← Negócios Online

Acapor - Operação 1000

Lida 28804 vezes

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

A questão não é o que é feito mas como é feito.

Quando se assume uma posição de desdém, arrogância e prepotência, só se ganha uma coisa: inimigos. Talvez a Acapor deva perguntar à Ensitel o que é isso antes de assumir determinado tipo de linguagem.

Infelizmente quem manda ainda é muito fechado e muito linear, alguma coisa está mal, processa-se, não existe sequer uma reflexão para abordagens alternativas, não existe um tentar virar uma situação adversa para favorável, nada, é processos e mais processos.

A juntar a isto, o facto de estarem a cometer uma ilegalidade, não é, de todo, um bom começo na defesa dos direitos de autor. Vamos lá ver o desenvolvimento disto :)

Here we go... :D

Se um merceeiro coloca uma lista de caloteiros que não pagam MESMO à porta da mercearia, eu estou totalmente de acordo. No entanto, é ilegal.

Se um jornal publica a cara de um ladrão / pedófilo / criminoso de colarinho branco apanhado no flagra, ou quase, eu estou de acordo. No entanto, é ilegal.

Acho que a privacidade é um direito, contudo a liberdade de uns acaba quando começa a liberdade dos outros. Se temos direito à nossa privacidade acho que a mesma não deve servir como barreira a este, ou qualquer outro tipo de acto ilícito.

Longe de mim proteger ou defender regimes corporativistas como pode ser encarado o caso das editoras.

Agora, defendo a propriedade privada, seja ele um software, uma música, um site ou um mero artigo.

Se eu crio um software, uma música, um filme, etc e não quero oferecê-lo, QUERO vendê-lo, as pessoas têm duas alternativas éticas e idóneas: compram ou não compram. Acho que aqui não há nenhuma margem para discussão, a não ser que defendamos um regime "o que é teu é meu, e o que é meu é teu" seja para bens digitais, seja para bens físicos, acarretando tudo o que isso significa.

Concordo absolutamente que não haverá grande margem de manobra e esta será uma guerra perdida por parte dos defensores anti-pirataria. Ao fim e ao cabo, o que eles perdem, estão a ganhar os ISPs entre outros, e este "jogo" é apenas um jogo de equilibrios.

A alternativa mais graciosa para os produtores de conteúdos digitais é o investimento em protecção dos seus trabalhos (software) e a criação de novos produtos (downloads legais, oferta de entradas para concertos na compra de temas, embalagens personalizadas, etc).

De qualquer forma, uma coisa não invalida a outra. Não consigo dizer "viva a pirataria" porque ao colocar-me no lugar de quem é pirateado, e esqueçamos por momentos as grandes editoras, sentir-me-ia ofendido e prejudicado.

E os exemplos que dei em cima são válidos. Se partilhar um filme é "pró cultura" e "ético", copiar e publicar um artigo de outro site também o é, assim como produzir produtos e espetar-lhe um marca de valor acrescentado aka contrafacção.

Bem... pelo menos é esta a minha visão. :D
Offline

Paulo Gil 
Membro
Mensagens 233 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Já cheguei  a ir ao cinema porque adorei o trailer do filme depois saí da sala e detestei o que vi.

Como já foi dito a pirataria não é assim "dark side" já foram vistos softwares/musicas/filmes que só foram conhecidos pela pirataria e que depois tiveram o seu sucesso.
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2



Mandem lhes este video talvez eles percebam mais um bocadinho do assunto
Offline

dardevelin 
Membro
Mensagens 249 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

quiz ler a noticia toda e obtive um 403 que cena
Offline

BTREV 
Membro
Mensagens 338 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

O Partido Pirata Português acaba de emitir um comunicado em que classifica de ilegal a acção levada a cabo esta manhã pela ACAPOR, adiantando também que já tomou providências para reagir legalmente contra aquilo que considera ser a prática de um crime.

Entre as medidas encontram-se participações junto da Comissão Nacional de Protecção de Dados e uma queixa-crime na Procuradoria-Geral da República.

Aquilo que os membros da Associação do Comércio Audiovisual afirmaram ser a maior colectânea de denúncias da história da Justiça portuguesa, "trata-se sim da maior colectânea de provas auto-incriminatórias" já apresentadas, segundo o PPP.

De acordo com o movimento português que defende a livre partilha de ficheiros online, o acto constitui "uma admissão da prática, com entrega de provas, de pelo menos 2 crimes", lê-se na nota à imprensa.

Cada um destes crimes é punível com pena de prisão até um ano ou multa até 120 dias, uma vez que a ACAPOR não está autorizada pela CNPD a fazer a recolha dos dados apresentados.

Assim, os membros do Partido Pirata realizaram "diversas participações individuais à Comissão Nacional de Protecção de Dados e uma "denúncia por não cumprimento de obrigações relativas a protecção de dados". Foi também apresentada uma queixa-crime por acesso indevido na Procuradoria-Geral da República.

O PPP acrescentou ainda que não tomou uma posição pública imediatamente após o anúncio da ACAPOR, a 20 de Dezembro, pois "preferiu fazer uma cuidadosa análise legal da situação", para "tomar todas as medidas ao seu dispor" para fazer valer um dos princípios no seu Manifesto: a defesa da privacidade pessoal dos cidadãos portugueses.



Fonte: tek.sapo.pt
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

até que ponto será legal o que a ACAPOR fez?

duvido muito que seja legal, embora não concorde com a pirataria.

aqui fica mais uma noticia
http://tek.sapo.pt/noticias/internet/acapor_propoe_se_entupir_os_tribunais_contra_1119008.html

é possivel ter acesso aos dados apresentados pela ACAPOR?
Offline

BTREV 
Membro
Mensagens 338 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Eles a irem presos ou a pagarem uma grande multa por isto... O que eu me ria!!!  :superlol:

Eles que apanhem um juiz como deve ser... E vão ver o que é crime de invasão de privacidade, recolha de dados privados indevida e até mesmo donwloads ou uploads ilegais. Pois para chegarem aos dados tiveram que cometer o crime! Isto é, falando no sistema de P2P.

Os fins não justificam os meios. Toda a vida foi. Ninguém para apanhar um assassino anda aí a matar pessoas e estes para apanharem piratas andam a piratear? No mínimo cómico!
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O site da acapor está em baixo...

Ou melhor não tem nada


LOL

Edit

http://tvnet.sapo.pt/noticias/video_detalhes.php?id=64517

Entrevista ao Presidente da Acapor... Que grande Fail é o que digo
Offline

BTREV 
Membro
Mensagens 338 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

O site da acapor está em baixo...

Ou melhor não tem nada


LOL

Edit

http://tvnet.sapo.pt/noticias/video_detalhes.php?id=64517

Entrevista ao Presidente da Acapor... Que grande Fail é o que digo


OMFG!!!
Que FAIL!

"- Já alguma vez estudou por fotocopias?"
"- É possível que já tenha estudado por fotocopias!"

Ele não deve ter percebido a pergunta, mas enterrou-se à grande!
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

essa das fotocopias foi mesmo bem pensada   :lol:
Offline

Gonçalo Martins 
Membro
Mensagens 229 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O objectivo deles não é que as pessoas dos IPS sofram penalizações... tál nunca éra possivel... e eles têm total consciência.

isto não passa de uma campanha de pressão politica por parte da ACAPOR (dai o numero de caixotes vazios) para introduzirem leis (o que acho bem).

No entanto este pessoal é um conjunto de empresarios ultrupassados pelo tempo, que não sabem que um produto nasce, cresce, matura e morre... eles não evoluíram e se redesenharam aproveitando a internet acabaram por morrer na praia... Por exemplo a industria dos video jogos têm-se adaptado tirando proveito da net... Jogos Online!

Era interessante amanha darem com a entrada de um queixa contra a ACAPOR por sacanço de ficheiros ilegais, devido ao pressuposto de que tiveram que iniciar download de algo ilegal.

tendo dito isto não passa de pressão politica... e irresponsabilidade social por parte da acapor se tentarem entupir os tribunais.

O timing da coisa só demonstra a incompetência dos intervenientes... nunca se faz uma coisa destas durante uma campanha eleitoral...
1º nenhum candidato falará sobre o assunto
2º A comunicação social que é o motor de toda e qualquer campanha de pressão politica, não dará relevo ao sucedido devido à campanha eleitoral...
3º Quem é que promulga as leis?

ps: as empresas de fornecimento web ganham a vida devido ao sacanço ilegal.
Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Tendo em conta que Portugal é um País pequenino, 1000 pessoas já é o suficiente para meter medo a muita gente. E 1000 por mês ainda mais o é.
Offline

BTREV 
Membro
Mensagens 338 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Tendo em conta que Portugal é um País pequenino, 1000 pessoas já é o suficiente para meter medo a muita gente. E 1000 por mês ainda mais o é.

Medo é o presidente da associação admitir que faz/fazia pirataria para a televisão.  :superlol:

É ilegal tirar fotocopias, pois os livros tal como os filmes estão protegidos por copyright!

Sabe-se lá quantos livros aquele senhor pirateou... Será que vão abrir uma investigação/processo contra ele?
Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Medo é o presidente da associação admitir que faz/fazia pirataria para a televisão.  :superlol:

É ilegal tirar fotocopias, pois os livros tal como os filmes estão protegidos por copyright!

Sabe-se lá quantos livros aquele senhor pirateou... Será que vão abrir uma investigação/processo contra ele?

Parecendo que não, acredito que isto poderá diminuir drasticamente o número de pessoas a fazerem o download através de P2P. Muitas começarão a utilizar mais o download directo. Aliás, o download directo é cada vez mais utilizado.

Eu não acho que 1000 possa já ser considerado uma gota no oceano. É um número elevado, tendo em conta o tamanho do País onde vivemos. E se, pelo menos, uma parte dessas pessoas forem incomodadas, maior o "medo" será.

Não sei se alguém será mesmo incomodado, mas é bem possível que sim, e estou curioso para ver.
Offline

BTREV 
Membro
Mensagens 338 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Parecendo que não, acredito que isto poderá diminuir drasticamente o número de pessoas a fazerem o download através de P2P. Muitas começarão a utilizar mais o download directo. Aliás, o download directo é cada vez mais utilizado.

Eu não acho que 1000 possa já ser considerado uma gota no oceano. É um número elevado, tendo em conta o tamanho do País onde vivemos. E se, pelo menos, uma parte dessas pessoas forem incomodadas, maior o "medo" será.

Não sei se alguém será mesmo incomodado, mas é bem possível que sim, e estou curioso para ver.

Ninguém será incomodado. Porque as provas apresentadas simplesmente não serão válidas. É a mesma coisa que eu te gravar, sem o teu consentimento, nem autorização para tal a dizeres que mataste o Manel das Couves e depois apresentar isso como prova em tribunal.

Como é que vão conseguir provar que aquele IP estava de facto a cometer alguma ilegalidade? E mais como é que conseguirão provar que era a pessoa X que estava a usar aquele IP e a cometer a ilegalidade? A resposta é NUNCA irão conseguir.

A ideia é essa, meter medo! Mas quem percebe um bocadinho de "internet" no mínimo ri-se da tremenda humilhação que eles próprios estão a fazer a eles mesmos!