Cá estou de barriga cheia (falta é lavar a louça...)
Quanto ao artigo, estou de acordo geral com os conceitos, que no fundo se aproximam do white / grey / black hat. Não aprecio contudo, as denominações: Material para o white e Formal para o grey / black.
A minha visão sobre SEO e afins:
O SEO é um ramo do SEM que consiste:
- na optimização onsite das páginas, para que as mesmas surjam nos resultados dos motores de busca. Aqui não há grandes novidades, nem grande margem para o formal / black hat (ou então sujeitamo-nos gravemente a desindexações. ex: links da cor de fundo, keyword stuffing, etc).
Resumindo, SEO onsite é a utilização de H1 - H6, negritos, metatags, alt tags, densidade, proeminência, etc. Tudo elementos e indicadores que podem e devem ser optimizados para potenciar posições superiores nos SERPS.
- na promoção offsite. Aqui já é outra história e muito pode ser feito white, grey ou black. Na minha opinião não vale a pena arriscar técnicas grey e black. Contudo e como em tudo, os sistemas e regras quando são criados, são tornados alvo por manipuladores com vista a determinados objectivos.
Eu confio no google (espero não me arrepender de dizer isto se um dia me suspenderem a conta. ou desindexarem os meus projectos... Dada tanta manipulação, creio que existam também inocentes feridos no meio da batalha).
Eles têm uma verdadeira visão de marketing e marketing é "produzir aquilo que se vende", ou seja, no caso do Google, oferecer resultados que correspondam às expectativas dos seus clientes (internautas que utilizam o serviço de pesquisa). Assim, eles continuarão a filtrar e a aprimorar os resultados para que se aproximem o mais possivel do cliente individual. Não tenho dúvidas que dentro de pouco tempo teremos resultados personalizados, não só geograficamente, mas também ao nível único e individual.
O SEO Formal irá se adaptar com novas técnicas para manipular resultados (a curto prazo) e o SEO Material continuará a ser a via branca e imaculada para conquistas de posições a médio / longo prazo.