← SEO

Conteúdo Duplicado

Lida 3259 vezes

Offline

afcramalho 
Membro
Mensagens 1373 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Estive a ler uns artigos sobre conteúdo duplicado e fiquei um tanto em dúvida quanto ao assunto. Uns dizem que penaliza o site, outros dizem que não penaliza, apenas faz com que o Google filtre (e não penalize) o conteúdo de forma a apresentar apenas uma versão nos motores de busca, o que dizem?

Retirar o conteúdo de um site, para outro, colocando a fonte da informação, ou até mesmo um escritor que participe em dois sites e coloque ocasionalmente conteúdo igual em ambos, o google penaliza?
Offline

Honesto-e-Bom-Rapaz 
Membro
Mensagens 11 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma Webmaster

A filosofia oficial dos buscadores é a seguinte:
-O conteúdo duplicado penaliza sempre, directa ou indirectamente.

Em teoria:
-Se o conteúdo é duplicado é porque o conteúdo original foi publicado antes. O site que tiver o conteúdo mais antigo, logo supostamente original, aparecerá em primeiro lugar.
Desse modo, o site com conteúdo duplicado é "penalizado" nas buscas. (Mesmo que não seja banido pelo Google e amigos.)

Na prática:
-É impossível gerir a confusão que é a Internet. São tantos os sites que nem mesmo o todo-poderoso Google consegue saber tudo. Só mesmo Deus omnipotente, omnipresente e omnisciente é que poderia ser um buscador perfeito.
-Logo, com sorte, é possível ter sites cheios de conteúdo duplicado e não acontecer nada de mal.

Conclusão:
-Para jogar pelo seguro, é melhor não usar conteúdo duplicado.
-Mas se for mesmo necessário usar conteúdo de outra origem, convém disfarçar essa origem. Ou seja: reordenar, recortar, reescrever. Enfim: reciclar.

Pessoalmente, eu nunca uso conteúdo dos outros. Mas se alguém quiser ganhar dinheiro na Internet, usar conteúdo dos outros é necessário. Não vale a pena ter ilusões. Estar sempre a criar o nosso conteúdo é demasiado difícil, demora demasiado tempo e não dá dinheiro.


Espero ter ajudado.
 :grin:

Rui
@[Festa da Informática]

Offline

afcramalho 
Membro
Mensagens 1373 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Fiz a pergunta, porque tenho um site que recebe conteúdo original e único todos os dias, mas conheço uma pessoa que faz "grandes artigos" ocasionalmente, e os disponibiliza noutro site, no site dele, a ideia seria continuar a disponibilizar "mini" conteúdos originais para o meu site diariamente, e ocasionalmente (1 vez por semana) máximo, disponibilizar um desses grandes conteúdos no meu site, em "parceria" com o dele. Basicamente, o artigo seria escrito para ambos os sites.

O site dele não faz concorrência directa com o meu, embora os artigos deles possam interessar também aos meus leitores. O objectivo neste caso seria agradar aos leitores e não aos motores de busca, não sendo portanto meu objectivo ficar indexado no primeiro lugar para esse conteudo, mas também não queria ser penalizado pelos motores de busca com esta acção.
Offline

Honesto-e-Bom-Rapaz 
Membro
Mensagens 11 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma Webmaster

---
Uma ideia maluca:

Você pode usar um iframe para integrar dentro da janela do seu site a parte do conteúdo do site dele que lhe interessa.

Nesse caso, o mesmo conteúdo estaria disponível em ambos os sites, para serviço dos leitores/ visitantes, sem haver prejuízo ou risco de penalização.

Pode ser complicado de fazer. É necessário mexer no código HTML

A tag iframe significa [inline frame] e permite inserir outro documento HTML dentro do actual que está a preencher a janela do navegador.


---
Uma outra ideia maluca:

Usar flash. Usar um ficheiro swf (flash) integrado no código HTML. O tal flash chama o conteúdo textual e mostra-o dentro de si mesmo.
Como os buscadores não conseguem ver o que está dentro do flash, é impossível descobrir a duplicação.

É por essa razão que os sites em flash estão a desaparecer da Internet. Para efeitos de SEO, é muito complicado usar texto que seja visível e indexado pelos buscadores.


---
E mais outra ideia maluca:

É possível colocar um código HTML a dizer ao Google: [Ei! Não leias o texto entre aqui e ali.]
Isso é usado, por exemplo, nos blogues do Blogspot para que o Google (e os outros buscadores) não indexem a parte do texto relativa à publicidade.


Rui
@[Festa da Informática]

Offline

rikos 
Membro
Mensagens 322 Gostos 10
Feedback +7

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Citar
O objectivo neste caso seria agradar aos leitores e não aos motores de busca, não sendo portanto meu objectivo ficar indexado no primeiro lugar para esse conteudo, mas também não queria ser penalizado pelos motores de busca com esta acção.

Sendo assim penso que a melhor opção seja não indexares esses conteúdos. Para isso podes instalar um destes plugins caso a plataforma seja wordpress:

http://wordpress.org/extend/plugins/easy-noindex-and-nofollow/
http://wordpress.org/extend/plugins/ultimate-noindex-nofollow-tool/

Existem bastantes, é uma questão de procurares pelo melhor.
Offline

Honesto-e-Bom-Rapaz 
Membro
Mensagens 11 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma Webmaster


Essa solução do plugin seria boa se o objectivo fosse não indexar a totalidade da página.

Se eu percebi bem a intenção do afcramalho, ele quer (claro!) que a página seja indexada.
Ele só não quer é que aquela parte do conteúdo duplicado prejudique a indexação da página (e do seu site).


Resumindo:
Ele não está interessado em criar páginas fantasmas que pertençam à Internet profunda e invisível.

Ele quer fazer todos os favores para agradar aos seus visitantes, mas não se quer tramar com isso.
Ser punido por ser simpático não é justo.


Rui
@[Festa da Informática]