← Hosting

Servidor não aceita domínio .PT com a letra "ç". Preciso de ajuda!

Lida 5848 vezes

Offline

rhbkweb 
Membro
Mensagens 36 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Olá a todos,

Registei um domínio .PT com que inclui a letra "ç" e mesmo depois de ter criado a conta de alojamento no meu servidor vps que usa como painel de controlo o Directadmin, continue com o domínio em estado TECH-PRO na dns.pt que me apresenta o seguinte erro:

---
DnsException: Error #4: The server is not autoritary for the domain; XX.XXX.XX.X
---

Do lado da empresa de alojamento que é americana foi para eles uma surpresa ver um domínio com a letra "ç" e disseram-me que embora no meu painel Directadmin o domínio aparece de forma correcta, este em termos de registo interno do servidor não assumiu a letra "ç" originando outros caracteres.

Por isso a minha questão passa por saber se alguém já teve um problema parecido e se sim quais a soluções para o resolver?

Obrigado


Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Normalmente tens de adicionar o dominio em formato punny code.
Tens um conversor em http://mct.verisign-grs.com/

No entanto muito sinceramente não recomendo o uso de dominios IDN, ninguém esta habituado a utilizar acentos e afins no endereço.
Offline

rhbkweb 
Membro
Mensagens 36 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Normalmente tens de adicionar o dominio em formato punny code.
Tens um conversor em http://mct.verisign-grs.com/

No entanto muito sinceramente não recomendo o uso de dominios IDN, ninguém esta habituado a utilizar acentos e afins no endereço.

Olá asturmas,

Desde já obrigado pela dica e conselho. Pelo sim, pelo não tb registei o mesmo domínio com a letra "c" em vez do "ç", de forma que agora tenho os dois dominios mas gostaria de usar como principal o que tem a letra "ç".

A minha empresa de alojamento diz que com o Directadmin não é possível e tb não sabem se com o cPanel dá, dado que é a primeira vez que viram um domínio com a letra "ç".

De forma que a minha questão passa por saber se a solução para funcionar com Directadmin e/ou cPanel passa por inserir o domínio em formato punny code e se conseguir isso, se o uso de email com a letra "ç" trará problemas com outros sistemas, nomeadamente internacionais?

Mais alguem tem alguma sugestão ou experiência a usar emails de dominios .pt com caracteres tipo "ç"??

Obrigado
Offline

kongming 
Membro
Mensagens 183 Gostos 4
Feedback +7

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Há alguma razão assim tão forte para usares ç? É que não vejo vantagem nenhuma, se uma pessoa não tiver um teclado português, nem sequer consegue digitar o url do site.
Offline

rhbkweb 
Membro
Mensagens 36 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Há alguma razão assim tão forte para usares ç? É que não vejo vantagem nenhuma, se uma pessoa não tiver um teclado português, nem sequer consegue digitar o url do site.

Trata-se de um site que será o blog pessoal de uma pessoal que tem no seu nome próprio a letra "ç". Exemplo: www.lourençomarques.pt

Dai a razão de querer usar o domínio com "ç" como principal tanto para o site e emails. De qualquer das formas além de até ao momento não ter conseguido colocar a funcionar no meu servidor com o painel Directadmin, não sei se usar endereço de email com "ç" trará problemas de registos em sistemas externos como por exemplo o facebook, paypal, etc..

Agradeço que tem tenha conhecimento ou experiência me possa aconselhar.

Obrigado
Offline

kongming 
Membro
Mensagens 183 Gostos 4
Feedback +7

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Por enquanto não devem aceitar, pelo menos no Facebook não aceitam, mas pode ser que no futuro quando ficarem populares, isso mude. Há tantos sites que nem na morada nos deixam colocar ç.

Trata-se de um site que será o blog pessoal de uma pessoal que tem no seu nome próprio a letra "ç". Exemplo: www.lourençomarques.pt

Dai a razão de querer usar o domínio com "ç" como principal tanto para o site e emails. De qualquer das formas além de até ao momento não ter conseguido colocar a funcionar no meu servidor com o painel Directadmin, não sei se usar endereço de email com "ç" trará problemas de registos em sistemas externos como por exemplo o facebook, paypal, etc..

Agradeço que tem tenha conhecimento ou experiência me possa aconselhar.

Obrigado
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Olá asturmas,

Desde já obrigado pela dica e conselho. Pelo sim, pelo não tb registei o mesmo domínio com a letra "c" em vez do "ç", de forma que agora tenho os dois dominios mas gostaria de usar como principal o que tem a letra "ç".

A minha empresa de alojamento diz que com o Directadmin não é possível e tb não sabem se com o cPanel dá, dado que é a primeira vez que viram um domínio com a letra "ç".

De forma que a minha questão passa por saber se a solução para funcionar com Directadmin e/ou cPanel passa por inserir o domínio em formato punny code e se conseguir isso, se o uso de email com a letra "ç" trará problemas com outros sistemas, nomeadamente internacionais?

Mais alguem tem alguma sugestão ou experiência a usar emails de dominios .pt com caracteres tipo "ç"??

Obrigado
Em cPanel a forma oficial de o colocares a funcionar é com punycode mesmo pois normal não aceita mesmo pelo que suponho que em directadmin funcione mas não custa nada testares..
Offline

DanielPT 
Membro
Mensagens 196 Gostos 30
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Windows User Super Combination Combination

Sinceramente recomendo-te a repensares o domínio. Volta a registar o mesmo domínio e troca o ç pelo c.
Offline

Jose Augusto 
Membro
Mensagens 434 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Facebook, Directadmin, cPanel, todos funcionam a 100% com domínios IDN. Usa a versão xn-- (punnycode) e não terás qualquer problema.
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Ao contrário do que o DanielPT indicou, não precisas de repensar o dominio, no entanto se tiveres oportunidade, regista ambos, com e sem idn e mete um a redirecionar para o outro (o idn a redirecionar para o "normal")