← Negócios Online

Empresa na Hora - Domínio em DNS.pt

Lida 10592 vezes

Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Viva a todos,

Ao registar uma empresa através da "Empresa na Hora" / "Empresa OnLine", foi oferecido um domínio .pt.

Acontece que os dados que me foram enviados me permitem aceder à área privada do domínio em www.dns.pt, mas através desse portal nada consigo alterar (relativo a Servidores de DNS, nomeadamente).

Pelo que percebi do e-mail que me foi enviado, tenho de passar um domínio para um dos registrars para poder efectuar esse tipo de operações.

Como não percebo muito destes assuntos, gostava que alguém me explicasse isto de forma mais clara, ou seja, o que tenho na prática que fazer? Passar o domínio para uma SP? Pago alguma coisa por isso?

Aqui vai o e-mail que me foi enviado:

Citar
Exmo. Senhor,
 
Conforme conversa telefónica remetemos cópia da informação enviada por carta:
 
A FCCN, Fundação para Computação Científica Nacional, assinou um protocolo com a Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça (ITIJ) e o Registo Nacional de Pessoas Colectivas, com o objectivo  de regular as condições em que se efectua o registo do nome de domínio, registado em .PT, das sociedades comerciais constituídas no âmbito das iniciativas "Empresa na hora" e "Empresa OnLine"

Uma vez que a Vossa empresa foi constituída no âmbito da iniciativa "Empresa na Hora" / "Empresa onLine" a FCCN efectuou já o registo do Vosso domínio conforme acima referido o qual vos é atribuído de forma gratuita no primeiro ano.

De acordo com o referido protocolo, o domínio está provisoriamente alojado na FCCN com a activação de uma página modelo até que a Vossa empresa assuma a gestão do domínio através do envio de todos os elementos necessários à FCCN através de formulário disponível no item "formulários" disponivel em www.dns.pt.

Para transferência do domínio para a Vossa gestão poderão recorrer a um dos Agentes de Registo da FCCN, conforme lista disponível em www.dns.pt. e para melhor facilidade de utilização, enviamos já os dados necessários à transferência on-line e gestão do dominio, evitando o recurso ao preenchimento do formulário.

Cumprimentos.
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Terás, antes de mais, alterar a Entidade Gestora para o teu NIC Handle (encontras um código, do lado direito quando fazes login no DNS.PT - esse é o teu NIC Handle). Depois, alteras a Entidade Técnica e Administrativa também para esse NIC Handle. Só aí terás acesso a todas as opções, tais como alterações dos nameservers.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Para além do que  marsupillami explicou, passares o dominio para a gestão de uma HSP apenas involve a colocação do Nick-Handle dessa HSP no campo Entidade Gestora. Assim continuaras sempre como titular.

Depois a entidade gestora apenas tem de mudar os DNS's.

Normalmente não existem custos associados na transferencia de um dominio .PT (depende de empresa para empresa), e o preço de renovação é sempre feito à Entidade Gestora (nivel de preço/valor) que depois te cobrará a ti um valor x

Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Então, para poder alterar os servidores DNS basta registar a empresa como gestora do domínio?

Cumprimentos.
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Quem pretendes que altere os DNS´s, tu, ou a empresa?

Em qualquer dos casos tens de colocar o teu NIC-Handle como entidade gestora para teres acesso a novas opções.

Depois, caso queiras ser tu a alterar, colocas o teu NIC Handle na Entidade Técnica. Caso pretendas que seja a empresa, colocas o NIC Handle da empresa como Entidade Técnica.

Opcionalmente, e caso pretendas renovar o domínio pela empresa, então colocas também o NIC Handle da empresa como Entidade Gestora. Aí, ficas apenas como titular do dominio.
Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Quem pretendes que altere os DNS´s, tu, ou a empresa?

Em qualquer dos casos tens de colocar o teu NIC-Handle como entidade gestora para teres acesso a novas opções.

Depois, caso queiras ser tu a alterar, colocas o teu NIC Handle na Entidade Técnica. Caso pretendas que seja a empresa, colocas o NIC Handle da empresa como Entidade Técnica.

Opcionalmente, e caso pretendas renovar o domínio pela empresa, então colocas também o NIC Handle da empresa como Entidade Gestora. Aí, ficas apenas como titular do dominio.

Correcto. Obrigado pela ajuda, já está tudo operacional.
Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Bom, só mais um esclarecimento.

Eu tendo um alojamento, basta-me alterar o IP e o Servidor DNS do domínio para os da empresa em questão, certo? É que desta vez está a demorar um pouco mais, o que me está a deixar apreensivo.
Offline

louro 
Membro
Mensagens 769 Gostos 2
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Bom, só mais um esclarecimento.

Eu tendo um alojamento, basta-me alterar o IP e o Servidor DNS do domínio para os da empresa em questão, certo? É que desta vez está a demorar um pouco mais, o que me está a deixar apreensivo.

Sim , tens de mudar. Mas a conta deve estar criada e bem configurada no servidor porque eles verificam antes de apontar o domínio.
Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Viva,

Tenho agora uma nova questão. Já alterei o IP e Servidor de DNS há mais de 7 dias e o domínio ainda não está funcional. Isto é costume acontecer na DNS.pt? É que noutros domínios que já possuí sempre foi bastante rápido.

Cumprimentos.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Deves ter-te esquecido de fazer o Pedido de Avaliação!
Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Deves ter-te esquecido de fazer o Pedido de Avaliação!

Creio que fiz isso logo após ter alterado o IP e Servidor DNS, mas não estou totalmente seguro. Pelo sim pelo não, fiz novamente.

Obrigado pela ajuda.
Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Viva,

Continua a não dar. Aparece a página da DNS.pt com um texto que diz "Este domínio foi atribuído à empresa titular, no âmbito da iniciativa Empresa na Hora do Ministério da Justiça em colaboração com a FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional".

Alguma sugestão? Provavelmente irei contactá-los na tentativa de perceber esta situação.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Isso quer dizer apenas que não mudaste os DNS's ou não pediste a avaliação ou o dominio está em TECH-PRO (mal configurado)

Saudações
Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Tenho tudo bem configurado, penso eu.

No entanto, encontrei isto: http://luminescente.com/2007/11/07/a-minha-experiencia-com-o-dnspt/

Será que é esse o problema? Se sim, como obter outro nameserver?

Cumprimentos.
Offline

Spellcraft 
Membro
Mensagens 30 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Viva!

Já inseriste o teu domínio na conta de alojamento ou este é o domínio principal com que esta foi criada?
É que se o teu domínio não estiver registado em lado nenhum na tua conta de alojamento as configurações que inseriste vão ficar pendentes.
Há uma validação da dns.pt para verificar se o teu domínio se encontra de facto configurado no servidor com o IP e NameServer que especificaste. Se não estiver o processo fica pendente.

Espero ter ajudado.