← UI & UX Design

Rumo ao design responsivo

Lida 2222 vezes

Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

De há uns tempos para cá o design responsivo tem vindo a ganhar força e é fundamental para que os sites apareçam bem nos vários tipos de ecrãs. Recentemente a Google chamou a atenção para esta necessidade de tornar os sites acessíveis.

Dois exemplos deste tipo de "adaptação" são os sites da Smashing Magazine e o novo do Sapo.

E os vossos sites, já estão a caminho do design responsivo? Já lá chegaram? Conversão ou redesign total? Deixem a vossa experiência / comentário sobre ;)
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

De facto, é o futuro (pelo menos nos próximos anos até arranjarem algo melhor ;) ). Mas a minha opinião quanto a isso é a seguinte:

Responsive Design, deve ser utilizado apenas para determinados géneros de sites. Digo isto, porque nem todo o tipo de site, por mais bem desenhado que seja irá ter uma experiência de utilização de qualidade em todas as resoluções (com a necessidade de manter coerência em todas as resoluções). Por alguma razão sites como a Amazon, Etsy e outros, tem uma versão especifica para mobile. A UI é de tal forma complexa que seria extremamente difícil desenhar algo responsive nestes casos.

Resumindo, a meu ver Responsive Design só deve ser utilizado em sites com teor informativo, de pequeno e médio porte. (Blogs, Noticiários, Portais, Fórums (?), etc...)