← Conversa Geral

Discurso político - O que temos a dizer sobre este tema!

Lida 1264 vezes

Offline

AndréMarques 
Membro
Mensagens 2 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Signature Karma Webmaster


                          DISCURSO POLÍTICO - OS JOVENS E O ÁLCOOL


Caros colegas, é sabido que nos dias que correm , a integração na sociedade por parte dos jovens é cada vez mais dificultada pelos mais diversos motivos. O nosso principal objectivo neste discurso é tocar na ferida deste tema, rasgar opiniões e desvendar soluções. Como disse André Marques "Não faças de ti o problema mas sim a solução"

    Portugal é actualmente um dos países com maior taxa de consumo de bebidas alcoólicas a nível juvenil. Existe claramente a ideia de que os jovens têm de ser "encharcados" de álcool para se sentirem inseridos num grupo social. É de sublinhar que, muitas vezes, as consequências trágicas do consumo excessivo levam-nos a ter comportamentos agressivos. A nível familiar, a alteração de humor vai condicionar as relações do jovem com os membros da sua família. O adolescente fica nervoso, exacerbado e discutindo com facilidade. Existem também fortes ligações entre o consumo nímio de álcool e os acidentes de viação, crimes sexuais e mesmo homicídios que muitas vezes os protagonistas nem se lembram. O álcool é ainda responsável pelo começo do uso de drogas, tabagismo, entre outros.

    Apresentados os problemas, a meta do governo é travar a publicidade abusiva que os meios de comunicação servem à cerveja. Na escola, lugar de maior aglomerado de jovens, os professores precisam de escutar mais os alunos, ouvir as suas necessidades, levar mais além o papel educativo. Nos estabelecimentos nocturnos, cingir o cerco aos proprietários e levá-los a agir de uma maneira mais correcta e não considerarem tanto os jovens como máquinas de fazer dinheiro. No seio familiar, o apoio, o carinho, a compreensão, uma conversa que evite a acusação e a crítica pode ser o primeiro passo para a cura.

    Aos jovens, evitem o primeiro gole. Divirtam-se, mas com moderação. Lembrem-se que o álcool pode ser o passaporte para uma viagem sem regresso.
Offline

Ivo Pereira 
Membro
Mensagens 661 Gostos 1
Feedback +7

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Sinceramente acho um pouco complicado de controlar isso tudo, pois quem controla isso são os próprios grupos que assim estipulam e influenciam o que é necessário para se ingressar nele.