← Conversa Geral

Lei dos cookies - opinião?

Lida 4191 vezes

Offline

jota29 
Membro
Mensagens 19 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Eighth year Anniversary

Malta,

Já discutiram aqui? Peço desculpa mas não encontrei nada na pesquisa!

É mesmo preciso meter um aviso nos sites a dizer se o user aceita ou não os cookies?

Do que li no resto da europa basta o aviso de que o site tem cookies e um link para mais informações mas supostamente em portugal mesmo antes do analytics carregar é preciso perguntar ao user se aceita cookies ou não!

Alguém com experiência na matéria? Alguém já foi multado por isto?

É que pretendia lançar alguns sites tanto portugueses como ingleses.

Obrigado pela ajuda!
Offline

gp10 
Membro
Mensagens 177 Gostos 2
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Eu não uso o aviso porque só uso cookies após o registo e o mesmo implica a aceitação dos Termos&Condições onde isso está previsto.
Offline

Tiago Martins 
Membro
Mensagens 932 Gostos 9
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu não uso o aviso porque só uso cookies após o registo e o mesmo implica a aceitação dos Termos&Condições onde isso está previsto.

Não utilizas Google Analytics ou outro sistema qualquer (afiliados por exemplo)? Estes sistemas utilizam cookies.
Offline

gp10 
Membro
Mensagens 177 Gostos 2
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Antes do registo não utilizo nada. Pelos menos o programador disse-me que não quando o alertei para isso.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Na minha modesta opinião da leitura e interpretação da lei 46/2012 (que já foi aqui falada) deverias mesmo pedir autorização antes de colocares cookies, e a única coisa que me vem a cabeça é algo como os sites adultos.
Agora parece é que nenhum dos maiores sites do pais tem a mesma ideia que eu.
Offline

gp10 
Membro
Mensagens 177 Gostos 2
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Na minha modesta opinião da leitura e interpretação da lei 46/2012 (que já foi aqui falada) deverias mesmo pedir autorização antes de colocares cookies, e a única coisa que me vem a cabeça é algo como os sites adultos.
Agora parece é que nenhum dos maiores sites do pais tem a mesma ideia que eu.



Leio dezenas de leis e acórdãos por ano e, sem dúvida, a lei 46/2012 é de tal forma esquisita que acho que nem 5% dos juristas portugueses devem saber o que dizer aos seus clientes, ou melhor, os seus clientes tecnológicos é que lhes têm de explicar como se tivessem 4 anos para eles tentarem adaptar.

Do que entendi só é preciso lei das Cookies quando fores tratar os dados, ou seja, analytics ou afiliados mas se utilizares cookies para o funcionamento do site já não é preciso (não sei se isto acontece a nível de programação). O analytics, salvo erro e peço que me corrijam, trata a informação como Big Data e assim a questão da privacidade fica assegurada. Para além disso, muitos dos grandes sites continuam em falha porque colocam um bannerzinho lá em cima para dizer ok mas já, de certeza, contaram a minha visita pois já estou na página principal. Assim, já estão a violar a lei das Cookies pois já estão a usar o analytics (pelo menos!). Basicamente, todos os sites deviam mudar a página de aterragem para uma autorização para uso de cookies, o que é ridículo...
Offline

AlexandrePaulo 
Membro
Mensagens 360 Gostos 42
Feedback +3

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Esta lei dos cookies é outra imbecilidade mais ou menos inconsequente. 99,9% dos sites usam cookies (nem que seja pelo google analytics ou outro equivalente) e, provavelmente 99,9% desses sites nada dizem sobre cookies ou metem a pop-up a dizer (em português mais correcto e educado que isto, claro ;) ):

"Ao usares este site estás a autorizar a colocação de cookies no teu pc! Se não quiseres cookies, desliga-os no browser ou vai-te embora!"

Todos nós damos "ok" naquilo para não empatar (ou se não empatar, ignoramos).

Isto é apenas uma porta aberta, para alguns imbecis que queiram fazer perseguição a este ou aquele site, começaram a denunciar "às autoridades competentes", sejam lá elas quais forem... (conheço várias incompetentes...)
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Xii, queres ir mesmo pela questão do "Big data"? De qualquer das formas recolhes a mesma informação que o analytics recolhe sem cookies (access log).
De qualquer forma até ao dia em que a CNPD e a presidência da república (por exemplo) cumprirem a lei teremos de continuar com o texto do costume.

Leio dezenas de leis e acórdãos por ano e, sem dúvida, a lei 46/2012 é de tal forma esquisita que acho que nem 5% dos juristas portugueses devem saber o que dizer aos seus clientes, ou melhor, os seus clientes tecnológicos é que lhes têm de explicar como se tivessem 4 anos para eles tentarem adaptar.

Do que entendi só é preciso lei das Cookies quando fores tratar os dados, ou seja, analytics ou afiliados mas se utilizares cookies para o funcionamento do site já não é preciso (não sei se isto acontece a nível de programação). O analytics, salvo erro e peço que me corrijam, trata a informação como Big Data e assim a questão da privacidade fica assegurada. Para além disso, muitos dos grandes sites continuam em falha porque colocam um bannerzinho lá em cima para dizer ok mas já, de certeza, contaram a minha visita pois já estou na página principal. Assim, já estão a violar a lei das Cookies pois já estão a usar o analytics (pelo menos!). Basicamente, todos os sites deviam mudar a página de aterragem para uma autorização para uso de cookies, o que é ridículo...
Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

É algo que é suposto fazeres, mas poucos fazem.