← Hosting

solução de hosting para rede de blogs

Lida 4704 vezes

Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Olá,

Tenho um amigo que pretende lançar um sistema de blogs baseado no wordpress mu e perguntou-me sobre o assunto em termos de hosting.
Gostaria que dessem a vossa opinião e preços de hosting que possam suportar a rede de blogs, pois não estou dentro do assunto.
O objectivo e alojar 20 a 30 blogs por mês, no maximo uns 500 blogs ao fim de um ano.
Que espaço aconselham a comprar?
Quais os preços?

Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Isso certamente irá para servidor dedicado. E vai arranjar 20 a 30/mês?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Nos primeiros tempos uma VPS aloja isso mas posteriormente tem de ser mesmo dedicado.
Offline

André Freitas 
Membro
Mensagens 941 Gostos 16
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Aproveita esta promoção:

http://www.forum.maistrafego.pt/index.php?topic=8767.0

Quanto a cPanel arranjasse a bom preço, optimizado para VPS.

 :cool:
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Acho que sim, pois acho que é para ser tb em inglês.
Que espaço é preciso? Uns 100 mb por blog chega?
Tem de ser dedicado pq?
Pelo espaço que ocupa ou pelo trafego?

Isso certamente irá para servidor dedicado. E vai arranjar 20 a 30/mês?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Acho que sim, pois acho que é para ser tb em inglês.
Que espaço é preciso? Uns 100 mb por blog chega?
Tem de ser dedicado pq?
Pelo espaço que ocupa ou pelo trafego?

Isso certamente irá para servidor dedicado. E vai arranjar 20 a 30/mês?
Pela carga que vai fazer posteriormente no servidor. Cpu, memoria..
Offline

Cyrus 
Membro
Mensagens 350 Gostos 3
Feedback +3

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

100mb ? isso depende da quantidade de artigos e de ficheiros (imagens por exemplo) que cada blog ira ter .
Offline

-RJ- 
Membro
Mensagens 1188 Gostos 0
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

VPS ou Servidor dedicado.
Offline

toshiba 
Membro
Mensagens 5 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Tenth year Anniversary

Olá,

Esta ideia dos blogs é minha, obrigado pelos comentários.
Pelo que vi e o swing me indicou as propostas até podem ser boas, embora não perceba muito de hosting fiz uma pesquisa no google em inglês e parecem-me um pouco caras comparadas com os preços praticados nos hostings americanos, há alguma razão para a diferença de preços?

Para não estar a abrir outro tópico gostaria  de saber algumas coisas:

1) As vossas experiências com os hosts nacionais têm sidos boas? Compensa o que se paga a mais?
2) A ideia era ter se possível 20/30 novos blogs por mês, há necessidade de se avançar logo para um servidor dedicado ou começa-se com um hosting com menos espaço e depois evolui-se de planos consoante o espaço ocupado? ( até pq não sei ate que ponto a adesão e registo de novos blogs terá sucesso)
3) Voltanto aos hosts estrangeiros, tipo hostgator, godaddy alguém usa e tem experiência positiva? Consultei o hostgator e vejo um plano  com 600gb de espaço por 10 dolar mês, seria uma boa solução para alojar os blogs? Com este espaço não era preciso dedicado, certo?
4) No exemplo do blog.com, como se faz para colocar a publicidade em todos os blogs, sem que os bloggers tenham acesso a poder apaga-la? É por estar numa plataforma tipo worpress mu?

Ps: Desculpem se disse alguma burrice, mas não entendo muito do assunto.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sugiro que leias o blog da hostgator, onde o dono aborda a questão do Overselling, considerando que isso nunca será problema pois os limites de CPU e memoria serão despoletados muito antes do cliente chegar sequer a 1% dos seus recursos.. Penso que essa perola de blog te elucidará sobre o que fazem a maioria dos "big" ones: http://blog.hostgator.com/category/gator-politics/

Agora no que concerne especificamente ao teu caso:

- 600 blogs sem movimento, cabem em qualquer alojamento
- 600 blogs com algum movimento, terás de analisar que movimento é esse para definires o que necessitas
- 600 blogs com um bom movimento requer sem dúvida algo mais possante...

Por movimento considero o numero de visitas por dia ou em simultaneo.

Considera também que se vais usar WordPress, este é vulgarmente conhecido por criar problemas de load (uso de cpu excessivo) com alguns dos seus plugins.

É certo que podes, e deves começar por baixo. Se tens bons conhecimentos (mesmo razoaveis) começa por alugar uma VPS. Instalas o lighthttpd (muito mais rápido e de baixo consumo que qualquer Apache da vida, php, etc e começas a correr o teu sistema... com o tempo e á medida que adicionas blogs e que estes tem movimento verás um acréscimo de uso de memória e CPU. Esses serão os teus indicadores de que necessitas de efectuar um upgrade. Podes ir crescendo na memória da VPS até 1Gb e quando chegares a esse ponto, considera que está na altura de alugares/comprar um dedicado com pelo menos 2gb de ram. (se usares um painel do tipo LxAdmin podes começar por 256Mb de RAM garantida - Se for cPanel o minimo aconselhavel são os 384Mb)

Aqui tudo depende do que acontecer com os blogs, mas uma coisa te garanto, pagares $5 para meteres 600 blogs numa conta, vais ter concerteza um serviço igual ao valor que pagas-te, e rápidamente correm contigo do servidor.

Faz um plano de negócio, colocando lá qual o teu budget para a "brincadeira" e que preços encontras no mercado. Com um budget devidamente delineado ficas a saber por onde começar.. Se por alojamento partilhado ou uma VPS ou mesmo um dedicado.

Saudações
Offline

toshiba 
Membro
Mensagens 5 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Tenth year Anniversary

Obrigado pela info. :obrigado:
E os hosts em portugal se por acaso tiver sucesso e derem origem a muito tráfego aguentam e não há esse perigo de consumir demasiados recursos e terminarem a conta?
O meu budget estava pensado no máximo 500 eur/ano, mas não me parece que se alojar muitos blogs esse valor chegue, pelo que estive a ver deve ser mais do dobro.
Não sei por onde começar. :superlol:
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Ao chegares a 600 blogs num único servidor, com uma conta de alojamento partilhado, tens de pensar que os teus 600 blogs são apenas uma fatia do total de contas do servidor... e uma bela fatia. Penso que qualquer host te sugeria muito antes de chegares a esses valores passares para algo mais robusto.

O tráfego até nem é o pior. O pior mesmo é o numero de acessos simultaneos. Por cada acesso a um dos blogs WP é criado um processo php que ocupa x de memória e y de cpu e uma chamada ao MySQL. Se definirmos x como 20Mb e y como 3%, fácilmente calculas o numero de utilizadores que podes ter em simultaneo sem mandar o servidor abaixo. A matemática nestas coisas não mente. Se a isso juntares o resto de memoria usada para correr o servidor de mail, mysql, ftp, pop3, ssh, cpanel, e todos os users de outras contas no servidor, verás que os limites são atingidos.

Os hosts em Portugal (e existem vários de muita qualidade) são como os lá de fora.. Um servidor é um servidor e consequentemente tem os seus limites.

Digamos que nada te impede de começar a trabalhar numa conta de alojamento partilhado ou conta de revenda, e assim que atingires 40/50 contas mudares-te para uma VPS (gerida ou não gerida depende dos teus conhecimentos), ires até aos 100/200 blogs, mudares para um dedicado bem artilhado para atingires os 600.

Esta forma de actuar tem a vantagem de o teu budget ser dimensionado à medida que cresces. Se puderes ir directo para uma VPS vai. Agora escolhe bem a VPS.

Nodes para VPS's do tipo Pentium 4 com 2Gb como vi ser anunciado aqui no +T são realmente para enganar os incautos... 3 ou 4 VPS's e o node vai desta para melhor, isto para além dum P4 estar a modos que desactualizado.

2 a 4 CPU's e pelo menos 4Gb de ram é o minimo para correr VPS's de forma decente. Podes começar com uma VPS de 384Mb (gerida ou não de acordo com os teus conhecimentos - gerir uma VPS é como gerir um servidor dedicado e exige bons conhecimentos de sysadmin) e ir fazendo upgrade de memória conforme fores crescendo. Assim que atingires 1gb de ram garantida, e o sistema a usar, então está na altura do dedicado!

Espero que seja util a informação.

Saudações
Offline

flaviorodrigues 
Membro
Mensagens 326 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Nodes para VPS's do tipo Pentium 4 com 2Gb como vi ser anunciado aqui no +T são realmente para enganar os incautos... 3 ou 4 VPS's e o node vai desta para melhor, isto para além dum P4 estar a modos que desactualizado.

- Desculpa, mas descordo consigo, é muito melhor um P4 3.0 com 2 GB ram com 3 clientes que garantidamente aguenta com estes do que ter um quad core com 12 gb ram e com 30 vps la dentro... Alem que um quad core com 30 vps la dentro e com uma linha de 100mbits e inferior a um dedicado com linha 100mbits mas partilhada so por 4 vps. Mas é a minha opinião.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Claro.. correr software de virtualização no Pentium 4 é bem melhor do que no Quad core.

Saudações
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O Xeon Quad-Core tem tecnologia de virtualização para melhor desenho em virtualização. Dependente do uso do vps, secalhar ter 30 vps num quad-core é melhor que 4 num P4...