← Social Media

Facebook Open Graph - Como fazer refresh à meta data

Lida 7374 vezes

Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas,

Descobri algo que me é extremamente útil e pensei em partilhar.

Como muitos devem saber, o Facebook utiliza o Open Graph para a meta data, nomeadamente para o título, descrição e até mesmo para embutir players de vídeo e áudio.

O problema é que a primeira vez que o Facebook vai ler um URL especifico com esses dados guarda as informações em cache e se quisermos alterar algo à meta data do Open Graph temos que esperar vários dias (ou semanas) para que a cache faça refresh e vá buscar a nova informação.

Bem, descobri uma forma de forçar o refresh. Eu utilizo os comentários do Facebook no meu site, e se for à página em questão e escrever um comentário ele faz isso mesmo, quando for partilhar essa página no Facebook já vai utilizar os dados actualizados. Parece que este método obriga o Facebook a ir buscar novamente a meta data.

Espero que isto seja útil para outros como foi para mim. :)
Offline

STronic 
Elite
Mensagens 546 Gostos 8
Feedback +5

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Search Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

https://developers.facebook.com/tools/debug

Isso serve apenas para LER os dados de um URL, não faz refresh à cache...
Offline

Jose Augusto 
Membro
Mensagens 434 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Isso serve apenas para LER os dados de um URL, não faz refresh à cache...

Faz sim, ora experimenta...
Offline

ricardomoreira 
Membro
Mensagens 69 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Isso serve apenas para LER os dados de um URL, não faz refresh à cache...

Faz sim.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Ah pois faz! Quer dizer que mudaram o sistema, porque antes não dava (experimentei várias vezes e de todas as formas). Para mim continua a ser mais prático fazer um comentário e apagar logo de seguida, mas é EXCELENTE saber que o Facebook finalmente permite forçar o refresh à cache. :)
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Ah pois faz! Quer dizer que mudaram o sistema, porque antes não dava (experimentei várias vezes e de todas as formas). Para mim continua a ser mais prático fazer um comentário e apagar logo de seguida, mas é EXCELENTE saber que o Facebook finalmente permite forçar o refresh à cache. :)

Desde sempre deu. :D
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Desde sempre deu. :D

Não deu não Pedro, eu testei várias vezes. Tanto que existiam vários tópicos de pessoal com problemas com a cache do Facebook e nunca ninguém veio com essa sugestão (pelo menos que eu tenha visto), diziam sempre que tinham de aguardar ou alterar o URL. Mas ainda bem que agora já dá. :)
Offline

ricardomoreira 
Membro
Mensagens 69 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Não deu não Pedro, eu testei várias vezes. Tanto que existiam vários tópicos de pessoal com problemas com a cache do Facebook e nunca ninguém veio com essa sugestão (pelo menos que eu tenha visto), diziam sempre que tinham de aguardar ou alterar o URL. Mas ainda bem que agora já dá. :)

Se não deu sempre, pelo menos já o faz há muito tempo, pois há muito que também utilizo para limpar a cache.
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Desde o inicio do ano pelo menos... :P
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

É engraçado que agora dizem todos que dá mas nunca vi nenhum tópico a falarem sobre isso, e vi vários com pessoal a ter este problema sem que ninguém apresentasse solução. Mas se calhar passou-me ao lado...

De qualquer forma agora fica aqui a informação para saberem como fazer. ;)
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Procura que vais ver vários tópicos com o link. :P
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Desde que conheci essa ferramenta (por volta do inicio do ano), sempre limpou a cache. É uma coisa útil porque as vezes ficam com informação errada em cache... :)
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Procura que vais ver vários tópicos com o link. :P

Ó Pedro, o link já toda a gente conhecia, agora dá-me lá o link para o tópico onde avisam que essa ferramenta limpa a cache do Facebook...
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Ó Pedro, o link já toda a gente conhecia, agora dá-me lá o link para o tópico onde avisam que essa ferramenta limpa a cache do Facebook...

http://forum.maistrafego.pt/index.php?topic=35579.0