← Conversa Geral

Tecnologia Manchada de Sangue

Lida 1907 vezes

Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4



Hoje em dia na sociedade actual, é impossível abdicarmos de ferramentas como os computadores, os telemóveis, os televisores ou mesmo electrodomésticos como fogões e frigoríficos, no entanto desconhecemos a origem de um mineral indispensável na construção destes aparelhos - o coltan.

Uma reportagem BBC levou-nos à origem do coltan e à sua extracção, antes de ser exportado para países como Estados Unidos ou Espanha. O coltan - ouro azul do séc.XXI - é extraído no Congo e em Rwanda através de trabalho escravo, onde a maioria são crianças, e que trabalham de sol a sol por menos de 1 dólar / dia. Pior do que isso é a taxa de mortalidade, elevadíssima, uma média de 3 mortes por cada quilo de coltan extraído, e em que não passa um dia sem que haja, no mínimo, uma morte, geralmente crianças que são mais frágeis.

Esta situação não nos pode levar a algum tipo de boicote, pois tal é de facto impossível na sociedade moderna, mas tem de obrigar os restantes países a criarem algum tipo de "selo de qualidade" para o coltan que adquirem, algo que garanta em como aquele mineral foi extraído em condições decentes ao nível humano. Enquanto isso não é feito, fica a sugestão para nós próprios: talvez não seja preciso comprar um telemóvel novo todos os meses...........

Até breve,
Carlos Gandra