← Conversa Geral

Já só faltava isto no +trafego

Lida 17374 vezes

Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

O problema está nos fóruns em geral. As redes sociais tiraram muita clientela aos fóruns e blogs.
Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Eu não sou conformista nem vou muito na onda do "é normal, não há nada a fazer". A verdade é que muitos fóruns têm vindo a perder a força ao longo dos anos, mas também há muitos outros que continuam extremamente activos. Eu participo em vários deles e não consigo ver o facebook como um substituto viável. Acredito que há sempre forma de melhorar, Mas isto é um problema que apenas a equipa do site pode resolver.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Numa nota completamente à parte, e offtopic, estou registado em vários fóruns internacionais do tema... um deles, o do Glenn o HQ de SEO, pagas 600$ pelo curso + presença no fórum, está às moscas... O único que tem crescido é o stm que também é pago, 99$ mensais. O resto está tudo parado e sem conteúdo interessante... ou então admito que possa estar nos fóruns errados.
Não sei se estás nos fóruns errados ou não, mas vou dar-te um exemplo de um dos fóruns que frequento e que tem crescido: forobeta.com que é aberto mas tem acesso limitado a certas zonas. Tem mantido bastante actividade e algum material interessante em espanhol, assim como zona de negócios muito activa. Em termos comparativos por exemplo o alexarank do +tráfego já foi de 12000 e agora está em 60000 e quando o +tráfego estava a 12000 esse fórum que menciono estava a 17000 e agora está a 5000. Isto é apenas uma comparativa por alto, sei que o alexarank não tem muito valor e é influenciado pela barra alexa.
Existem vários outros fóruns que tem crescido, se bem que a tendência é os fóruns perderem força na generalidade porque a malta já se vira pouco para este tipo de sites em comparação com o que ocorria há uns anos atrás.
Notei que o declive do +t se acentuou quando mudaram a estrutura e o template, desde essa data foi sempre em queda e cada vez se nota mais a ausencia do staff.
Desculpem a sinceridade mas é isso que tenho notado e acho que não sou o único.
Offline

Luís Casanova 
Membro
Mensagens 565 Gostos 9
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Viva,

Sim nota-se um decréscimo muito grande na actividade dos administradores a este projeto, o que dá um bocado de pena!

Contudo, todos temos vida para além disto, o que não é desculpa, quem andar com menos tempo que dê lugar a outros, não quero com isto atacar ninguém nem levar a ninguém a tomar decisões perante um desabafo.

Faz pouco tempo que enviei mensagem a dois admins para me tirarem uma dúvida sobre um assunto (do fórum) e ambos não me responderam, no registo de atividade estavam a ler mensagens. Os que respondem é do tipo "sim" ou "ok".

Perderem um bocado de tempo com os users que ajudam a comunidade e serem um bocado mais amáveis para quem cá anda, acho eu, que não se perdia nada!
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Discussão interessante... Que já tivemos centenas de vezes.

O que podemos fazer e acho que devemos, é tornar público o que se discute em privado (equipa), qual o rumo a seguir e em que temos estado a trabalhar para desenvolver a comunidade. Acho que assim todos podem participar, quem quiserem contribuir poderá também fazê-lo mais facilmente e certamente será conteúdo de qualidade. Se acharem a ideia interessante, não vejo qualquer problema em fazer isso.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Discussão interessante... Que já tivemos centenas de vezes.

O que podemos fazer e acho que devemos, é tornar público o que se discute em privado (equipa), qual o rumo a seguir e em que temos estado a trabalhar para desenvolver a comunidade. Acho que assim todos podem participar, quem quiserem contribuir poderá também fazê-lo mais facilmente e certamente será conteúdo de qualidade. Se acharem a ideia interessante, não vejo qualquer problema em fazer isso.
Nuno da minha parte e creio que da parte de alguns que se manifestaram ao respeito, apenas expressamos a nossa desilusão em relação ao declive da comunidade e da falta de presença do staff.
Se a discussão já ocorreu centenas de vezes e continuamos igual ou pior, é porque algo não está bem. Da minha parte eu nada tenho a ganhar ou perder com isto, simplesmente tenho pena que deixem morrer aos poucos a maior comunidade de webmasters de língua portuguesa.
De resto se o assunto desagrada a equipa de staff ou se parece que falamos demais sobre isso, eu sinceramente posso assegurar que da minha parte o assunto pode ficar esquecido e não se fala mais nisso.
Mas simplesmente ver um fórum com a "dimensão" do +trafego com um pormenor como o horário sem atualizar até mete dó...
Offline

jonikane 
Membro
Mensagens 203 Gostos 30
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Eighth year Anniversary Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Sou de acordo que o fórum está já pouco controlado pelos seus administradores e moderadores, mas temos que compreender que estas pessoas não estão 24/7 sempre no fórum. Claro que tem aqui coisas a serem acertadas, como por exemplo a questão do horário das publicações.
No que toca à sua notoriedade, é sem dúvida uma referência no género em Portugal na minha opinião.
Se já teve melhores dias? Sim já! Mas é mesmo assim em todos os projetos, existem dias melhores e dias piores.
Como se diz na minha terra, dou opinião mas não mando em casa alheia!
Offline

jpereiraPT 
Membro
Mensagens 1083 Gostos 32
Feedback +69

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts 500 Posts

Se os administradores e moderadores deste fórum não possuem tempo para isto que comecem a delegar funções para novos moderadores que possuem tempo e óptimos conhecimentos que é coisa que não falta por aqui .
Apenas uma ídeia .
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Se os administradores e moderadores deste fórum não possuem tempo para isto que comecem a delegar funções para novos moderadores que possuem tempo e óptimos conhecimentos que é coisa que não falta por aqui .
Apenas uma ídeia .

Concordo. O dono do +Tráfego tem de ir rodando os administradores, ter sempre gente ativa a gerir o fórum, e não deixar administradores-múmias a tomar conta deste espaço.
Offline

jonikane 
Membro
Mensagens 203 Gostos 30
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Eighth year Anniversary Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Por acaso tá meio parado... sei que as redes sociais contribuem para este facto mas, este projeto já está consolidado o bastante.
E é de referência do género em Portugal, claro.
Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Por acaso até gostava de saber quantas visitas únicas por mês é que o site recebe, e quanto é que recebia, há uns anos atrás. Só mesmo por curiosidade. Não tenho bem noção da dimensão do site.
Offline

sandraseq 
Membro
Mensagens 25 Gostos 2
Feedback +3

Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Não é facil fazer a gestão de uma comunidade como esta... em particular quando surgem comentário/observações despidas de qualquer conteúdo util... (não me refiro ao que falamos agora neste item...)
Até percebo que não "apeteça" responder ou moderar... há uma diferença abismal entre o tipo de comentarios em foruns identicos nos EUA ou em Inglaterra e aqui... Infelizmente partilhamos pouco e criticamos muito...

...descupem o desbafo... :(
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Por acaso até gostava de saber quantas visitas únicas por mês é que o site recebe, e quanto é que recebia, há uns anos atrás. Só mesmo por curiosidade. Não tenho bem noção da dimensão do site.
Ora bem, em comparação com outros sites do género em português é uma comunidade grande, mas em comparação com outros nichos não é nada de especial. Pelas stats tem 12485 membros, tendo em conta que certamente pelo menos 30% são bots/spam ou contas repetidas  e uns 30 ou 40% são usuários que nunca participaram no fórum, chego à conclusão teórica que não deve ser uma dimensão assim tão acentuada como seria de imaginar.
Mas que tem bastante gente a visitar o fórum não tenho dúvidas, por isso é pena estar-se a perder.
Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Ora bem, em comparação com outros sites do género em português é uma comunidade grande, mas em comparação com outros nichos não é nada de especial. Pelas stats tem 12485 membros, tendo em conta que certamente pelo menos 30% são bots/spam ou contas repetidas  e uns 30 ou 40% são usuários que nunca participaram no fórum, chego à conclusão teórica que não deve ser uma dimensão assim tão acentuada como seria de imaginar.
Mas que tem bastante gente a visitar o fórum não tenho dúvidas, por isso é pena estar-se a perder.

Mas presumo que o número total de membros não seja nenhum indicador conclusivo do número de pessoas que visita este fórum mensalmente. Certamente que também haverá muita gente que visita o fórum e nem tem conta.
Offline

DanielPT 
Membro
Mensagens 196 Gostos 30
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Windows User Super Combination Combination

Vou dar os meus 20 cêntimos...
- Há administradores/moderadores que já não têm disponibilidade, mas continuam agarrados aos cargos porque não os querem perder ou têm vergonha para pedir para sair. Puro egoísmo e falta de responsabilidade. Não é por continuarem no cargo que estão a zelar pela comunidade. Muito pelo contrário estão a tirar o lugar a quem podia estar ativo a administrar ou moderar a comunidade. Se não têm disponibilidade simplesmente peçam a demissão ou estão à espera que o dono disto abra os olhos e vos demitam? Se calhar ainda não o fez porque considera muitos deles amigos. E normalmente amizades e negócios não dão bons resultados. É preciso separar as águas.

- Foi um erro enorme passar as vendas/compras de tópicos para marketplace. Acredito que noutros países onde têm fóruns mais movimentados este modelo possa resultar bem, mas por aqui os tópicos eram muito melhores usados e interpretados. O vendedor podia esclarecer as dúvidas em público sobre o seu produto no tópico e esse esclarecimento ficava para toda a gente e não teria que andar a responder 100 vezes à mesma pergunta em privado. Acabem com o marketplace e voltem ao sistema de tópicos que o fórum ganha logo mais vida.

- O espírito de comunidade e partilha parece ter abandonado este fórum. Ainda há pouco tempo perguntei quais eram os melhores sítios para ver as promoções de domínios e responderem "é só ires ao google". Eu fique tipo "A sério? Não me digas". Então para que serve este fórum? Para conversa da treta? Obviamente que toda gente pode ir ao google e pesquisar por qualquer assunto, mas o google não nos diz quais os melhores sites desse assunto. E aí deveria entrar este fórum e ao que parece não existe muita vontade dos participantes de o fazer. Compreendo que o segredo seja a alma do negócio, mas se não querem partilhar conhecimentos é estúpido estarem aqui a reclamar por isso não ser feito.