← Blogging/Comunidades

Aumentar tráfego

Lida 4916 vezes

Offline

rnfonseca 
Membro
Mensagens 34 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma

Estive afastado das atividades de blogging nos últimos meses e preciso de ajudar para perceber o que devo fazer para garantir a geração de tráfego para o meu blog, sem receio de ser penalizado por futuras atualizações do Google.

A realidade é que o algoritmo do Panda no passado (já passaram alguns meses) resultou numa perda de 70% do tráfego de um blog que detinha na altura, apesar de ainda hoje não saber o motivo.

Assim questiono quais as atividades "white hat" que recomendam que persiga, e que funcione para vocês.
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Comentários em blogs, compra de artigos patrocinados, banners, redes sociais, agregadores de conteudo... etc etc
Offline

tiagocardoso 
Membro
Mensagens 200 Gostos 38
Feedback +2

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Webmaster Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Level 4

Vê aqui: http://forum.maistrafego.pt/index.php?topic=43922.msg431845#msg431845
Não sei se continua safe para o Google, mas podes sempre tentar ou informar-te no suporte.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Assim questiono quais as atividades "white hat" que recomendam que persiga, e que funcione para vocês.

Curto e resumido: se te parecer arriscado, não natural, manipulativo (como o post acima, sem ofensa), não faças.

Um pouco mais detalhado:

As atualizações que o Google tem feito ao algoritmo vão no sentido de trazer os conteúdos com mais qualidade para cima e consequentemente penalizar todos os sites que utilizem técnicas menos legítimas.

O Panda veio penalizar o chamado "thin content", no qual podemos englobar páginas com pouco ou quase nenhum conteúdo, conteúdo duplicado, enfim conteúdo com pouco valor - como aqueles spins que só trocam as palavras de lugar para parecer que é novo, conteúdo sem nenhum rigor ortográfico, etc. Uma forma de ultrapassar isto é melhorar ou simplesmente eliminar páginas que não têm qualidade e/ou que já não são úteis a ninguém.

Dica: redirecionar as páginas eliminadas para páginas mais robustas sobre o mesmo assunto.

O Penguin veio penalizar sites que abusaram dos backlinks sem qualidade (como aqueles pacotes de não sei quantos milhares de links automáticos à venda por 5$ no Fiverr) para rankear melhor. Para não ser penalizado pelo Penguin basta não andar a arranjar links à força e pensar na qualidade em vez da quantidade. Se por acaso já estiveres a ser alvo, eliminar esses links (todos) com a disavow tool.

Foca-te em conteúdo de qualidade e depois tenta promovê-lo junto de quem se possa interessar pelo que escreveste (nas redes sociais, outros blogs, contactos que já tenhas)... se fizeres as coisas de uma forma honesta e dedicada (já pareço o Paulo Fonseca a falar), tens muito boas hipóteses de ter sucesso (ao contrário do Paulo Fonseca já agora).

Muito cuidado com as datas dos artigos que leres! Sério, há "blogs de SEO" que tem conteúdos profundamente desatualizados...

E vê a frase que cito na minha assinatura.
Offline

brunzfilipe 
Membro
Mensagens 118 Gostos 39
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Comentários noutro blogs são muito úteis, quando feitos em blogs do mesmo nicho. Evita comentar apenas "Bom post".

Agregadores de conteúdo ajudam bastante na divulgação do blog, se tiveres um plugin de posts relacionados a pessoa irá quase de certeza ficar bastante tempo no teu site... Vê o primeiro post, depois vê o outro sugerido, e outro, e por ai a diante. P.S: Os títulos são muito importantes!

Parcerias:  Foca-te nas parcerias de blogs do teu nível, e cresçam juntos. Se você tivesse um blog com 100000 visualizações diárias, não iria querer promover um blog com 100/200 visualizações por dia, certo? Por isso tente arranjar parceiros que estejam ao seu nível.

As redes sociais são o primeiro ponto a usar, elas dão uma visibilidade gigante, aconselho a criação de uma página de acompanhamento do blog, mas evita colocar lá apenas links para o teu blog.

Aconselho-te a visitar o meu blog de humor, com uma grande taxa de crescimento nos últimos dias, já conto com cerca de 3000 visualizações diárias, apenas por divulgação gratuita, e por usar os métodos que referi em cima: www.senhormamilo.blogspot.com