← Negócios Online

Dúvida Financeira/Fiscal - Plataforma Online

Lida 3287 vezes

Offline

D.O. 
Membro
Mensagens 4 Gostos 0
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Karma Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary

Boa Noite,

Gostaria de saber como funciona a responsabilidade fiscal ao nível da emissão de facturas e responsabilidade do IVA duma plataforma online que retém uma comissão.

Um exemplo concreto seria para quem conhecesse a plataforma "Zaask" - http://pt.zaask.com/index.php

Resumindo, a plataforma liga pessoas que oferecem tarefas (que podem ser pessoas comuns não colectadas) e pessoas que procuram quem realize determinadas tarefas. A Zaask ganha uma comissão - vamos generalizar 10%.
Ora segundo o site, o cliente escolhe de entre os oferentes aquele que quer e paga online.

Segundo percebo o dinheiro fica "bloqueado numa conta" (não percebo qual) enquanto a tarefa não é realizada. Ddepois quando a tarefa for concluída o cliente tem um prazo de 3 dias para "libertar" o valor e este ser pago a quem presta a tarefa.

A Zaask afirma que em termos fiscais apenas passa uma factura no valor da comissão que recebe a quem executa a tarefa, ou seja passa uma factura dos 10% ao executante.

Isto é legal e em termos fiscais aceite? É que eu pensava que eles ao receberem o dinheiro do cliente mesmo ficando bloqueado temporariamente funcionasse como um recebimento para eles.

Gostava de perceber esta lógica. Se alguém puder ajudar ficaria muito agradecido.

Cumprimentos.
Offline

Coffe Things 
Membro
Mensagens 347 Gostos 3
Feedback +7

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Level 5 Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Supostamente eles deveriam passar uma factura a quem paga, pelo valor total.
E quem presta o serviço deveria passar uma factura à "tal plataforma" pelo valor que recebeu.
Assim, basicamente está a "poupar" a pessoa que presta o serviço de pagar IVA pela emissão da factura.
Offline

D.O. 
Membro
Mensagens 4 Gostos 0
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Karma Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary

Obrigado pela ajuda Coffe Things!

É precisamente essa a minha ideia, mas a verdade é que deve estar a escapar-me algo no funcionamento da plataforma já que eles só passam mesmo uma factura pelo valor da comissão. É como se não recebessem nada ou então a conta de transição não é deles =/
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Isso é um clone do famoso taskrabbit, fui pesquisar sobre o assunto e realmente parece que existe um risco legal para quem presta os serviços sem que se apercebam...

Podes ver mais aqui:
http://www.quora.com/TaskRabbit/Is-it-legal-for-TaskRabbit-to-not-pay-employment-taxes

btw: Bem vindo ao +t