← WordPress

Como lidar com actualizações do WordPress em sites para clientes?

Lida 2971 vezes

Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Até hoje ainda só desenvolvi sites para clientes de raiz e nunca usando um CMS. Estou neste momento a conceber um em WordPress e tenho uma questão e gostava de algumas dicas especificas para quem já tem alguma experiência neste tipo de sites, com recurso a um CMS, mais propriamente, WordPress.

Como muitos o fazem, estou a usar um tema, neste caso pago, desenvolvido por terceiros. Além do tema, pode surgir a necessidade de usar também plugins, vai depende, obviamente, das necessidades do site/cliente.

A minha questão é relativamente às actualizações do WordPress. Qual é a atitude que tomam quando desenvolvem sites WordPress para clientes relativamente às actualizações?

Vocês mantêm o site de tempos a tempos? Para sempre ou com alguma data limite? Incluem isso no orçamento ou propõe isso à parte depois? Ou optam por ensinar o cliente a usar a administração do WordPress para ele próprio actualizar? E se surgir alguma incompatibilidade no tema/plugins e o site ficar desfigurado?

Quando são actualizações menores, em principio não há problema. O problema será, eventualmente, em revisões intermédias (como recentemente do 3.1 para o 3.2). E, obviamente, em revisões maiores, como futuramente quando sair o 4.0.

E no que toca a actualizações de plugins? Ensinam também o cliente ou se calhar, desabilitam a possibilidade de actualizar os mesmos? Ou seja, seguir a filosofia, "if ain't broken, don't fix it". Mas ao actualizar o WordPress, pode quebrar a compatibilidade de algum plugin...

Como lidam com isto tudo?

P.S: Este tópico era suposto ter outras questões mas dado que esta questão especifica ficou demasiado grande, é melhor ficar num tópico só para ele para não gerar demasiada confusão da discussão de várias questões.
Offline

Vitor Teixeira 
Membro
Mensagens 1527 Gostos 9
Feedback +21

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Eu costumo ensinar o cliente a usar o painel de administração do wordpress.
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Não é algo que faça todos os dias, mas ensino o cliente, mas como ele não está nisso todos os dias já sei que se vai esquecer. Por isso normalmente proponho horas de assistência/manutenção. O cliente adquire um número de horas, e sempre que necessita da minha intervenção desconto-as.
Mas também espero por respostas de alguém com mais experiência.
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Eu costumo dar uma pequena formação, apenas se o cliente desejar é que poderei fazer a gestão da página e aí já ira incluir um numero de horas anuais para manter e actualizar a página.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Ensinar o cliente a actualizar pode dar problemas em actualizações maiores e depois tens o cliente a chorar ao pé de ti
O melhor é cobrar uma avença de manutenção do site...
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Ensinar o cliente a actualizar pode dar problemas em actualizações maiores e depois tens o cliente a chorar ao pé de ti
O melhor é cobrar uma avença de manutenção do site...

Simples, eu além de ter os backups que faço manuais, instalo sempre um plugin que me faz um backup total mensalmente para o dropbox, qualquer coisa restauro o que estava, mas sim tens razão a maior parte dos clientes poderá danificar a página com as actualizações mal feitas.

È uma questão que talvez altere.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Simples, eu além de ter os backups que faço manuais, instalo sempre um plugin que me faz um backup total mensalmente para o dropbox, qualquer coisa restauro o que estava, mas sim tens razão a maior parte dos clientes poderá danificar a página com as actualizações mal feitas.

È uma questão que talvez altere.
Mas isso obriga-te a ter esse trabalho de restaurar o backup sem ganhares nada com isso pois se tentares cobrar o cliente responde "a culpa é sua você é que me disse para fazer isto"...
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Mas isso obriga-te a ter esse trabalho de restaurar o backup sem ganhares nada com isso pois se tentares cobrar o cliente responde "a culpa é sua você é que me disse para fazer isto"...

Sim tens toda a razão asturmas, é algo a alterar.
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Continuo com dúvidas sem saber o que fazer... Não queria entrar no caminho de propor horas de manutenção e cobrar por isso.

E isso de ensinar o cliente não me parece boa política pelas razões que expliquei no post original. Pode dar um monte de problemas, como o asturmas disse. E a culpa depois é sempre nossa...

A meu ver, acho que devo dar uma pequena formação ao cliente mas especificar bem que este só deve fazer actualizações de versões pequenas. Que o pode fazer em versões maiores mas neste caso está por sua conta e risco e sem direito a suporte gratuito da minha parte. Fica parte da questão resolvida assim.

Mas numa revisão maior do software, não convém o cliente tocar se não quiser correr riscos. Mas não sei bem o que decidir nesta situação. Não queria entrar no caminho de cobrar pela manutenção como disse, mas isso deixa-me com poucas alternativas.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Supostamente o Wordpress caminha para os "silent updates" como acontece actualmente no Google Chrome, embora a mim pessoalmente não me agrade essa situação. No entanto, significa que este problema que apresentas deixará de se verificar.

De qualquer forma, actualização e manutenção é um serviço e deve ser cobrado como tal a um cliente. Mesmo que demore 10 segundos, feito por uma pessoa que tem conhecimentos para actuar perante um problema e que se precavem com os backups necessários, é uma assistência profissional e uma segurança para o próprio cliente.