← Negócios Online

O que fazer? quando uma empresa não paga o valor acordado.

Lida 7152 vezes

Offline

amaru 
Membro
Mensagens 600 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Recentemente fiz um website para uma empresa no qual concordei um valor X, embora a dita empresa se tenha chorado toda quando acordei esse valor no qual eu mesmo assim manti, inclusivé tendo na altura ameaçado em cessar os meus serviços e a empresa contactar outra pessoa para fazer esse trabalho.

 O que acontece é que no dia que acordei o valor X a empresa tentou acordar um valor Y, e o que aconteceu foi que hoje fui ao meu MB e vi que em vez de estar na minha conta o Valor X que eu tinha acordado, estava sim o valor Y que a empresa tinha se chorado no dia que acordamos valores.

 O que fazer nesta situação? eu já contactei a empresa mas o director não estava disponivel de momento, portanto estou há espera do telefonema deles. Na minha mente estou a pensar em quando o director contactar-me perguntar o que aconteceu para não estar depositado o meu valor X na minha conta, mas sim o valor Y, caso o director comece a insistir nesse valor irei dizer que irei por o site offline até depositarem na minha conta o valor acertado.
E caso não puserem ficam sem site e sem o valor Y deles.

 Acham que é a melhor forma de agir? desculpem a expressão mas que pais de "merda", choram-se todos para pagar seja o que for.
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Chorões, mamões, aldrabões, ..., e essas coisas que acabam todas em "ões" existem em todo o lado, por isso não é correcto dizer que Portugal é um país de merda. Isso acontece em qualquer país.

Penso que devias de tentar falar com eles, fazer com que te paguem a bem. Se houver algum contrato e se não quiserem pagar, então usas as vias legais caso valha a pena. Se não tiveres contrato avisas que podes deixar o site offline e faz com que entendam que vão perder o que já pagaram.

Penso que seja importante falar bem primeiro, chegar a um acordo... só depois é que engrossas a voz e mostras quem manda :cool:
Offline

amaru 
Membro
Mensagens 600 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Basicamente é a táctica que vou utilizar, obrigado pela dica. Abri este tópico com dois intuitos, o primeiro era para ver se o que estava a pensar em fazer estaria correcto e o segundo foi mais ou menos uma forma de desabafo.
Offline

amaru 
Membro
Mensagens 600 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O director da empresa está a evitar falar comigo a todo o custo, portanto já me adiantei e o site está Off Line, assim já vai ter interesse e contactar-me.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Em primeiro lugar tenta escrever usando parágrafos e não seguido como fizeste, cheguei a meio do teu texto e já estava cansado de o ler...

Em segundo lugar, se isto aconteceu hoje tens que ter mais calma, a suspenderes o site sem dares tempo de falares com eles dás uma imagem muito pouco profissional da tua parte e até infantil. Vais morrer se não esperares algum tempo para ver o que te respondem? Ou achas que um director de uma empresa não tem mais nada que fazer e pode falar contigo a teu belo prazer?

Não estou a dizer que a razão não está do teu lado, mas ao agires assim dessa forma também ficas muito mal na imagem. Suspenderes o site a um cliente deveria ser o último recurso, caso eles realmente se recusem a pagar a diferença ou continuem sem responder aos teus pedidos de contacto. Além de que te arriscas que simplesmente se lixem para o site e perdes o valor em falta e anulas qualquer hipótese de voltares a conseguir trabalho com essa empresa.
Offline

amaru 
Membro
Mensagens 600 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas, adoptei esta medida porque existe o risco de alterarem as password's e ai ficar eu tramado. No entanto tomei em conta o que disseste e o site está on line.
 
No entanto eu como lidei algumas vezes com este director sei que ele está a evitar  contactar-me, pois já o vi fazer isso a clientes por algumas ocasiões que estive na empresa a trabalhar.  E a empresa depositou-me exactamente o valor Y que tinha sugerido e que eu recusei, logo ai estão a querer tomar-me por parvo.

Contudo fica o site online e vou esperar pelo contacto, irei entrar com uma conversa civilizada e perguntar primeiro o que se passa, caso a resposta não for a melhor irei proceder então ao processo de por o site em modo offline.

Quanto aos parágrafos costumo escrever assim quando estou menos calmo, peço desculpa aos leitores.
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Boas, adoptei esta medida porque existe o risco de alterarem as password's e ai ficar eu tramado. No entanto tomei em conta o que disseste e o site está on line.
 
No entanto eu como lidei algumas vezes com este director sei que ele está a evitar  contactar-me, pois já o vi fazer isso a clientes por algumas ocasiões que estive na empresa a trabalhar.  E a empresa depositou-me exactamente o valor Y que tinha sugerido e que eu recusei, logo ai estão a querer tomar-me por parvo.

Contudo fica o site online e vou esperar pelo contacto, irei entrar com uma conversa civilizada e perguntar primeiro o que se passa, caso a resposta não for a melhor irei proceder então ao processo de por o site em modo offline.

Quanto aos parágrafos costumo escrever assim quando estou menos calmo, peço desculpa aos leitores.

Mudarem as passwords? Eu não sei como trabalhas, mas eu não dou dados nenhuns enquanto não for pago pelo trabalho.

Quanto ao deixares o site offline, eu cá não fazia isso, dava uma semana para me darem uma resposta, então se não dessem aí já talvez entrasse por isso, mas como já disseram tens que ter mais calma.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Contudo fica o site online e vou esperar pelo contacto, irei entrar com uma conversa civilizada e perguntar primeiro o que se passa, caso a resposta não for a melhor, irei proceder então ao processo de por o site em modo offline.

É essa a atitude a ter. Tem calma a espera o tempo necessário para uma resposta, deve-se sempre tentar manter todas as portas abertas com os nossos clientes e não entrar a matar, caso contrário podes danificar e muito a tua imagem e reputação. E não só com esse cliente, outros como eu que leiam isto podem igualmente não querer trabalhar com alguém que age assim.

Depois vai dando novidades de como correu. Boa sorte!  :+trafego:
Offline

amaru 
Membro
Mensagens 600 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Mudarem as passwords? Eu não sei como trabalhas, mas eu não dou dados nenhuns enquanto não for pago pelo trabalho.

Quanto ao deixares o site offline, eu cá não fazia isso, dava uma semana para me darem uma resposta, então se não dessem aí já talvez entrasse por isso, mas como já disseram tens que ter mais calma.
Os donos do alojamento são eles, basta entrarem em contacto com a empresa. A minha forma de trabalhar tem um risco, eu não trato do processo de alojamento.

Não quero ter em nada a ver com a empresa de alojamento, antigamente tratava eu dessa parte, até um cliente ter feito uma conta de alojamento em modo profissional, daquelas que só pagas passado 1 ano e o que aconteceu foi que chegou-se ao final do ano e o cliente não queria pagar e o dono do alojamento veio pedir-me respostas.

 Portanto, agora eu indico empresas de alojamento ao cliente (geralmente tenho indicado empresas de pessoal daqui do fórum como trignosfera, webtuga, ptwebtech, etc) e os meus clientes é que tratam dessa parte com alguma ajuda minha.
 Mas como titulares do alojamento podem pedir para alterar passwords e eu ficar sem poder algum sobre o meu trabalho, pelo menos para alterar coisas mais profundas.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Pessoalmente e considerando o que dizes eu tinha deixado o site no chão... Ou melhor, só o tinha colocado online após pagamento.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Há contrato? Estamos a falar de uma empresa mesmo a sério? É que sinceramente tendo em conta o que li parece-me que isso não foi tratado de uma forma profissional. De qualquer maneira sempre podes dividir as coisas, receber 50% inicialmente e o restante no final do trabalho por exemplo.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Sugestões:

- Tenta escrever melhor português. Se a tua comunicação com o cliente é similar ao post inicial:
* sem paragrafos
* pontuação errada
* má formação das frases
então corres o risco da tua mensagem não passar correctamente (valores acordados por exemplo) e também do cliente assumir que está a tratar com miúdos.

- Escolhe os teus clientes. Não deixes que te escolham a ti.
Se dizes que este cliente tem um mau histórico (outros casos) então não trabalhavas para ele. Se a "vida está má" e o negócio "dava jeito", instalavas o site em modo demonstrativo num plano só teu e colocavas no alojamento do cliente quando te pagassem o valor acordado.

- Recebe sempre a totalidade do valor ou uma quantia parcial à priori.
Fazer o trabalho para receber a totalidade depois, pode dar mau resultado.

- Neste momento a melhor saída é a comunicação assertiva e aproveitar para aprender com os erros. A culpa da situação não é tua, mas a responsabilidade é. No fundo foste tu que aceitaste trabalhar para este cliente com um histórico duvidoso.
A esta hora provavelmente já têm um backup do site e se não tiverem provavelmente o fornecedor de alojamento tem. Suspenderes o site vai gerar um ciclo de comportamentos negativos e se eles forem "agressivos" são capazes de utilizar isso a seu favor para colocar um ponto final no assunto, ou seja, não te pagam mais e colocam o site online.

Assumindo que o acordo foi verbal e não há nada assinado (e mesmo assim com a justiça portuguesa...) de pouco vale ameaçar com advogados. Perdes mais tempo e dinheiro a fazer isso do que dedicares esse tempo a procurar mais clientes e fazeres sites.

Boa sorte!
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

É por estas que também recuso trabalhar para já por contactos telefónicos. Com os emails, msn, etc... fico sempre com um registo das conversas com as quais posso sempre confrontar o cliente.

Ainda assim já tive alguns problemas com clientes.
Offline

amaru 
Membro
Mensagens 600 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

cjseven a escrita não tem nada a ver com o assunto em questão, tudo foi acordado frente a frente, nem por telefone foi. Mas obrigado pelo teu post, pois alertou-me para mais acções que eles poderão fazer e eu estava esquecido disso, falo dos backup's.

 Aceitei trabalhar com esta empresa por pensar que nada disto iria acontecer, tenho lidado com clientes  bastante mais humildes (micro-empresas) e sempre pagaram a horas e na totalidade, esta pode se dizer que é uma grande empresa (conhecida por muitos de nós).
 
Fiquei surpreso com esta situação, mas, de futuro já sei como fazer. Vou aproveitar isto como um abre olhos.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

as grandes normalmente são as piores quando é para pagar.

com grandes sempre money à frente.

para passarem cheques tem de se esperar pelo tipo que encomendou o trabalho, pelo chefe dele, pelo director do departamento, pelo tipo da contabilidade, .... e quando chega ao último, o cheque vai para trás porque falta uma assintatura ... mas o gajo que tem de assinar foi de férias :)