Mensagens - batmitra

Páginas: 1 ... 3 4 5 6 7 ... 12
62
Eu sempre tive a ideia que, não sabem, alguns nem querem saber, nem sabem explorar o potencial de um site. Opinião que se tem vindo  a confirmar. Para alguns, mais vale criar uma mensalidade, para manutenção, alterações e colocação de conteúdo, caso contrario deixam ficar tudo abandalhado e esqueçam as instruções básicas dadas inicialmente.

Isto é o que tenho encontrado :wink:

tens razão, mas , felizmente, tenho encontrado clientes que querem sites por medida, para casos especificos de trabalho e que dão uso às ferramentas que forneço. No entanto , o problema é que, por vezes as ferramentas são demasiadas para o cliente, como é o caso do Wordpress.


63
Eu não percebi é a razão pela qual o cliente não quer acesso total à parte de administração do Wordpress. Pelo menos num trabalho normal, monta-se o projeto e depois explica-se ao cliente o que ele precisa de fazer para publicar artigos etc. e hoje em dia o Wordpress é tão fácil de utilizar que mesmo alguém que não o conheça adapta-se facilmente.

Eu explico, dentro do possivel. Quando se tem acesso total ao backoffice podemos, entre outras coisas, mudar o theme, gerir categorias, gerir paginas, utilizadores, etc, etc..

O que se pretende é que o cliente não possa fazer isso tudo, mas apenas inserir conteudo para determinadas áreas do site. O site em causa não é do tipo blog, logo é algo feito à medida do cliente e o backoffice do wp é demasiado extenso para o pretendido.

Portanto, a ideia seria, dentro do tema, haver uma área de admin em que o cliente mexesse, mas que não tenha hipotese de "estragar" o resto.

ao contrário do que se pensa ainda existem por aí muitos clientes que não sabem sequer o que é o wordpress, nem o que são CMS pelo que é necessário adaptar o nosso trabalho ao cliente.

http://wordpress.org/extend/plugins/white-label-cms/
e
http://wordpress.org/extend/plugins/adminimize/

Obrigado Pedro :)

64
Acabei por não ler o tópico todo, mas batmitra dá uma olhada a este plugin: http://wordpress.org/extend/plugins/advanced-access-manager/

Muito obrigado, este plugin resolve a maior parte das coisas que preciso.

65
Obrigado a todos os que contribuiram até agora para me ajudar na resolução deste problema. Pelo que leio todos aconselham a que se use o backoffice do wp com algumas pequenas modificações, por isso deixo aqui algumas duvidas que me surgiram ao olhar para essa ideia:

1º No site existem 3 paginas (Ex: p1,p2,p3). È necessário que o cliente consiga editar apenas estas páginas, ou seja que não exista menu pages mas sim restringir o acesso apenas a estas páginas.

2º Existem 3 categorias para os posts, o cliente teria que, no backoffice, poder criar posts apenas para essas categorias, ou seja não pode criar categorias novas.

3º Se um admin, neste caso eu , quiser ter acesso ao resto das funcionalidades, como se prevê este tipo de situação?

Alguém sabe como o fazer?

Obrigado mais uma vez

66
Nunca viram?  :lol:... Pois, se calhar não ...

Mas ele bem pode facilitar a vida ao cliente...

Login na sidebar ou outra coisa qualquer.
Um botão de edit em cada artigo, que só apareça dependendo do nível do utilizador logado (editor/admin, etc) - eu sei que isto vai ter ao backoffice, mas facilita ;-)
Uma página para submissão de conteúdo com costum post types.

Quanto aos menus, etc etc, o ideal é mesmo ir ao wp-admin. Mas como é algo menos comum, podes tentar convencer o cliente.


È verdade, é mesmo facilitar a vida ao cliente e a mim. Para quem nunca viu tal coisa, quando estiver pronto, eu mostro como se faz :)

Se ele acede por wp-admin
dá-lhe o wp-login.php
já é diferente lol...

O teu cliente não pesca nada da coisa.
O wordpress apenas trabalha com o backoffice que tem. Nunca vi ninguém a alterar conteúdo fora do wp-admin.
O teu cliente deve perceber que o conteúdo edita-se no wp-admin, escreves os passos no bloco de nota ou assim para ele fazer e problema resolvido.

Sinceramente para fazeres o que pretendes, um backoffice único para wp-admin, nunca criei nada disso nem te sei aconselhar algo.
Basicamente diz que o painel é wp-admin e escreves os passos para ele aprender a fazer sozinho.


Tens razão o meu cliente não pesca nada da coisa, e não quer pescar por isso é minha obrigação , enquanto programador e fornecedor do site, ir ao encontro dos requisitos do cliente e não adaptar o cliente Àquilo que eu penso que deve ser.

Não é obrigatório usarmos o wp-login.php para fazermos login, podemos chamar a função :)
directamente.

67
A questão é mesmo evitar de ir ao backoffice  porque isso implicaria que o cliente conseguisse mexer em tudo, excepto se personalizarmos o backoffice cortando o acesso às várias funcionalidades, o que não abona em favor de um admin que tenha que mexer em tudo.

Ele deve estar a espera de encontrar algo em que se arrasta uns menus, aperta-se duas teclas e está tudo feito.lol

Mas não estou a ver alternativa :-k



È exactamente isso que ele espera fazer, ter a facilidade de, ao  não saber nem PHP, nem css, nem o que é sequer o wordpress, poder criar, editar ,alterar ou apagar conteudo do seu site. O wordpress é suficientemente versátil para fazermos isso, eu apenas estou À procura da direcção a seguir pois já fiz outros requisitos que me foram pedidos, mais esquisitos, como criar o registo de um utilizador através de um workflow passo a passo.

Entretanto, já arranjei um plugin que me deu a primeira ideia, o Front-end editor :)

68
WordPress / Página de administração para clientes
« em: 22/Mai/2012 21:35 »
Boa noite,

preciso de uma ajuda, se for possivel. Estou a desenvolver um tema em wordpress mas o cliente pede-me que o mesmo tenha uma página que permita:

Escrever novos posts
Alterar o conteudo de uma pagina
Alterar/Adicionar imagens a um slideshow (estou a usar o meteor)
Permitir adicionar/alterar/apagar menus

Isto tudo sem que o cliente vá à página normal de administração do WP.

Há alguém que conheça algo do genero que me possa indicar o caminho?

obrigado

69
Pois, não quero alguém que não durma. Apenas alguém que esteja disponivel. :)

70
Tal como diz o título procuro pessoas capazes de gerir conteudos em wordpress.

Condições base:

1º Ter disponibilidade 24/7
2º Ter conhecimentos de wordpress (Não precisam de ser fortes, basta os básicos)
3º Poderem passar recibos

O trabalho terá a duração aproximada de 1 ano e a remuneração é fixa.

A primeira condição é exigida pois essas pessoas terão que ter capacidade de colocar conteúdo a qualquer hora, exigindo-se que estejam à distância de um mail ou sms. Não quer dizer, de forma alguma que terão de estar sempre a trabalhar, no entanto, o projecto exigirá responsabilidade por parte do gestor do conteudo.

Para mais informações por favor mandem PM.

Obrigado

71
Design Gráfico / Re: edusantos.net | Web Design
« em: 31/Mar/2012 19:40 »
Eduardo, tiro-te o chapéu.

Obrigado por teres vindo esclarecer a questão. De facto eu concordo contigo, um webdesigner é muito mais do que um fazedor de frontends.

Só não concordo com uma coisa, apesar de se ter muita experiência deve-se submeter os trabalhos a testes de UX, existem muitas formas para isso, só assim se comprova se uma interface é mais funcional do que outra. Não quero com isto dizer que devem ser submetidos todos os templates a esses testes, mas deve-se fazer amostragens, pelo menos uma vez por ano. A tecnologia evolui, assim como a exigência dos utilizadores.

72
Design Gráfico / Re: edusantos.net | Web Design
« em: 31/Mar/2012 09:21 »
Não desfazendo o trabalho do Eduardo Santos, porque de facto é bom, aproveito o tópico para colocar esta questão:

Voçês olha, para um template e dizem "muito bom,", "excelente", "gosto muito", etc, etc. Mas de facto o que é que distingue estes templates dos milhares que vemos por aí , free ou premium?

Será só o aspecto? (Já vi muitos semelhantes ao do Eduardo Santos)
Funcionalidades?
Usablidade?

Ou outra coisa qualquer?

Como eu estou a colocar a questão, é justo que seja o primeiro a responder,
em relação aos templates do Eduardo Santos o que mais me atrai é mesmo o aspecto visual pois não vejo nenhumas funcionalidades acrescidas. Em termos de usabilidade, teria que testar o template num wordpress ou outra plataforma qualquer.

73
Normalmente os software's utilizados para lojas online têm opção de associar cada artigo a um determinado fornecedor.

Não era bem a isso que eu me referia. Imagina que tens 2 ou 3 ou 10 lojas e que vendes o mesmo produto, de modo a saber que loja é que está a vender mais, que clientes são comuns, etc etc há que haver algum tipo de organização certo?

só pergunto se conhecem algum software para isso :)

74
Obrigado.

Mais uma pergunta, caso tenham mais do que uma loja para os mesmos produtos, conhecem algum software para se "organizarem" e saberem de onde vem as encomendas?

Ou seja, para além do email o que usam?

75
Sim há, mas o nome deste modelo de negócio é pouco habitual.
O ideal é explicares a fornecedores/lojistas/etc em que consiste, porque se fores a algum lado perguntar se fazem dropshipping dúvido que tenhas muitas respostas afirmativas.

Obrigado pela resposta, já agora, não podes indicar alguns conhecidos?

Pelo que entendo, e por alguma experiência no passado, este sistema funciona muito bem se tivermos um nicho em que existe pouca concorrência, como hoje em dia isso é cada vez mais dificil, temos de concorrer nos grandes nichos e ficar com fatias menores do lucro.

Páginas: 1 ... 3 4 5 6 7 ... 12