← Conversa Geral

2010 - Prefácio para um grande ano

Lida 11276 vezes

Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O ano de 2009 está a chegar ao fim, 2010 está já aí.

A quem se está agora a iniciar no mundo do webmastering, o conselho que deixo é que estudem a web e que preparem bem os vossos projectos, não tenham pressa para os lançar. A web está em crescimento, há neste momento em Portugal uma  e-educação, há cada vez mais computadores nos lares portugueses a banda larga chega cada a cada vez mais às pessoas e começa-se cada vez mais cedo a usar o computador. A web vai continuar a crescer como ferramenta de trabalho ou lazer. Estão sempre a tempo de apanhar este comboio.

Aos que já andam nestas andanças à algum tempo, está na altura de fazer balanços ver o que falhou e o que funcionou, afinar técnicas e preparar um grande 2010.


Qualidade Vs Quantidade


Podem ter 100 sites/blogs quase vazios com rendimentos baixos e partilhados por todos até formar um número decente, até lá vão ter 100 domínios para pagar e renovar, custo de alojamento para os 100 sites, custos de divulgação para os 100 sites e trabalho na criação, edição e desenvolvimento dos 100 sites... OU...

Podem pensar em 2 ou 3 temas que vocês dominam e que vos dão prazer e lançarem-se na web. Os custos iniciais serão poucos e sem qualquer risco e não se vão sentir cansados dos vossos sites 2/3 meses depois (quem escreve por gosto não cansa).

É importante estudar a concorrência, a primeira coisa que se deve ter em mente em todas as fases de desenvolvimento de um projecto é o SUCESSO, não faz sentido lançar um projecto de qualidade inferior aos que já existem, a concorrência é sempre um ponto de comparação importante e a meta é fazer mais e melhor.

É importante estar sempre informado e serem os primeiros a divulgar a noticia X ou Y, dá credibilidade e muitos links aos vossos projectos, leiam jornais e revistas...

Por fim aliem a qualidade do vosso projecto às técnicas de SEO (que encontram por aqui no +T), em qualquer tipo de projecto é importantíssimo a opinião dos leitores, não fiquem obcecados pelos os rendimentos nem os coloquem acima da usabilidade do site. A paciência é muito importante.

Com 2 ou 3 projectos de qualidade conseguem viver da web (600/700€), ganham fama e reconhecimento pela qualidade dos vossos sites.




Temas para 2010


Desporto : fiquem atentos aos eventos internacionais, deixo-vos alguns interessantes para 2010

    * Campeonato Mundial de Ralis de 2010
    * Taça Davis de 2010
    * Jogos Asiáticos de 2010
    * Temporada da IndyCar Series de 2010
    * Temporada de Fórmula 1 de 2010
    * Jogos Olímpicos de Inverno de 2010
    * Campeonato do Mundo de Futebol 2010

(etc... não se esqueçam dos normais Ligas de Futebol, NBA, Rugby, Motas e Carros )


Famosos :  a fama é sempre um tema bom para ser explorado, é uma mina quase inesgotável de escândalos e fofocas.


Tecnologia : é dos temas mais explorados da web, há muita concorrência, mas haverá sempre muita procura e muita oferta, se tiverem uma ideia nova, diferente do que já existe, não tenham medo da concorrência... fiquem atentos a temas como Cloud Computing e 3D e Social Games.


TV e Cinema : é importante estar sempre um passo à frente, saber o que vai estrear e ser conhecedor da área... continuará a ser um tema muito procurado.


Ecologia e Clima : Carros eléctricos, Energias renováveis, Sustentabilidade Ambiental... serão temas em alta durante 2010.


Emprego e Crise : não é um tema para 2010 é um tema muito bom até 2012 ou 2013, a crise deixou muitas pessoas em situações difíceis e nós temos de ver isto como uma oportunidade, com bons projecto ajudam pessoas e ainda ganham com isso, Sites de esclarecimento de créditos e finanças e Sites para procura de empregos nunca serão demais.




Fiquem atentos aos sistemas sociais e aos dispositivos móveis, os sistemas sociais vão continuar a ser cada vez mais importantes, não os esqueçam... formem comunidades de pessoas com gostos comuns aos do vosso projecto. As vendas dos smartphones continuam a aumentar, o vosso projecto deve estar optimizado para visualização móvel.



Bom Natal, Bom Ano e muito sucesso
Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Já estou como os outros, I have a feeling.. that 2010 is going to be a good year!
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

bom post, espero que mais gente leia o teu post...anda tudo a postar no do terramoto..
Offline

Miguel Dias 
Membro
Mensagens 1273 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Bom post :D
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Spec, podes emprestar essa bola de cristal? :P

Bom post, sim sr!

anda tudo a postar no do terramoto..
:lol:
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Excelente post, esperamos contribuir para uma web melhor e esse é sem dúvida o caminho a seguir.
Offline

Riey 
Membro
Mensagens 1001 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

sim senhora spec, parabens pelo topico!
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Spec, podes emprestar essa bola de cristal? :P

Bom post, sim sr!
:lol:

A parte da Qualidade vs Quantidade é o mais importante, é bom que as pessoas percebam o bom que é ter 2 ou 3 projectos de referencia nacional, ter as empresas do sector a agendar entrevistas com vocês para publicidade, parcerias e até propostas de compra com alguns dígitos, pode dar livros, podem ser reconhecidos na rua... quando o trabalho é de qualidade só trás coisas boas.



Os temas são apenas suposições óbvias... não sou a Maya mas apostava forte no Desporto e no Emprego... o resto são temas óbvios que são tem sempre grande audiência.



A Web hoje me dia é usada por uma faixa etária muito diversificada e é preciso conteúdos de todas as áreas e para todos os gostos, bons projectos de qualquer tema são sempre bem vindos.


Cumprimentos


Web milionário, raugusto, Miguel, Jerson, Riey, Celso... obg, aproveitem e deixem as vossas sugestões para 2010... vamos fazer um brainstorming em conjunto.
Offline

pedrovsky 
Membro
Mensagens 412 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Sem duvida, excelentes dicas!
Offline

skilz0ne 
Membro
Mensagens 666 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Grande post Spec, a provar que tens currículo :P.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sim também acho que a "qualidade" é a palavra de ordem e não é por acaso que alguns membros a têm repetido incansavelmente aqui no Mais Tráfego. Acho que os resultados são óbvios, a partir do momento que aumentamos a exigência o nível de qualidade dos projectos apresentados também aumentou.

Para 2010 concordo que o desporto e o emprego serão temas bons, mas também acho que qualquer tema pode ser bom, desde que as pessoas gostem dele e trabalhem bem.

Agora aproveito para referir outro aspecto importante que até já disse por aqui, o pessoal preocupa-se em repetir temas, mas deve ficar mais preocupado em repetir abordagens ao tema, isso é que é importante evitar. Dito isto, o tema pode não ser original, mas se a abordagem for têm uma vantagem imediata.
Offline

João Silva 
Membro
Mensagens 1185 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Bom post.

Eu também tenho excelentes projectos para o próximo Ano!

Estou confiante ;)
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

A qualidade deve estar sempre presente. Não precisa de ser um site grande com muitos conteudos e bons. Mesmo os mais pequenos, com poucos artigos, podem ter qualidade e ser devidamente cuidados.

Sobre a rentabilização, acho que se deve continuar a apostar na diversificação e testes, pois o que hoje é certo, amanha pode não ser. O Adsense, Netaffiliation, EPN, etc, podem e vão certamente mudar, por isso é conveniente estar atento às tendencias. Apostem na venda directa de publicidade ou na rentabilização através de outros canais como o video, etc

Sobre os temas a apostar, eu posso partilhar os meus, são os veículos eléctricos, energias renováveis, assuntos relacionados com dinheiro e claro vou continuar a ter o tuning como ponto central de actuação, agora que não há revistas nacionais sobre a temática.

Sobre o que desejo, é que aqui no mais trafego, todos possam subir um patamar e conseguir projectos de maior qualidade, diferenciadores, e que possam permitir e dar oportunidade a outros webmasters de crescer em conjunto.
Offline

CasaTuga 
Membro
Mensagens 397 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

o brainstorming final podia ser feito para um artigo no blog do +T
(Para além de coisas importantes que já aqui foram ditas)
Offline

NetFast 
Elite
Mensagens 2408 Gostos 7
Feedback +6

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

lol alguem apagou a minha mensagem, eu aqui a ajudar o Rui informando algo que era do interesse dele..

falando do topico, acho que cada um deva fazer sites daquilo que mais gostar, quem estiver a fazer sites de outros assuntos que não domina acaba por sair forçado o conteúdo e provavelmente com pouca qualidade. Também concordo com o Rui, é possivel ter.se bastantes sites com poucos artigos mas que sejam altamente relevantes, informativos e gratuitos de acesso podem ser considerados também de qualidade.