A filosofia oficial dos buscadores é a seguinte:
-O conteúdo duplicado penaliza sempre, directa ou indirectamente.
Em teoria:
-Se o conteúdo é duplicado é porque o conteúdo original foi publicado antes. O site que tiver o conteúdo mais antigo, logo supostamente original, aparecerá em primeiro lugar.
Desse modo, o site com conteúdo duplicado é "penalizado" nas buscas. (Mesmo que não seja banido pelo Google e amigos.)
Na prática:
-É impossível gerir a confusão que é a Internet. São tantos os sites que nem mesmo o todo-poderoso Google consegue saber tudo. Só mesmo Deus omnipotente, omnipresente e omnisciente é que poderia ser um buscador perfeito.
-Logo, com sorte, é possível ter sites cheios de conteúdo duplicado e não acontecer nada de mal.
Conclusão:
-Para jogar pelo seguro, é melhor não usar conteúdo duplicado.
-Mas se for mesmo necessário usar conteúdo de outra origem, convém disfarçar essa origem. Ou seja: reordenar, recortar, reescrever. Enfim: reciclar.
Pessoalmente, eu nunca uso conteúdo dos outros. Mas se alguém quiser ganhar dinheiro na Internet, usar conteúdo dos outros é necessário. Não vale a pena ter ilusões. Estar sempre a criar o nosso conteúdo é demasiado difícil, demora demasiado tempo e não dá dinheiro.
Espero ter ajudado.
Rui
@[Festa da Informática]