Até hoje ainda só desenvolvi sites para clientes de raiz e nunca usando um CMS. Estou neste momento a conceber um em WordPress e tenho uma questão e gostava de algumas dicas especificas para quem já tem alguma experiência neste tipo de sites, com recurso a um CMS, mais propriamente, WordPress.
Como muitos o fazem, estou a usar um tema, neste caso pago, desenvolvido por terceiros. Além do tema, pode surgir a necessidade de usar também plugins, vai depende, obviamente, das necessidades do site/cliente.
A minha questão é relativamente às actualizações do WordPress. Qual é a atitude que tomam quando desenvolvem sites WordPress para clientes relativamente às actualizações?
Vocês mantêm o site de tempos a tempos? Para sempre ou com alguma data limite? Incluem isso no orçamento ou propõe isso à parte depois? Ou optam por ensinar o cliente a usar a administração do WordPress para ele próprio actualizar? E se surgir alguma incompatibilidade no tema/plugins e o site ficar desfigurado?
Quando são actualizações menores, em principio não há problema. O problema será, eventualmente, em revisões intermédias (como recentemente do 3.1 para o 3.2). E, obviamente, em revisões maiores, como futuramente quando sair o 4.0.
E no que toca a actualizações de plugins? Ensinam também o cliente ou se calhar, desabilitam a possibilidade de actualizar os mesmos? Ou seja, seguir a filosofia, "if ain't broken, don't fix it". Mas ao actualizar o WordPress, pode quebrar a compatibilidade de algum plugin...
Como lidam com isto tudo?
P.S: Este tópico era suposto ter outras questões mas dado que esta questão especifica ficou demasiado grande, é melhor ficar num tópico só para ele para não gerar demasiada confusão da discussão de várias questões.