← Negócios Online

Como tornar empresário em nome individual

Lida 167083 vezes

Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Vou abrir um bar.. mas preciso de 3 meses antes de começar a passar facturas mesmo sem facturar.. eles atrasam esse pagamento mensal elevado para o valor mínimo se provarem que não existe qualquer tipo de remuneração..
Pela tua frase suponho que seja para facturação=0€ certo?
Offline

Carlosfcoelho 
Beta tester
Mensagens 413 Gostos 42
Feedback +7

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Isso era o escalão zero..mas isso ja acabou.. agora o minimo são 124€ por mês, mesmo que ganhes 10€ por mês.



O Swing está correcto.
A minha namorada é analista e passa recibos verdes, no 1º ano esteve isenta de Seg. Social, no segundo ano pagava cerca de 60 e poucos euros, mas este ano, e com umas alterações que aconteceram a nível de Segurança Social o mínimo que ela tem que pagar é 120€, não interessa se factura 5€ por mês ou 1000€.
Neste caso tem outra vantagem, como trabalha no ramo da medicina está isenta de IVA, mas quem não está nestes termos terá que o pagar mediante aquilo que facturar.
Offline

tekitoa 
Membro
Mensagens 1 Gostos 0
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary

Para seguir sobre o mismo tema num otro setor:

Sou um francês que vive em Lisboa. Tenho a intenção de criar uma pequena empresa no âmbito do turismo : un novo tipo de visitas guiadas a pé.

Considerando que ainda nao tenho certeza do sucesso da empresa, gostaria de saber se o regime de recibos verdes seria adequado (vs. Empresaria en nome individual).
Terei de preencher um Recibo Verde a cada visita ?
Se compreendo bem, o processo e o seguinte :
> Abrir actividade as Finanças/Loja do cidadao : qualquer que seja o regime de tributaçao e a contabilidade (ainda contabilidade simplificada), tenho de pagar um contabilista cada mes ?
> Adquirir um seguro de acidentes de trabalho.

Correto?
Offline

andrecab 
Membro
Mensagens 328 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination

Existe algum custo para nos tornamos empresários em nome individual? E para colectar um serviço? Pagamos? temos de ser ENI?
Offline

jleao 
Membro
Mensagens 305 Gostos 29
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Existe algum custo para nos tornamos empresários em nome individual? E para colectar um serviço? Pagamos? temos de ser ENI?


Que eu conheça não existe curso nenhum, mas penso que para os desempregados inscritos no centro de emprego há uma pequena formação de como gerir uma empresa.
Para ser ENI, não é necessário pagar.
Offline

andrecab 
Membro
Mensagens 328 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination

E para colectar um serviço, temos de ser ENI?
Offline

Carlosfcoelho 
Beta tester
Mensagens 413 Gostos 42
Feedback +7

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas pessoal.
Hoje surgiu-me uma dúvida relativa a empresário em nome individual e decidi desenterrar este tópico.

Um colega meu trabalha para conta de outrem, e aufere o ordenado de 9500€ anuais, visto que não atinge os 10000€ não paga irs.
Mas vamos imaginar que ele quer abrir uma empresa unipessoal. Segurança Social já não vai pagar porque já desconta na empresa onde trabalha. E em relação ao IRS e IVA?

Pelo que já li aqui, ele só paga IVA quando ultrapassar os 10000€ anuais, mas esses 10 mil é só da empresa que vai abrir ou é a soma dos valores que ganhou na empresa onde trabalha + a empresa que vai abrir? Não sei se me estou a fazer explicar.

Em relação ao IRS, tem que pagar obrigatoriamente quer facture 1000€ ou 90000€ certo??

Obrigado pela ajuda.
Offline

Tiago 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Em questão de IRS é a soma dos rendimentos. Em relação ao IVA está correcto.

Acho que estás a pensar na retenção de IRS e neste caso é feita a partir dos 1300 Euros (salvo erro)

Se no fim do ano pagas ou não IRS é outra coisa, depende da tua actividade e despesas.

Se alguma coisa está errada corrijam por favor.

Offline

sudoeste 
Membro
Mensagens 1 Gostos 0
Troféus totais: 13
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary

Boas.

Já li tudo o que foi escrito neste tópico, mas no entanto tenho uma questão que talvez alguém me possa esclarecer.

Estive um ano colectado, mas não correu bem. Passei somente 1 recibo e de um valor bem abaixo do IAS.
Na altura que me colectei coloquei um volume esperado de negócio de 2000€. Foi-me dito que metendo um valor baixo teria isenção no ano seguinte caso não passasse o valor de 6x IAS.

Continuando para os dias de hoje, troquei-me todo em relação a datas. Pensei que me tinha colectado em Maio e afinal colectei-me em Fevereiro.
Como tal tenho 3 meses em divida à segurança social. Disseram-me na Seg. Soc. para escrever um requerimento a pedir "exclusão".

Alguém sabe alguma coisa sobre essa opção ?


Obrigado
Offline

Tiago 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

O que te disseram não foi para preencheres um requerimento para tentar justificar a situação e assim não pagar os tais 3 meses? Isso não é exclusão, alias não exclusão da segurança-social.

O mais certo é teres que pagar, porque pelo que dizes o erro foi teu, com a confusão das datas, logo a tua divida é correcta e deve ser liquidada.

Offline

henriques 
Membro
Mensagens 32 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature


Boa tarde,

Tenho uma dúvida que gostava de esclarecer, se alguém me esclarecer agradeço.

Eu estou a pensar em criar uma loja online (na net), um site onde posso vender produtos, a minha pergunta é: é preciso eu estar colectado, passar recibos verdes, etc.? Tenho de pagar impostos, ou simplesmente vender os meus produtos e ganhar o meu lucro?

Desde já agradeço a disponibilidade para me esclarecerem-me.

Cumprimentos.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Boa tarde,

Tenho uma dúvida que gostava de esclarecer, se alguém me esclarecer agradeço.

Eu estou a pensar em criar uma loja online (na net), um site onde posso vender produtos, a minha pergunta é: é preciso eu estar colectado, passar recibos verdes, etc.? Tenho de pagar impostos, ou simplesmente vender os meus produtos e ganhar o meu lucro?

Desde já agradeço a disponibilidade para me esclarecerem-me.

Cumprimentos.
É simples:
Se não passares facturas ou recibos estas a cometer uma ilegalidade pelo que sim, tens de estar colectado.
Offline

henriques 
Membro
Mensagens 32 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

É simples:
Se não passares facturas ou recibos estas a cometer uma ilegalidade pelo que sim, tens de estar colectado.

Então e se for em classificados (sites para vender produtos), ou num blog só com uns 2 ou 3 produtos, já não é preciso pois não?

Cumprimentos, e obrigado.
Offline

fpdeus 
Membro
Mensagens 1289 Gostos 0
Feedback +42

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Então e se for em classificados (sites para vender produtos), ou num blog só com uns 2 ou 3 produtos, já não é preciso pois não?

Cumprimentos, e obrigado.

Nos dias de hoje, acho que até nos classificados, acho que tenho o direito de pedir fatura/recibo ao vendedor, seja ele uma velhinha a vender a moleta porque comprou uma cadeira de rodas.

Tenho essa ideia...
Offline

henriques 
Membro
Mensagens 32 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Nos dias de hoje, acho que até nos classificados, acho que tenho o direito de pedir fatura/recibo ao vendedor, seja ele uma velhinha a vender a moleta porque comprou uma cadeira de rodas.

Tenho essa ideia...

Pois se calhar é assim, mas está muito mal.
Já não se pode vender coisas na net descansados, que tentam sempre cobrar impostos.

Se houver mais opiniões, serão bem aceites.

Cumprimentos.