← SEO

SEO Material vs SEO Formal

Lida 10154 vezes

Offline

marketocracia 
Membro
Mensagens 41 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Escrevi este artigo sobre SEO Material vs SEO Formal.

Alguém concorda com a distinção?

Eu acho que SEO é muito acerca de ter amizades e estar na rede, para além da linguagem SEO que é necessário aprender.

Mais do que sobre andar a submeter o site a directórios. E não vamos discutir o que é que sobrou dos Directórios em termos de SEO. É só um exemplo.

O Pedro Dias anunciou ontem no Twitter uma vassourada. Ele gosta mesmo do que faz! :D
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Não li o artigo, acho que já deixei de ler coisas sobre SEO há uns anos... Hoje em dia só se lê disparates! (Não estou a dizer que seja o caso).

No entanto, deixo aqui uma ideia. SEO é marketing, a parte mais importante do web marketing é o networking. Quando percebem isso, vão deixar de precisar trabalhar os sites off-page. 
Offline

marketocracia 
Membro
Mensagens 41 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Então não precisas de ler o artigo. Estamos em sintonia.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Citar
Queres fazer SEO? Faz Marketing. O verdadeiro valor do SEO é a mensagem e a comunicação. Não é o link. O link é efeito secundário da mensagem e da comunicação.

Então um site pode ter uma grande mensagem, pode ser do marketing mais brilhante da história. Mas e se ninguém linkar? O que quero dizer é que SEO é muito, mas mesmo muito mais que marketing. Não é assim tão simples...

Mas esta é a minha opinião, vale o que vale. Mas acho que pescares backlinks é um processo obrigatório se "queres fazer SEO". Mas isto sou eu. :)

Outra coisa:

Citar
Aprender SEO é aprender a comunicar. Apenas e tudo isso. É tão perigoso como fazer tricô.

Estás a querer fazer de uma coisa brilhante (os algorítmos dos motores de busca) em algo trivial... SEO é mais que comunicar, é saber aproveitar oportunidades, é ter "amigos", é fazer "amigos", é procurar...
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

quero dizer é que SEO é muito, mas mesmo muito mais que marketing. Não é assim tão simples...

Marketing é que é muito mais que SEO. SEO é uma vertente do web marketing, que por sua vez é uma vertente do marketing. Marketing esse que por sua vez é um mal necessário ao Mercado. :D
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Marketing é que é muito mais que SEO. SEO é uma vertente do web marketing, que por sua vez é uma vertente do marketing. Marketing esse que por sua vez é um mal necessário ao Mercado. :D

Marketing é mais do que SEO, tal como SEO é mais que marketing. :)
Offline

marketocracia 
Membro
Mensagens 41 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

DiguiVirus , eu também escrevi que SEO é uma linguagem. E tens que aprender essa linguagem. E comunicar com a linguagem dos teus visitantes e com a linguagem do SEO.

A ideia de que é tão perigoso como fazer tricô é em contraste com a ideia do Pedro Dias e do Google Guy que SEO é como brincar com tochas de fogo. Os motores de busca precisam do SEO. Se ninguém se preocupar em colocar um anchor text descritivo, se ninguém quiser saber dos motores de busca, o Google também perde com isso, porque terá maiores dificuldades na indexação e no posicionamento. Eu acho que o SEO não pode ser apresentado pelo próprio Google com algo de perigoso.

Pensa um pouco em termos sociais. Imagina que fazemos todos SEO formal para sites feitos para AdSense. Vamos ganhar alguma coisa com isso. Mas, durante quanto tempo? E o que é que vai acontecer à internet? Vai aumentar a dificuldade para encontrar conteúdo de qualidade. Hoje, já vemos que no twitter há uma corrente que passa entre os utilizadores a promover conteúdo de qualidade.

O SPAM prejudica a experiência de todos nós enquanto utilizadores. Por isso, a ideia é que quem faz SEO dum site que não tem uma mensagem, esse SEO é formal, porque promove SPAM.

Por outro lado, a diferença entre procurares um link num contexto de marketing ou procurar um link sem esse contexto é uma mera questão de perspectiva. Se comentares num blog do follow, porque gostastes do artigo, gostas do debate, gostas de te relacionar, acrescentastes valor à discussão, conseguistes o teu link, mas deixastes a tua marca de quem tu és, da tua mensagem. Se comentares sem qualquer interesse pelo artigo que nem sequer lestes, conseguistes o mesmo link. Mas, no fim do dia, o teu contributo para a comunidade não foi tão positiva.

Quando escrevo que SEO é marketing, não deixo também de escrever que é uma parte desse todo que é o Marketing. Eu compro livros da Sherpa que custam uma fortuna por causa do Marketing deles e não por causa de SEO. Mas, hoje não se pode fazer Marketing sem conhecer SEO.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Já agora o tricô é tão ou mais complexo do que SEO e também pode ser perigoso. :lol:

Agora fora de brincadeiras, gostei da abordagem é mais interessante e elucidativa do que muitas que andam por aí.
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Concordo com o Nuno, o SEO é uma ferramenta ou mais uma das muitas disciplinas do Marketing.

Penso que no artigo original quando há referência ao "malabarismo" é porque (isto é uma coisa que muitos SEO wanna be's não percebem) é que o SEO é um trabalho continuado e é preciso ir testando variações dos elementos implementados nos sites. Lidar com todas essas pequenas modificações e observar resultados, isso é o malabrismo.

Quanto o ser "perigoso como fazer tricot", deve-se ao facto de esta ser uma actividade inofensiva praticada por muitas donas de casa e avozinhas, mas que correm sempre o risco de se espetarem. Nos tais malabarismos, corre-se o risco de ultrapassar determinados limites e é aí que os SEO experts se "espetam".

Para aqueles que pensam que o SEO é essencialmente aparecer listado na primeira página dos SERPS, hoje em dia a maioria dos serviços de ADs contextuais paga mais aos sites listados nas páginas interiores e muito menos os que aparecem nas primeiras páginas. Isto porque, nas primeiras páginas estão aqueles que se esforcam muito para estar ali, onde aparecem os conteúdos repetidos; enquanto que nas interiores aparecem os que realmente têm conteúdos originais.

O SEO não é um "fim", mas um dos muitos meios que podem ser usados na divulgação/marketing de um site.
Offline

marketocracia 
Membro
Mensagens 41 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

cpdesign, como é que te chamas?

A afirmação do malabarismo com tochas de fogo é compreensível. Não conheço em que contexto é que o Google Guy referiu essa afirmação. O Pedro Dias repetiu a afirmação a propósito de concursos de SEO, onde vale quase tudo. Quando integramos o SEO no Marketing, é tão perigoso como fazer Marketing.

Imagina-te um dia a trabalhar numa empresa e tens que justificar um orçamento de SEO ao Director do Marketing, ainda da velha guarda, que às vezes ainda não consegue acertar com o cursor do mouse no ícon certo e tem que repetir várias vezes, mas já leu algures que o SEO é como um malabarismo com tochas de fogo. Vais ter problemas.

Ou a querer vender serviços de SEO a um cliente. E o cliente começa a perguntar por técnicas de black hat ou a querer que o site fique posicionado em primeiro lugar 1 ou 2 semanas depois. Lá estamos nós no SEO Formal, desligado do marketing. Esse SEO deve ser desvalorizado, porque prejudica os profissionais de Marketing.

É por isso que fiz a distinção entre 2 tipos de SEO. E deve-se fazer a pedagogia do SEO que é parte do esforço de Marketing. E é importante que a avozinha se identifique com esse SEO Material.

Eu prefiro que o Google diga que aquilo que se faz nos concursos de SEO não é SEO. Porque, como tu próprio escrevestes, o SEO não é um fim em si mesmo.

Acho que não estamos em ondas diferentes.
Offline

marketocracia 
Membro
Mensagens 41 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Fernando, achas que faz sentido distinguir um SEO Material dum SEO Formal?
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Concordo com o web milionário. Acho que há aqui falta de coerência.

@marketocracia, não interpretes isto como um ataque pessoal. Trata-se apenas de uma indignação que para mim tem algum sentido.

offtopic: tens um domínio do caraças. Registaste marca? Se sim, parabéns. Se não, regista rápido antes que fiques sem ele.

EDIT: Vi agora:

Webmaster é uma marca da Webvila Lda

Por outro lado, acho incrivel como é que se pode registar a marca webmaster. É quase como registar a marca advogado ou canalizador. O que acontecerá a todos os sites que incluem a palavra webmaster?!?
Offline

marketocracia 
Membro
Mensagens 41 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

A empresa onde sou gerente registou a marca WebMaster, válida até 17-04-2017.

cjseven, aceito que não seja pessoal. Mas, eu sou novo aqui. Li o tópico 51 dicas de SEO. Não vi qualquer indignação. Criei um tópico dentro do mesmo estilo, para debater um assunto que me interessa. Onde é que vou fazer isso, senão num fórum? Reescrevo o artigo no tópico? Não é prático.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Offtopic eliminado.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

A empresa onde sou gerente registou a marca WebMaster, válida até 17-04-2017.

cjseven, aceito que não seja pessoal. Mas, eu sou novo aqui. Li o tópico 51 dicas de SEO. Não vi qualquer indignação. Criei um tópico dentro do mesmo estilo, para debater um assunto que me interessa. Onde é que vou fazer isso, senão num fórum? Reescrevo o artigo no tópico? Não é prático.

Porreiro e acredito. Não sou advogado nem percebo muito de marcas mas acho que se trata de uma palavra genérica que ninguém deveria poder registar como marca. Ou melhor, a entidade que as regista revela incompetência ao deixar registar uma marca com base num nome genérico.

Eu próprio tenho pelo menos 1 domínio com a palavra webmaster e existem dezenas de outros pela Internet fora... Vemo-nos em tribunal! :D