← Conversa Geral

30 razões para usar o linux

Lida 3274 vezes

Offline

Portuga 
Membro
Mensagens 12 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Bem aqui deixo uma pequena lista de 30 razões para usar o linux.



  01. Linux não tem problemas com viroses. Com Windows, nem o Steve Balmer consegue livrar-se deles.

  02. O Linux não precisa de desfragmentação. O sistema de ficheiros é bastante eficiente e acomoda os dados de tal maneira que não precisa ser desfragmentado.

  03. Linux não tem DRM!!

  04. O Linux não crasha sem razão aparente. O núcleo do sistema operativo (kernel) é separado do GUI (X-window) e das aplicações (Openoffice, etc). Mesmo que uma aplicação crashe, o núcleo do SO não é afectado. No Windows, se o Internet Explorer crashar, vai todo o sistema atrás....
 
  05. O Linux não precisa de reinstalações frequentes. Em Windows, se o sistema crashar, é extremamente difícil recuperá-lo, e é seguramente mais fácil reinstalá-lo. Com isso, muitas aplicações e preferências serão perdidas, e enquanto que as aplicações terão de ser reinstaladas, as preferências nem sempre serão recuperadas. Em Linux, reinstalações do mesmo só por falha fatal do disco rígido enquanto que muitas das coisas podem ser reparadas sem recorrer à reinstalação. Os benefícios são enormes, as preferencias e definições dos utilizadores podem ser preservadas mesmo que o sistema operativo tenha de ser reinstalado, bastando para tal haver uma partição separada para a /home.

  06. O Linux não precisa de reboots por tudo e por nada. O Linux é altamente estável e mesmo que uma aplicação crashe, o sistema não precisa de ser reiniciado, basta reiniciar a aplicação ou o serviço em causa.

  07. O Linux consegue ler em mais de 100 tipos de sistema de ficheiros. O Windows fica limitado aos seus dois sistemas de ficheiros (FAT e NTFS).

  08. Com o Linux tu podes ter o seu código-fonte e o direito de modificá-lo ou repará-lo se o quiseres e conseguires.

  09. O Linux pode ser instalado em qualquer partição lógica. O Windows apenas pode ser instalado em partições primárias. Mais?

  10. O Linux é escalável, desde o PDA/telemóveis até supercomputadores.

  11. Linux corre missões críticas de aplicações e exemplos vem da Boeing.

  12. Linux tem menos bugs do que o software proprietário o que resulta na maior estabilidade. Mais?

  13. Podes partilhar todo o software com os teus amigos, pois é legal fazê-lo!

  14. Linux é menos dispendioso, não só porque o sistema operativo é grátis, mas também as aplicações o são. Como o Linux não tem problemas de viroses, não há necessidade de recorrer a antivírus.

  15. Tanto o Linux como o Windows tem terminais de ambiente shell ( command prompt, consolas), só que o ambiente shell em Linux é incomparavelmente superior, podendo escrever-se programas inteiros num terminal.

  16. Linux pode correr dum CD, duma pen USB ou pode ser instalado num disco rígido. Windows, por omissão não tem essas opções.

  17. Há grandes possibilidades de que o Windows tenha back-doors de modo que certas instituições (Governo dos EUA através das suas agências de espionagem) tenham acesso aos seus dados quando o quiserem fazer. Em Linux isso é impossível de acontecer porque o software é de código aberto e por isso se houvesse algo de errado, seria facilmente detectado e removido. Mais?

  18. Tanto o Windows como o Linux tem um ambiente gráfico de trabalho, só que o Windows apenas tem um. Em Linux tens vários e podes usar o que quiseres e que mais gostares, sejam mais completos, mais bonitos, mais rápidos ou nem sequer usar um ambiente gráfico.

  19. Quase todas as distros de Linux vem cheias, ou com acesso rápido a milhares de aplicações como suites de office, software edição de fotos, etc. Não só tens o sistema operativo de borla, como não tens de pagar para teres as aplicações.

  20. Grande parte das distros trazem o Openoffice.org que tem a capacidade de escrever documentos e apresentações em PDF ou Flash. Com Windows terás de comprar software adicional (ou usas o Openoffice.org para windows).

  21. Quase todas as distros trazem IMs como o Gaim ou o Kopete, e que se podem conectar a todos os protocolos (Yahoo, msn, ICQ, etc). Com o Windows vens limitado ao MSN, que apenas se conecta com outros programas que usem esse protocolo ou o do Yahoo. E tem publicidade intrusiva... Pelo menos, os utilizadores do Windows podem usar outros programas multiprotocolos, puxando-os à parte.

  22. Copiar/cortar e colar é mais simples, basta selecionar o texto e no local de destino clicar com o botão do rato do meio. Mais fácil e rápido que o Ctrl+C / Ctrl+V do Windows e que também funciona em Linux!

  23. É fácil instalar um Media Center no teu PC com o Linux. Não precisas de comprar software adicional ou instalar um sistema operativo diferente. Mais?

  24. Linux já há muito tempo que tem desktops a 3D, seja o XGL ou o AIGLX ou o Metisse. E sem exigir hardware ultima geração!

  25. Múltiplos "cortar e colar", basta usar o Klipper ou o Glipper que ele vai memorizando várias sessões de cópias.

  26. Imensas funcionalidades existentes no Konqueror ou Nautilus que vem por omissão, como ripar CDs, espaço em disco, etc e nem por sombras vem com o Explorer do Windows.

  27. Vários gestores de ficheiros que podemos usar a gosto em Linux ( Konqueror, Nautilus, Thunar, Xfe, xFfm4, etc), enquanto que no Windows apenas tem o Explorer. É certo que depois podes puxar outros comerciais e não só.

  28. Practicamente qualquer distro vem já com excelentes aplicações de bases de dados como o MySQL ou o PostgreSQL.

  29. Linux tem vindo a ser utilizado em clusters de supercomputadores, aliás, a maior parte dos supercomputadores no mundo usam Linux. Windows nem sonha a tal!

  30. Em Linux podes ter vários utilizadores logados ao mesmo tempo, seja com ou sem GUI, bastando saltares de uns para outros com algumas teclas do teclado... Linux é multi-utilizador e multi-tarefa!




Agora quem é que tem razão??
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Fonte? ..
Offline

leite 
Membro
Mensagens 864 Gostos 11
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Qualquer dia experiemento o linux, mas como só tenho um disco tar a limpar isto tudo e depois nem todos os programas que uso devem funcionar. Hum...
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não dou nenhum crédito a este artigo, 30 razões muito pouco válidas...

1- Windows e Linux são Sistemas Operativos muito diferentes e nem se devem comparar, o melhor é ter os 2.

2- Um problema no Kernel e é uma carga de problemas

3- A maioria dos drivers são feitos para Windows, parte teem de ser recompilados para linux

4- As licenças de programas para linux geralmente são mais caras

Vale a pena continuar até 30?

O linux é um excelente sistema operativo, mas compara-lo com o Windows é mau.

Não há nada como linux para a maioria dos programadores e servidores. A sua estabilidade é muito superior aos outros sistemas operativos.
Em relação aos gamers, o Windows é melhor.

Soluções para ter os 2 ao mesmo tempo: vmware
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citação de: "leite"
Qualquer dia experiemento o linux, mas como só tenho um disco tar a limpar isto tudo e depois nem todos os programas que uso devem funcionar. Hum...


Não precisas de limpar tudo, desde que tenhas espaço é só fazeres uma partição com o espaço que queres. Recomendo Ubuntu para a primeira vez.
Offline

Portuga 
Membro
Mensagens 12 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

rapidamente apresentaria umas 60 para nao se usar...

em casa pode ser mais vantajoso, numa empresa com milhares de pcs não creio
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Ser PRÓ-LINUX é ser fashion.

Eu ainda gostava que me explicassem como seria o mundo sem o Windows. Se estaríamos no mesmo ponto de evolução, mais à frente, ou mais atrás.

Pensem nos vossos paizinhos a usar o Linux, e digam-me qq coisa. O Windows é superior em bastantes coisas (mais que o Linux), no que diz respeito a Home Users. Para estes, o facto de um computador necessitar de reboots, ou whatever, é indiferente. Para estes, o facto de um computador não correr X software, é importantíssimo.

Já ao nível de servidores, sim, o Linux é algo extraordinário. Aqui marca pontos, mas também não excluo o Windows 2003. Uso ambos, e posso dizer bem de ambos. O Windows 2003 para pequenas empresas então, está cada vez melhor (por ex. o SBS). Adoro a integração com o Outlook.

Ao nível de WorkStation... depende muito. Na àrea específica do webdesign, Linux fica a um canto, infelizmente. Suites importantíssimas como as da Adobe, não correm em Linux (e não existe nada ao nível, na minha opinião. Também não considero correr o Wine uma solução). Quanto a isto, os meus pontos vão para o MacOS. Só lhe faltava o IE para testar os sites =).

Eu já estudei possibilidades de integrações em diversas empresas de Linux, e infelizmente é muito complicado adequar a diversas àreas apenas Linux. O Windows é indispensável actualmente. A escolha ideal está na mistura de ambos, e não em escolher apenas um, ou outro.
Offline

Flash005 
Membro
Mensagens 1360 Gostos 0
Troféus totais: 33
Trófeus: (Ver todos)
Quick Poster Windows User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Citação de: "marsupillami"
Ser PRÓ-LINUX é ser fashion.



Já acho isso há muito, anos mesmo...
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

sim, mas não passa disso, é ter sempre algo que é engraçado de se falar mal, ou pelos ecrans azuis das apresentações (nas apresentações de linux nunca ninguem houve falar) ou pelo facto do bill Gates fazer isto ou aquilo (felizmente o home é rico e tem empregue be mo dinheiro que ganha)

Há pessoas que certamente fazem umas merdinhas com o linux, mas normalmente quando depois se trata de aplicar a grandes empresas, com parques informaticos de 600 servidores e 10000 pcs as coisas fojem um bocado das mãos, ou porque é impossível integrar tudo, ou porque coisas simples como o deploy de software, o inventário, a aplicação de politicas de segurança, etc...nisso nunca ninguem do linux fala.

Depois a microsoft é muito mais do que um sistema operativo. Tem excelentes produtos para os quais não tem concorrencia, como por ex o Microsoft Exchange. Tem outros produtos muitos seguros, como o ISA2004. Tem ainda o SQL2005, MIIS, Biztalk, commerce server, sharepoint, toda a panóplia do office, etc, Analysis services, excel services...(venha la o google ou open office com algo parecido), etc

Obviamente que ha aplicações que são mais vocacionadas, ou são mais seguras de correr em Unix (em linux a merda já é outro pois nem todas as empresas se podem dar ao luxo de não ter um suporte eficaz e com Service Level Agreements de acordo com as suas necessidades)

Obviamente paga-se muito por uma licença de SO, mas paga-se mais por um photoshop (quem é que comprou o photoshop daqui?), por um autocad, ou por outro tipo de software.

Eu ultimamente tenho assistido a muitos comentarios e opiniões de malta pro-linux, e sinceramente dá-me vontade de rir...

Eu não sou pro-isto ou pró-aquilo, não gosto é de ouvir comentários infundados.
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citar
29. Linux tem vindo a ser utilizado em clusters de supercomputadores, aliás, a maior parte dos supercomputadores no mundo usam Linux. Windows nem sonha a tal


mas será que aspira a tal?

deixem-me corrijir, a maior parte dos supercomputadores usam UNIX. Também ha alguns com linux...

Também há muitos sites que correm em tecnologias importantes....deixa-me ver...o myspace.com que é só um dos TOP5 do mundo. ou o proprio hotmail...
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citar
06. O Linux não precisa de reboots por tudo e por nada. O Linux é altamente estável e mesmo que uma aplicação crashe, o sistema não precisa de ser reiniciado, basta reiniciar a aplicação ou o serviço em causa.


Isto não é certamente inteiramente verdade. Tenho assistido a muitas necessidades de reboots em linux. Por outro lado há mais que muitas versões de linux, se não forem actualizadas, tem bugs, carshes e falhas de segurança como o Windows. Se compararem versoes actuais, o windows 2003 é certamente um alvo dificil de abater. Se compararem com o NT4 entao claro...ou mesmo o windows 2000 mas isso fçam-no com as versoes de linux com os patches da mesma altura.

Um dos problemas do windows é que todos mexem e todos acham que percebem. Instalam um servidor e acham que está seguro. A abordagem da microsoft era dar tudo e depois o administrador do sistema depois teria que fazer o hardning. Agora com o windows 2003 e com as novas veroes é tudo ao contrario, é preciso saber o que activar e por isso os sistemas não ficam expostos por defeito...




Se estiver aqui alguem que faça a gestão de uma rede com mais de 100 linuxes...que diga...pode ser interessante saber...