesma maneira que os outros, mas mesmo assim cumprindo o w3.

Cumps 8)
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu preocupo-me. Apesar de por vezes ser praticamente impossível, como nos casos de usar-mos um cms em que certos plugins simplesmente não validam.
Mas no geral preocupo-me.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Exacto o manbo ta xeio de erros..
Offline

Spread 
Membro
Mensagens 1433 Gostos 2
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citação de: "asturmas"
Exacto o manbo ta xeio de erros..
Será que é omambo ou a skin que usas? Já tentas-te ver se encontras uma skin que seja minimamente válida (ou de fácil edição)?

Cumps 8)
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Como já não se vê muitos sites em mambo, vou-te dar um em joomla que valida: jomlashack
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

quer dizer, nunca puseste a hipótese da culpa ser do template?
e não estou a defender o mambo, aliás, essa é uma das partes que vai ser melhorada nas próximas versões, mas coloca as culpas a quem as merece