← Arquivo

[Artigo Em Preparação] Cria um plano de negócio para o teu projecto

Lida 11373 vezes

Offline

Luís Torres 
Editor
Mensagens 748 Gostos 2
Feedback +8

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3

Pessoal, estou a escrever este meu primeiro artigo para o +t e aguardo as vossas sugestões: ortografia, título, sub-títulos, ideias...

O que for para cortar digam, o que for para acrescentar também, é que eu comecei a escrever, a escrever, e fui escrevendo o que foi-me aparecendo. :cool:

Aqui vai o artigo:



Regularmente são apresentados projectos no Mais Tráfego que são como as laranjas nos supermercados, bonitas e apetecíveis por fora mas com pouco sumo por dentro.

Ao analisarmos estes projectos conseguimos verificar que realmente implicaram algum trabalho, têm um design atractivo e uma boa usuabilidade. Reconhecemos o trabalho desse webmaster/marketeer e até somos capazes de nomear o projecto para site do mês. Acompanhamos o site nos primeiros dias, nas semanas seguintes vamos visitando-o, nos meses seguintes já nem nos lembramos que ele existe.

A razão para isto é simples e é facilmente explicada com um exemplo prático: imaginemos que eu desenvolvo e apresento à comunidade o meu novo projecto de futebol, investi num design que todos reconhecem categoricamente como muito bom, acompanho as notícias diariamente e vou fazendo o meu trabalho. Estou feliz e contente porque o início do projecto foi bombástico!

Voltamos agora a assumir o papel do utilizador que visita o site, nos primeiros tempos acompanhou o projecto porque até achou engraçado mas passado um tempo surge a questão: o que é que este site me oferece que eu não possa ver em outros sites já existentes? Principalmente dos tubarões dos media como o Record ou A Bola. Estes são mais credíveis, têm milhões de visitas mensais e posso acompanhar as notícias praticamente em tempo real.

É difícil aceitar mas se eu quero desenvolver um projecto na área da música tenho que tentar ter algo que a Blitz, o Palco Principal ou o IOL Música não tenham. Se eu quero desenvolver um site de tecnologia tenho de inevitavelmente debater-me com o Sapo Tek ou o Peopleware e por aí adiante.

Recapitulando o projecto de futebol que eu tinha criado, não basta o design ser apelativo, não basta o nome ser bonito, o que eu preciso é de um plano de negócio, uma ideia, um modelo, um formato…

A conversa do “há espaço para todos na Web” muda de tom conforme as perspectivas futuras que tu próprio crias! Há espaço para todos os pequeninos… se quiseres ser um tubarão vais ter que trabalhar para isso.

Cria um plano de negócio para o teu projecto

Para desenvolveres um projecto sólido, consistente e que apresente ao mercado factores de diferenciação precisas de criar um plano de negócio.
Um projecto não se cria só porque sim, deve ter um conceito e uma ideologia por trás, e todo o desenvolvimento deve processar-se de acordo com esse mesmo conceito e essa mesma ideologia.

Sucesso com o teu projecto

Tal como as empresas, os websites nascem, grande parte das vezes por:

Influências: quando lemos, ouvimos ou alguém nos disse que era bom apostar num projecto nesta área;

Oportunidades: quando acreditamos e estamos convictos de que encontrámos algo que vai ter sucesso, independentemente dos nossos gostos e conhecimentos;

Paixões: quando a nossa ideia surge como consequência daquilo que gostamos e queremos.

Imaginemos que cada uma destas razões é o combustível e o teu site é um automóvel. Quando um site é movido por influências, não é teu, a vontade e iniciativa não foi tua. No inicio podes estar convicto que sim, mas com o tempo acabas por perceber que trabalhares em algo que alguém um dia pensou, isso deixa-te dependente e limitado. Um cozinheiro não quer começar a cozinhar um bolo com a massa já feita, arrisca-se a que depois tenha sal a mais e os clientes fiquem com má imagem dele.  

Se o teu combustível são as oportunidades, sendo elas temporárias ou não, também estás limitado. As oportunidades vão e vêem. Maior parte das vezes em que são criados sites com base em oportunidades têm como o principal objectivo o enriquecimento.

As oportunidades podem ser o teu petróleo mas depois falta-te a motivação e a vontade de trabalhar arduamente. Para além disso, lembra-te que o petróleo é um recurso não renovável.

Depois temos a paixão, quando crias algo que te dá prazer e te faz sentir realizado. Não importa se é uma área muito ou pouco explorada, não interessa se é um mercado com mais ou menos potencial de crescimento, o que interessa é que tu defines objectivos e metas e trabalhas nesse projecto com dedicação e empenho.

Ocasionalmente poderás ter projectos que são oportunidades e paixões ou oportunidades e influências, mas dificilmente trabalharás apaixonadamente em algo que outros criaram.

Pessoalmente, não vou mentir, nesta altura tenho sites inseridos nas três categorias, mas a curto/médio prazo, as minhas atenções serão concentradas em projectos que me dão gozo e que, acima de tudo, me fazem feliz.

É tudo uma questão de felicidade

Muita gente não concordará com esta afirmação por achar este texto uma tremenda lamechice, mas recordo-vos que este meu artigo é dirigido a verdadeiros projectos. Provavelmente na vossa carteira de dezenas de sites apenas alguns (muito poucos) poderão aplicar o plano de negócio aqui proposto. Os restantes, por mais dinheiro que vos dêem, não se tratam de meros esquemas e modelos de rentabilização (eu também os tenho e cada vez gosto menos de trabalhar neles).

“Eu quero é ganhar dinheiro quero lá saber se tenho paixão”, dizem vocês. E ganhar dinheiro a trabalhar em algo que gostamos e que contribui para a nossa felicidade?

Erros comuns na criação de um plano de negócio

Problemas a ser evitados na criação de um plano de negócio para o teu projecto:

1) O mais comum é a falta de objectividade com a nossa ideia;
2) O desconhecimento do mercado em que nos pretendemos inserir;
3) O erro na estimativa das necessidades financeiras do nosso projecto;
4) A falta de diferenciação em relação aos concorrentes, que faz com que os consumidores não se sintam motivados a mudar;
5) A falta de obstáculos à entrada de concorrentes, que toma fugaz o sucesso, rapidamente imitado pelos outros;
6) O desconhecimento da exequibilidade de algumas ideias do projecto, que pode em alguns casos até impedir a sua continuação;
7) A escolha das pessoas erradas para trabalhar no projecto.

Passos para a criação de um plano de negócio

Idealiza: define claramente a tua ideia, organiza-a na tua mente e no papel. No desenvolvimento de uma ideia devemos ter claro que um projecto não começa e acaba, por isso, fica sempre receptivo a acrescentar ou alterar algo.

Analisa: A análise deve ser feita em simultâneo com o desenvolvimento da ideia, isto porque, com a análise tiras conclusões que podem levar-te a alterar, acrescentar e retirar coisas que inicialmente tinhas previsto (ver a seguir “Como fazer uma análise”).

Partilha: Costuma-se dizer que duas cabeças pensam melhor que uma, não guardes a ideia para ti, procura um grupo de pessoas de confiança com diferentes interesses e perfis, podem ser familiares, amigos, colegas. O que para ti faz sentido, para o resto do Mundo pode não fazer (e vice-versa).

Ambiciona: Agora que conheces o mercado e tens bem clarificada a tua ideia define metas e objectivos humildes ou ambiciosos (depende do teu feeling, da tua personalidade, da tua crença no projecto). Não tenhas medo da ambição, mas não queiras ser traído por ela. A ambição é uma forte ferramenta de empreendedorismo mas facilmente se pode tornar no melhor caminho para o fracasso.

Como fazer uma análise

A análise não te dirá todas as respostas. Então para que serve a análise? Para tu construíres uma base sólida de números/factos/argumentos que possam (ou não) influenciar a tua ideia.

Público: tens de perceber que por mais que tu aches ‘bonita e gira’ a tua ideia, isso não significa que tenhas público para ela. Isto é, assim como uma empresa vive para os seus clientes, um site vive para os seus visitantes. Se não tens pessoas interessadas em visitá-lo, nem vale a pena arrancares com o projecto.

A questão de ‘ter público’ é muito vaga, não basta teres pessoas que gostam de música para criares um site de música. Para além do aspecto da diferenciação de que te falei no início, tens de definir o target a quem ele se vai dirigir.

Dificilmente o teu site de música irá agradar a todos, ao jovem de 18 e ao adulto de 45, ao fã do rock e ao do jazz, aos homens e às mulheres. O segredo está em definires um segmento-alvo ao qual pretendes te dirigir.

Concorrência: detecta os principais concorrentes para o mercado onde te vais inserir. Em seguida, estuda-os. Assume o papel de utilizador e visita cada um dos sites, aponta o que mais gostas, o que menos gostas, o que falta. Lê comentários nos artigos e nas redes sociais que possam conter sugestões ou críticas ao site do concorrente.

Tendências: estuda as tendências. Será o tema do site uma tendência em crescimento? Será que o conceito do site se adapta às necessidades dos utilizadores? O que precisas de fazer para convencer os utilizadores de que precisam de visitar o teu site?

Análise estratégica: nenhum projecto é perfeito, é importante que tenhas humildade para perceber isso. O teu projecto tem pontos fortes, assim como pontos fracos, e o mercado em que te pretendes inserir é rodeado de oportunidades mas também de ameaças. Detecta os pontos fracos e trabalha ao longo do tempo para que se transformem em pontos fortes, detecta as ameaças e procura que se transformem em oportunidades.

Objectivos e Missão

Os objectivos são essencialmente os motivos que te levam a criar o site, é a partir do momento em que os defines que deves começar a concentrar todas as tuas decisões na conquista dessas mesmas metas. E nos objectivos podes incluir desde à obtenção de lucro até à realização pessoal e profissional, entre muitos outros intermédios que te permitam chegar a um resultado mais ambicioso. Lembra-te do que disse acima, um dos erros mais comuns é a falta de objectividade na implementação da nossa ideia.

A missão define os valores do teu projecto e nela deve-se reflectir os objectivos, a vocação e a identidade do mesmo.

Posicionamento

O posicionamento consiste na imagem mental que se pretende que o utilizador tenha do teu projecto. É fundamental que ao criar esta imagem se tenha em conta a identificação do segmento alvo e a diferenciação perante a concorrência.

É também essencial que o posicionamento se mantenha coerente em toda a comunicação do projecto, seja no design do site, seja na interacção com os utilizadores, seja no seu conteúdo.

Estratégia

Ao definires uma estratégia tens de ter em conta os objectivos que definiste anteriormente, deste modo, e de uma forma simplificada, a estratégia corresponde à forma como pretendes atingir os teus objectivos. Sendo assim, podemos dizer que a estratégia é a definição de como os teus recursos serão alocados para se atingir determinados objectivos.

Faz acontecer

Chegou a altura do “fazer acontecer”, deixa-te de tretas e começa desde já a responder às perguntas: O que vou fazer? Como? Com quem? Quanto custa? Quando?

Conclusão

Espero que tenham gostado deste meu primeiro artigo aqui no blog, mais virão certamente. Aquela ideia que têm guardada na gaveta há algum tempo, é esta a hora de a aplicarem.

Comecem hoje a escrever o plano de negócio do vosso projecto e lembrem-se de acima de tudo serem apaixonados pelo que fazem.

Este artigo pode também servir de base para a criação de um documento sobre o teu projecto a apresentar a possíveis investidores e/ou empresas.

Fico a aguardar as vossas sugestões e críticas. Sucesso e bom trabalho.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Luís, está a sair? ;)
Offline

Luís Torres 
Editor
Mensagens 748 Gostos 2
Feedback +8

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3

Dificilmente sai hoje Nuno. Compreendo que seja excluído da Elite Team. De qualquer forma vou concluir este artigo e depois envio-te se quiseres publicar. E entretanto pode ser que vá escrevendo outros para ir colaborando mesmo estando fora da equipa.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Não faz mal, vê se acabas esse, que está a ficar muito fixe.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Upa que este merece estar "lá fora" :)
Offline

Luís Torres 
Editor
Mensagens 748 Gostos 2
Feedback +8

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3

Está quase quase a sair... :grin:
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Hehe força :-P
Offline

Luís Torres 
Editor
Mensagens 748 Gostos 2
Feedback +8

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3

Penso estar terminado. :grin: Gostava de ouvir as vossas criticas, o que acham do conteúdo? Está confuso? Está muito disperso? Sugestões para acrescentar sub-títulos são aceites. Se detectarem algum erro ortográfico corrijam sff.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Amanha leio melhor que tenho de me levantar cedo mas assim a primeira vista esta muito bom :)
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Vou ler com atenção, colocar no blog, ilustrar com umas imagens e já comunico.
Offline

Luís Torres 
Editor
Mensagens 748 Gostos 2
Feedback +8

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3

Se estiver tudo ok vou ver se começo já a escrever outro artigo para ser publicado daqui a umas duas/três semanas. Nuno, envio-te as três/quatro linhas para preencher a bio no final do artigo?
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Se estiver tudo ok vou ver se começo já a escrever outro artigo para ser publicado daqui a umas duas/três semanas. Nuno, envio-te as três/quatro linhas para preencher a bio no final do artigo?

Tens o login, o mail é o mesmo do fórum, é só pedir a password se não te lembrares. O artigo já está colocado, podes fazer preview a partir do blog. Se estiver tudo ok diz, para publicar.
Offline

Luís Torres 
Editor
Mensagens 748 Gostos 2
Feedback +8

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3

Está tudo pronto, podes publicar ;)
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Já está... Nice!