← Conversa Geral

Qual a melhor medida a tomar?

Lida 2335 vezes

Offline

Dolphin78 
Membro
Mensagens 9 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Webmaster Avatar

Boas, Já tentei colocar este post através do meu telemóvel, mas não deve ter dado porque não o encontro, por isso se estiver duplicado, peço desculpa.

Tenho um cliente que aceitou o meu orçamento para um site em joomla, mas agora indica que tenho de lhe fornecer os ficheiros pois ele é que vai tratar de colocar tudo online...

Assim não vou poder garantir o correcto funcionamento do site, nem sequer ter uma segurança relativamente ao pagamento do trabalho que será realizado. Já alguém teve um cliente assim?

A meu ver penso que só me resta duas soluções, indicar ao cliente que o serviço só pode ser feito tendo acesso a ftp e ao backend do joomla, ou então que terá de procurar outra pessoa... qual a vossa opinião?

Obrigado
Ricardo Roque
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Viva, se tens de lhe entregar as coisas é simples.

Pedes o que falta pagar ou o valor total, caso ele não tenha pago e entregas os ficheiros.

O cliente tem de ter consciência que o bom funcionamento do site está dependente do trabalho que ele fizer. E a partir do momento que ele insiste em fazer as coisas, está por sua conta e risco.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O que o Jóni disse. Entrega o site após o pagamento.

Eu nos meus sites aviso logo o cliente que o site tem obrigatoriamente que ficar no meu servidor e ele apenas tem acesso ao backoffice com algumas limitações (não pode mexer em nada que eu não queira nem retirar os ficheiros do site).
Offline

euluism 
Membro
Mensagens 975 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Fazes o seguintes.

Para já não dês acesso a nada sem pagamento adianto, algo que já te deixe em lucro como é óbvio.

Dizes: Meu caro cliente,
Vou instalar o sistema, criar o site com as páginas que os srs desejam e tal... e tal... criar os formulários... Por galerias, a caixa do like do facebook e essas coisas que eles gostam.
Para isso pretendo 75% de entrada.

Os outros 25% serão solicitados quando eu entregar o site em mão, ou seja dados completos do cPanel ou afins... ftp, email, backoffice, e fornece-vos umas aulas para aprenderem a actualizar o conteúdo.

Se fizerem asneira melhor para ti ainda te cobras de um valor para compor.

PS: Faz backup de tudo antes de entregares a página. Em caso de raia deles tens o que tu crias-te sempre contigo.
Offline

Dolphin78 
Membro
Mensagens 9 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Webmaster Avatar

A questão é que ele não quer que eu configure nada....nem que faça a instalação do joomla...nem acesso a ftp, nem ao cpanel nada...quer que eu crie o site em demo no meu servidor...e depois de ele dar o ok, que lhe envie tudo (neste caso inclusive o backup das bases de dados criadas na versão demo) para ele depois fazer tudo no servidor onde vai alojar o site e o fórum. Se ele depois não consegue pôr tudo a funcionar a 100% corro o risco de ter um cliente a fazer má publicidade...
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Isso é menos mal. O problema é dele. Entretanto se ele quiser que lhe configures isso no servidor dele, pedes-lhe um valor extra. ;)

Pede-lhe para pagar, envias os ficheiros após receberes a massa, e depois é com ele.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A questão é que ele não quer que eu configure nada....nem que faça a instalação do joomla...nem acesso a ftp, nem ao cpanel nada...quer que eu crie o site em demo no meu servidor...e depois de ele dar o ok, que lhe envie tudo (neste caso inclusive o backup das bases de dados criadas na versão demo) para ele depois fazer tudo no servidor onde vai alojar o site e o fórum. Se ele depois não consegue pôr tudo a funcionar a 100% corro o risco de ter um cliente a fazer má publicidade...

Isso já é problema dele. Se é ele que quer assim não tens que te preocupar com mais nada senão de receber antes de entregar seja o que for. ;)

Não estou a ver qual é o stress.
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citar
Se ele depois não consegue pôr tudo a funcionar a 100% corro o risco de ter um cliente a fazer má publicidade..

se o cliente quer assim e tu queres o cliente, então tens que fazer no teu servidor e passar a informação tal como ele quer. Se ele pede assim é porque sabe o que faz. Nem todas as empresas dao acesso aos seus servidores.
Offline

JK Net 
Membro
Mensagens 35 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma

Alem do que já foi dito, deixa claro que não te responsabilizas se o site não funcionar após entrega por algum erro de configuração.

Antes de entregares, mostra o trabalho a funcionar no teu servidor. Depois é com ele.