A grande questão aqui é que no web marketing em portugal está a tornar-se hábito a fatia mais pequena ser para o afiliado, e apenas está na nossa mão mudar isso, porque de certeza que se suspenderem campanhas quando há atrasos de meses ou nem sequer divulgarem as mesmas as comissões aumentam e muito.
Fora de Portugal, as comissões estão todas a subir e há bem mais concorrência do que aqui.
Eu pessoalmente deixei-me de sustentar este modelo de negócio, onde a peça fundamental é pagar mal ao afiliado, contam-se pelos dedos das mãos as campanhas que promovo de momento.
Se alguem tem que reduzir a margem é o midle men e não cortarem nas comissões pagas.
Será um equilibrio a longo prazo. O affilate marketing ainda é muito novo em Portugal. Até o PPC põe muitas empresas de pé atrás.
Quando as empresas virem e assimilarem os benefícios da pub online e dos sistemas de afiliados, em que os montantes gastos são um investimento com retorno (se bem geridos), irão aumentar os seus orçamentos e começar a competir pelos melhores afiliados.
Neste momento, está ao contrário. Temos muitos afiliados atrás dos pouquissimos promotores.
Grande parte das empresas ainda estão em modo offline (pub revistas, jornais, páginas amarelas) e olham para o marketing e publicidade como um custo e não um investimento.
Quando se der o clique, vamos ficar todos ricos!
Por outro lado, a situação actual tb é um oportunidade: Se apresentarmos dados a qualquer empresa que um investimento de 1000 lhes trás 4000 ou 5000, temos cliente.
As pessoas não mudam de seguro como quem muda de camisa se lhes deres assistência e resolveres os problemas, porque o seguro só é bom quando te resolve os problemas... o cliente normal não se importa de pagar mais, quando sabe que lhes resolves as coisas.
Imagina que trabalhas numa agência de seguros ou mesmo numa companhia low cost e quando precisares de resolver alguma coisa, não te resolvem nada, vais ver se mudas ou não mudas, mudas até várias vezes por ano se for preciso... desde que o seguro passou a ser obrigatório ser pago no dia em que o fazes que as pessoas já não mudam tanto, mas antes disso, passavam 6 meses a pedir certificados de 30 dias e quando chegava para pagar iam fazer outro noutra companhia, ainda bem que isso acabou pq havia pessoas que passavam um ano inteiro a mudar sem pagar nada.
Em relação aos bancos já é outra história, é muito dificil um cliente deixar um banco, para ir para outro, a não ser que existam problemas graves, porque em termos de créditos, se és bom cliente o banco acompanha todas as tuas propostas de crédito que vás pedir á concorrência, é tudo mt expremido...ao contrário das seguradoras que muitas vezes tem prejuizos especilamente no ramo automóvel a banca está sempre em alta, ano após ano os lucros sobem..
Não ponho em causa esse raciocinio e/ou o trabalho do mediador de seguros.
Mas tb não estou tão certo do valor absoluto do mesmo pois já sofri na pele o papel miseravel de um mediador de quem era cliente (e a minha familia toda) há mais de 10 anos (incluindo automovel e habitação). vê lá bem o valor que tinhamos como clientes. Contudo perdeu-nos.
Sem dúvida que as low cost têm o seu "preço" à posteriori mas o mediador habitual não garante que a situação seja melhor, principalmente para o cliente habitual (1 ou 2 apólices).
Eu cheguei a pagar 360 euros de seguro até que o meu avô teve um acidente sem culpa mas o mediador assumiu-a sem discutir a situação com o cliente (o meu avô). E não, não tinha culpa!
Resultado: viva o Belmiro, 150 euritos e ainda desconto no cartão. Poderei ter dissabores no futuro? Quem sabe. Conduzo há mais de 10 anos, nunca tive um acidente por minha culpa.
Para o Belmiro sou um cliente com um valor de pelo menos 1500 euros. Se lhe arranjar mais clientes como eu, ele de certeza que me paga 15 ou 30 euros.
O problema está em arranjá-los por 15 ou 30 euros. Como disseste, e muito bem, para conseguir um cliente são precisos muitos cliques. E isso é o corolário para confirmar que um cliente efectivo tem um valor muito mais elevado do que 3 ou 5 euros.