← Conversa Geral

Conselho sobre estravio dos CTT

Lida 8221 vezes

Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Apesar de não ser um assunto relacionado com webmasters, sei que este fórum é frequentado por pessoas bem informadas e queria colocar aqui uma dúvida.
No dia 30/10/2012, fiz um envio de uma encomenda registada com um produto que vendi no ebay com destino ao Reino Unido, passados 5 dias fui ver o track & trace dos CTT e dizia 2012/11/01    19:56    RECEPÇÃO INTERNACIONAL    -    LANGLEY HWDC

Por certo ainda está igual, podem ver: http://www.ctt.pt/feapl_2/app/open/tools.jspx usando o tracking number: RD053347239PT

Não liguei ao assunto mas passado 1 mês o comprador abriu uma disputa no ebay, enviei o comprovativo de envio em resposta à disputa e fiquei a aguardar, passados uns dias o comprador diz que não recebeu e que nos correios de lá não tem nada para ele. Escalou o caso e eu enviei o comprovativo para o suporte do ebay. Fui logo a seguir ligar para os CTT a pedir satisfações, mas é como falar para uma parede. Disseram que a única forma era abrir um pedido de averiguação reclamando a falta de entrega, foi o que fiz.
Entretanto o ebay analisou o caso e como não havia provas de entrega retirou-me o dinheiro e resumidamente fiquei sem o dinheiro e sem o produto.
Passados 15 dias de abrir a reclamação liguei para os CTT novamente para reaver o pacote, disseram que tinha que esperar a finalização da averiguação e que o prazo por lei para encomendas internacionais é 60 dias.
Hoje, 5 dias antes de fazer os 60, recebi uma carta dos CTT a dizer que o objecto foi extraviado e que precisam de uma cópia do talão de aceitação para  dar seguimento ao processo. Eu liguei hoje para a linha de apoio a perguntar qual seria o seguinte passo do processo e apenas me disseram que era outro departamento a tratar disso e que só podiam avançar com a cópia do talão.
Pergunto a quem tenha mais experiência nestas andanças se devo fazer algo além de enviar a cópia do talão como pedem.
Estou saturado disto, perdi os gastos de envio, ao parecer perdi também o produto e até prestigio no ebay.
Offline

s3v3n 
Membro
Mensagens 503 Gostos 1
Feedback +6

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts 50 Posts

So tenho uma dica. Sempre que enviares alguma coisa mete com assinatura e seguro.

Agora tenho a certeza que podes correr e gastar $$$ e nao vais ver nada de volta.

Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Já foi por correio registado, só não pus seguro, mas eles tem que se responsabilizar pelos pacotes que vão registados, ou entregam ou devolvem.
Offline

Bruno Gaspar 
Membro
Mensagens 242 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Os extravios não acontecem assim do nada.

Algumas das situações que podem ter acontecido
- O destinatário diz que não recebeu, mas recebeu;
- Quem fez a entrega diz que entregou, mas meteu ao "bolso".
- Quem ia fazer a entrega, entregou na morada errada ?!
- Encomenda roubada?

Espero que ajude em alguma coisa
http://www.anacom-consumidor.com/servicos-postais/irregularidades-no-servico/compensacoes-exigiveis-por-falhas-na-entrega-do-correio.html
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

O problema é que os CTT perderam o controlo sobre a encomenda, se vai registada deve ser processado cada passo que dá e ser controlado quem tem responsabilidade sobre o pacote em cada passo ou procedimento.
O certo é que se após mais de 2 meses não me foi devolvida, já não será. Eles após 2 meses de "investigação" não sabem informar que  se passou e se fosse um objecto de muito valor era um problema. No caso o valor era de 46€ mas podia ser 4000€ que o cuidado deles seria o mesmo. Não coloquei seguro porque a margem de lucro era pouca e pensei que registado era suficiente porque o produto ia bem embalado e protegido.
Com isto aprendi que os CTT não são seguros e mais vale enviar por dhl ou fedex ou algo assim, apesar de ser mais caro.
Agradeço o link, serviu para esclarecer algumas dúvidas que tinha, embora dúvido que os CTT assumam uma indemnização mas a verdade é que falharam um serviço e como qualquer prestador de serviços tem que assumir responsabilidades.
 
 
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Recebi hoje o vale com a indemenização, não sei como fizeram o calculo mas lá recebi qualquer coisa que quase cobriu o prejuizo.

 :superlol: 
Offline

desbloqueiodetelemoveis 
Membro
Mensagens 457 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Recebi hoje o vale com a indemenização, não sei como fizeram o calculo mas lá recebi qualquer coisa que quase cobriu o prejuizo.

 :superlol: 

Quanto é que te pagaram +/-?
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Quanto é que te pagaram +/-?

Pagaram exactamente 38,69€. Não chega para pagar o valor do produto PVP e muito menos se somamos os gastos de envio e as chamadas para a linha de apoio.
Mas no fundo deu para cobrir uma parte da despesa e para que "não se fiquem a rir".