← Conversa Geral

[Projectos] A Importância Da Marca E Valores!

Lida 3510 vezes

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2



Mais uma vez venho aqui para abordar outro assunto que considero ser de extrema importância. A criação da marca e principalmente os valores, são essenciais para o bom funcionamento do projecto, porque basicamente proporcionam uma excelente base. Mais uma vez opto por não utilizar demasiados termos técnicos, até porque na prática tudo se resume a simplicidade e para facilitar mais as coisas, divido também esta abordagem por pontos. Caso queiram acompanhar estão à vontade:

1º- A Ideia

Acontece muito na Internet, determinada pessoa desejar iniciar um projecto, mas não sabe o que fazer. Esta é basicamente a forma errada de agir, principalmente porque antes de termos a vontade de começarmos um projecto já devemos saber muito bem o que queremos fazer. Tudo começa com uma ideia que por sua vez vai despoletar a vontade de transformar essa mesma ideia num projecto. Um grande projecto nasce quase sempre fruto de uma grande ideia e nós enquanto criadores temos plena consciência de quando isso acontece. No momento em que a ideia certa nos vem à cabeça é como se acendêssemos a luz de um quarto escuro, podemos ver com mais clareza e delinear o caminho a seguir.

2º- O Planeamento

Uma ideia genial é de facto uma mais valia, mas o planeamento que se segue é também muito importante. Podemos ter a melhor ideia do mundo, mas se não tivermos capacidade para planear ela não nos serve de nada. Existem grandes ideias online que não resultaram devido ao mau planeamento e existem ideias que nem são muito originais, mas que se transformaram em projectos de sucesso graças a um bom planeamento. No meu post anterior dedicado aos projectos já escrevi o mais importante sobre o planeamento, sugiro que o leiam(é pouca coisa).

4º- Uma Marca Sem Valores Não é Nada

No processo de criação da marca de um projecto online, muitas vezes os valores são colocados de parte.

"Eu vou começar um projecto sobre música e chamo-lhe Music Island!"

Por inexperiência ou falta de conhecimentos, algumas pessoas limitam-se a escolher um nome e esquecer o aspecto mais importante, os valores. São os valores que vão dar personalidade à marca, são os valores que vão ajudar o projecto a diferenciar-se de todos os outros existentes. Sem eles uma marca não é nada, o projecto torna-se "insípido" e está na maior parte das vezes condenado ao fracasso.

- Compreender A Importância Dos Valores!

Este quinto ponto serve basicamente para reforçar o anterior. Nunca devemos subestimar o poder e importância dos valores inerentes a uma determinada marca. Eles são a essência do projecto, ajudam na diferenciação, reconhecimento e dão credibilidade ao mesmo. Eu costumo dizer que a partir do momento que um determinado leitor/utilizador visita um website, ele deve ser constantemente "bombardeado" com os valores da marca. Isso pode ser feito através do design, do conteúdo, a forma como o conteúdo é abordado. Ou seja, tudo pode ser trabalhado de forma a que transmita os valores do projecto.

- Oferecer Algo Que Nenhum Dinheiro No Mundo Pode Comprar!

Quando utilizo o termo "oferecer" não me refiro a dar prémios, incentivos monetários nem nada do que se pareça. Estou a referir-me a algo muito mais profundo e voltamos novamente aos valores. O melhor projecto é aquele que oferece aos utilizadores algo que não é palpável, é claro que deve ser sempre sustentado por um serviço/produto bom, porque sem isso não existem valores que nos salvem, mas partindo do principio que já o fazemos, nós queremos oferecer algo aos utilizadores/leitores que não pode ser comprado de forma alguma. Uma atitude, uma filosofia, é algo que pode ser oferecido ao utilizador/leitor, que pode ser partilhado com ele e que que tem muito mais significado do que qualquer outra coisa. Mais uma vez, os valores sempre a desempenharem um papel importante.

- Fazer Jus Aos Valores Definidos

Se criaste um projecto irreverente, então deves esforçar-te por o seres. Se reclamamos experiência, então ela deve estar presente em todos os aspectos do nosso projecto. Precisamos de ter capacidade para estar à altura dos valores que definimos e também às expectativas que vão sendo criadas nos leitores. Se eu por exemplo tenho um projecto de notícias e afirmo que tenho as melhores da Web, então é melhor que tenha mesmo as melhores, porque senão os leitores vão fazer questão de demonstrar o seu descontentamento.

Um bom exemplo é o de alguém que se considera "justo" mas que de um momento para o outro muda o seu comportamento e começa a cometer injustiças! Não faz sentido e todos vão reparar no que aconteceu. Esta falta de coerência e desrespeito pelos valores definidos revela falta de profissionalismo e pode ser letal.

E aqui ficam alguns pontos simplificados ao máximo que qualquer pessoa pode perceber. O objectivo é compreender que uma marca só faz sentido com os valores adjacentes à mesma e que só assim podem ser criadas as bases para uma evolução estável.

Cumprimentos