← Monetização

Como começaram?

Lida 2688 vezes

Offline

ShaoZ 
Membro
Mensagens 47 Gostos 1
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Boas pessoal

Gostava de saber como é que começaram a empenhar-se nesta área do webdesign, se foram vocês que foram à procura dos clientes ou ao contrario. É que eu vou à procura deles mas todos querem um site muito complexo por uma miséria ou de borla ou então já têm alguém a fazer o site.

Sei que arranjar clientes que pagam justamente pelo nosso trabalho é difícil mas o webdesign é uma profissão e por isso merecemos ser pagos pelo nosso trabalho.


Espero que contem as vossas histórias e até podem colocar os vossos primeiros projectos :-P

 :+trafego:
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu comecei com projectos pessoais (projectos meus online) e, de vez em quando, os clientes vêm até mim para lhes criar banners, logos, etc. Ainda tenho poucos clientes e para já são quase todos meus conhecidos. Mas espero em breve ir à procura de novos clientes, que paguem bem e que peçam esses tais sites mais complexos, porque até agora têm sido coisas simples...
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Olá Shaoz!
Tens toda a razão, quando referes que merecemos ser pagos pelo nosso trabalho.

Quem faz web-design como hobby ou segunda fonte de rendimento, para ir ganhando uns trocados, vai praticando preços baixos, e é claro que as empresas muitas vezes preferem contratar quem cobra menos (já referi aqui que ganhei um projecto pelo valor de 5000 euros contra um de 100 euros - o preço não pode ser o único argumento diante do cliente).

Mas se somos profissionais, se fizermos um trabalho de design e/ou web-design que demora um mês, não podemos obviamente cobrar 50 ou 150 euros por ele ou morreremos à fome - mais vale mudar de profissão.

Não desenvolvo trabalhos a titulo pessoal, mas no mercado empresarial já construí uma reputação e, há empresas e instituições de todo o país que me procuram para desenvolver os seus sites e portais (aplicações), por isso não tenho grande necessidade de ir à procura de clientes nem de regatear preços - nunca baixo os meus preços.

Se desenvolver um projecto de raiz, fazer estudo de imagem, estudos de layout e cor, fazer toda a programação e paginação do site, estruturação de base de dados, isso levará muito tempo. O resultado será um site bem estruturado, à medida do cliente com imagem personalizada e é óbvio que não poderá valer apenas 150 euros.