← Desenvolvimento

Carreira Design: Windows ou Mac?

Lida 6828 vezes

Offline

Rui Martins 
Membro
Mensagens 50 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Olá!
Sou um designer amador (ainda que num Curso Profissional de Multimédia), e gostava de saber a vossa opinião para investir nesta carreira.

Pretendo seguir webdesign/design gráfico e/ou modelação.

Mas estive a ver alguns artigos aqui no +tráfego e no serfreelancer e interroguei-me sobre o computador ideal para esta profissão.
Como pretendo ir para estas 3 áreas (ainda estou indeciso em qual me especificar mais) achei melhor comprar um Windows dado a que acho que um computador Windows é melhor para modelação se tiver um melhor processador e gráfica, no entanto sei que muitas pessoas gostam do MAC devido a ser melhor para design gráfico.

Gostava de saber a vossa opinião sobre este assunto!
Offline

JoaoCardoso 
Membro
Mensagens 1519 Gostos 1
Feedback +29

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

Só digo isto: Ui que aí vem mais um topic que vai dar que falar :P

Eu diria Mac, mas Windows também serve para o teu inicio ;)
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Isto vai ser bonito vai...
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Não importa o computador, tudo depende de ti...
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Windows: Sistema operativo menos estável, mais programas gratuitos e até pagos, mais barato, mais ajuda na internet caso precises para resolver algum problema, qualquer loja de informatica repara um pc - coisa que não acontece com os macs, etc.

Mac: Sistema operativo estável e pelo que vejo, simples, melhor qualidade no hardware, menos programas gratuitos e menos soluções que no windows mas também há programas para mac que não existe para windows, muito mais caro que um pc, regras muito restritivas por parte da apple (não podes abrir o computador, por exemplo), suporte e peças caras, sistema operativo mais seguro (apenas por ser menos usado), etc

Eu diria que no windows faz-se tudo desde que existam programas para tal. O mesmo para o mac.


Eu até agora tenho usado windows, comprei um macbook pro porque o computador que tenho está a ficar "desactualizado" e estou um pouco farto do windows. Não jogo, não preciso de grandes programas... e como consegui colocar algum de lado vou apostar numa coisa que dá para bastante tempo sem ter problemas ou estar muito desatualizado (em termos de processador, por exemplo).


Penso que um windows para agora dá bem... não gastes dinheiro só porque os colegas têm um... Se quiseres um computador para vários anos, então vai para um mac.
Offline

Riey 
Membro
Mensagens 1001 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Discordo com o "melhor qualidade do hardware" Celso, se tens uma gráfica igual nVidia num mac e num pc, a qualidade é a mesma, por exemplo... Pode ter é melhor qualidade na montagens/junção do hardware...

Rui Martins, acho que agora não é preocupante mac ou windows, o importante é os programas que vais usar e ter um computador suficientemente bom para os executar sem problemas, e neste aspecto consegues um pc para windows melhor e mais barato que um mac a nível de hardware, se comprares um desktop tens ainda grandes facilidades em fazer upgrade ao hardware que começar a ficar "para trás"...

Mas diria que uns 90% de pessoas ligadas ao design gráfico preferem Mac, até pelo seu aspecto, por isso mais tarde ou mais cedo vais ficar com o pensamento que o que precisas/queres é um mac ;)
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Uso Windows, e vou continuar a usar. Estou altamente familiarizado com o sistema operativo, e não penso mudar. Não gosto de Mac's, nem nunca gostei, já usei, a interface do MacOSX é boa, e muito intuitiva, mas para mim não é suficiente.

A liberdade que um PC proporciona em TUDO ultrapassa todas as vantagens que um Mac possa trazer.

Para não falar nos preços de um Mac. Simplesmente as vantagens não justificam o preço astronómico.

No que toca a Mac vs PC, o único produto da Apple que na minha opinião é claramente superior é no que toca aos portáteis. A qualidade de construção de um Macbook por exemplo justifica o preço.

Fora isso, desktops = PC
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Discordo com o "melhor qualidade do hardware" Celso, se tens uma gráfica igual nVidia num mac e num pc, a qualidade é a mesma, por exemplo... Pode ter é melhor qualidade na montagens/junção do hardware...

Bem, não me referia bem as peças internas como o processador, placa gráfica, ram, etc. Falava de coisas como o teclado, baterias, qualidade dos ecrãs, a parte de fora do computador... se fores a ver poucas empresas fazem as coisas com a mesma qualidade da apple, talvez por isso as coisas também sejam mais baratas. Isto pelo menos nos portáteis, não tenho qualquer experiência com os computadores "fixos".
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Bem, não me referia bem as peças internas como o processador, placa gráfica, ram, etc. Falava de coisas como o teclado, baterias, qualidade dos ecrãs, a parte de fora do computador... se fores a ver poucas empresas fazem as coisas com a mesma qualidade da apple, talvez por isso as coisas também sejam mais baratas. Isto pelo menos nos portáteis, não tenho qualquer experiência com os computadores "fixos".

Mal era pelo preço é lógico que apostam muito na qualidade, mesmo assim na minha opinião não justifica, e não sou fanboy e já trabalhei em Mac.
Offline

Rui Martins 
Membro
Mensagens 50 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Olá pessoal!
Já li os comentários de todos e decidi-me por um windows (principalmente devido a ser mais "económico".
Irei comprar um Desktop e queria saber a vossa opinião sobre dois que estou indeciso.

http://www.coolmatica.net/store/product.php?id_product=4065
Esse CoolNet parece-me excelente mas há 2 "senãos", eu não conheco essa placa gráfica e não sei se é boa ou de má qualidade.
O outro ponto é que este PC tem mais memória RAM do que o 2º exemplo e pode ser melhor mas...


http://www.coolmatica.net/store/product.php?id_product=2175
Este CoolFun parece bacano, gostei de saber que a gráfica é ATI (como gosto de ATI, AMD ou Nvidia) abona a favor mas o problema é que fui ver alguns reviews sobre se esta gráfica aguentava alguns jogos bem e fiquei um pouco desiludido. (Análises aqui.
O 2º ponto é a memória RAM deste que tem apenas 4 GB enquanto que o outro tem 8 GB.

Alguém pode me ajudar.
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Não acho boa escolha esses Pcs já montados, eu pessoalmente prefiro configurar o meu componente a componente, pensa nisso. Julgo que por 900€ já compras algo minimamente bom.
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

@Rui, estás a pensar gastar quanto?

O uso do PC inclui jogos? Qual a resolução do teu monitor?

Daqui a quanto tempo queres actualizar o PC? Vais fazer overclock?

Importante... vais montar o PC na loja? Precisas de sistema operativo? (ou já tens?)

Depois de responderes posso indicar-te os componentes dentro do orçamento que dispões.
Offline

Rui Martins 
Membro
Mensagens 50 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

@Rui, estás a pensar gastar quanto?

O uso do PC inclui jogos? Qual a resolução do teu monitor?

Daqui a quanto tempo queres actualizar o PC? Vais fazer overclock?

Depois de responderes posso indicar-te os componentes dentro do orçamento que dispões.

Estou a pensar gastar no minimo 500€ max 1000€ (mas ja puxa um bocado).
Pretendo actualizar o pc de vem em quando (2 em 2 anos +/-)
Overclock? Se tás a falar de aquecimento do pc não gostava que aquece-se muito.
E vou pretender comprar um monitor :) O que tenho já é antigo e apenas é de 16"
Offline

Nelson de Sousa 
Membro
Mensagens 833 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Compra peça-a-peça. Fica mais barato, principalmente se não comprares com a licença do Windows. São uns 200€ logo a mais. :P
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Penso que está tudo. Ficas com um PC com uma boa relação preço/performance, pronto para os trabalhos de modelação em 3D, e com espaço em disco suficiente para os ficheiros gigantes gerados pelos softwares de edição.

Coloquei-te um SSD para o SO, vais notar carregamentos mais rápidos read/write de ficheiros.

Coloquei tb um LED da Samsung, pois é uma das melhores marcas neste campo. Tem entradas DVI e VGA. 21,5'' e 1080p. Se quiseres um monitor maior 23'' para cima avisa.

Também tens o facto de teres um PC que te vai correr os jogos mais recentes no máximo em 1080p.

8GB de memória suficientes para a modelação, e um CPU capaz de dar conta do recado.

Tens ainda mais uma boa margem de manobra no que toca a eventuais upgrades futuros.

Intel Core i5 2500K - 184,30 €
Asus P8H67 - 104,30 €
CORSAIR KIT 8GB DDR3 1600MHZ XMS3 (CL9) - 62,20 €
Samsung HD103SJ 1TB - 49,90 €
OCZ SSD VERTEX 2 60GB SATA II (R 285MB / W 275MB) - 98,70 €
COOLERMASTER ELITE 430 BLACK - 49,00 €
CORSAIR HX-650W - 110,30 €
EVGA GTX560 Ti SC 1GB DDR5 PCI-E - 216,90 €
SAMSUNG TFT 21.5" S22A300B - 137,30 €

Total: 1012€

Preços @Globaldata c/IVA