← Social Media

Capturar emails no facebook é legal?

Lida 22141 vezes

Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Olá a todos,

Tenho aqui algumas dúvidas, será que alguem me pode esclarecer?

Colocar forms para captura de emails (dados pessoais), por exemplo da aweber, é de acordo com os termos e condições do facebook?

Pergunto isto porque tenho visto cada vez mais páginas do facebook com estas forms, mas julgo que o facebook não o permite, ate porque quando compras ads no facebook as mesmas nao podem ir para uma pagina (landing page) onde se efectue recolha de dados pessoais.

Será que alguem me pode ajudar? já agora que acham? deve-se reportar estas páginas?

Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

sinceramente não sei..

mas a minha opinião é de que isso não me parece muito legal, e acho que devem ser reportadas as páginas..

acho que isso deve ir contra a politica do facebook e se não for contra a politica do facebook vai contra a privacidade das pessoas, pois muitas das vezes esses e-mails são usados para campanhas,... spam..

 :wink:
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Dou um exemplo, ainda hoje vi uma form a dizer subscreve a nossa newsletter e subscrevi, no minuto logo a seguir recebo um mail com publicidade que nada tem a ver com o site, ou seja, era publicidade para uma loja e não noticias sobre o site.

Claro que reportei logo como spam ao meu isp, visto que nao subscrevi publicidade, mas sim uma newsletter, que sao coisas diferentes.

Mas queria mesmo saber como é em relação ao facebook.
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Encontrei aqui uma coisa no facebook:

If you collect information from users, you will: obtain their consent, make it clear you (and not Facebook) are the one collecting their information, and post a privacy policy explaining what information you collect and how you will use it.

Bem, reportar isto ao facebook ou não, eis a questão...

Por um lado tou tentado a reportar, por outro tou a pensar não o fazer, porque a página até tem muitos fans, é grande e deve ter dado trabalho a fazer e talvez seja uma boa fonte de rendimento para quem está por trás dela e eu não tenho por hábito revelar que ferramentas os outros andam a utilizar nos seus sites, costumo estar no meu cantinho...

Tenho aqui um dilema...
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

bem tu agora é que tens de ver, eu sou da opinião que talvez devesses reportar visto que as pessoas que se tornam fãs estão a ser "enganadas"

mas tu é que tens de pensar, no que achas melhor
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Este é um assunto que me toca particularmente, porque sou dono de um site que faz recolha de dados (e está inscrito na CNPD). No entanto os utilizadores "esquecem-se" de lêr a política de privacidade que está bem "chapado" à frente dos olhos (não está escondidada em nenhum link ou caixa de "aceito os termos de uso") como podem ver em http://emprego.agenda-portugal.com/registar.

Sobre este tema e, como foi bem citado acima:
If you collect information from users, you will: obtain their consent, make it clear you (and not Facebook) are the one collecting their information, and post a privacy policy explaining what information you collect and how you will use it.

A aplicação em causa tem um "Termos of Use" ou uma "Privacy Policy"? Já a leste? O que diz lá?
Se a aplicação cumpre com a regra do facebook citada, não há nada a reportar!




Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

as pessoas que se tornam fãs estão a ser "enganadas"

Ao tornar-se fã de uma página ou app FaceBook não divulga os emails a ninguém... como podes afirmar que as pessoas estão a ser enganadas?
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Dou um exemplo, ainda hoje vi uma form a dizer subscreve a nossa newsletter e subscrevi, no minuto logo a seguir recebo um mail com publicidade que nada tem a ver com o site, ou seja, era publicidade para uma loja e não noticias sobre o site.

Claro que reportei logo como spam ao meu isp, visto que nao subscrevi publicidade, mas sim uma newsletter, que sao coisas diferentes.

Não sobrescreveste publicidade? Tens a certeza? O que diz o "Termos de Uso" (ou equivalente) desse site? Lêste-o?
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sim, tenho a certeza! Alias tenho os print screens todos tanto da pagina do facebook, como da página em si, que alias nem termos e condições ou politica de privacidade tem...

Como tu eu tambem tenho bases de dados na comissao e vivo situações caricatas como por exemplo utilizadores a reportarem spam os emails de registo de confirmação no site.

Por isso sei bem do que falei em cima..

Btw, resolvi não reportar porque não ando aqui para estragar a vida a ninguem....
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Ao tornar-se fã de uma página ou app FaceBook não divulga os emails a ninguém... como podes afirmar que as pessoas estão a ser enganadas?



eu escrevi "enganadas" e não enganadas

depois do que percebi do primeiro poste o que se passar é que uma pessoa ao se tornar fã na pagina de facebook o dono da pagina guarda o e-mail dessa pessoa..

o que não me parece de modo algum que mesmo a pagina sendo de um determinado site, seja possivel aplicar a politica de privacidade na pagina de fãs, visto que é mesma é um serviço prestado pelo facebook
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes


eu escrevi "enganadas" e não enganadas

depois do que percebi do primeiro poste o que se passar é que uma pessoa ao se tornar fã na pagina de facebook o dono da pagina guarda o e-mail dessa pessoa..

o que não me parece de modo algum que mesmo a pagina sendo de um determinado site, seja possivel aplicar a politica de privacidade na pagina de fãs, visto que é mesma é um serviço prestado pelo facebook

:lol:

Achas isso possível? O que o bonsempregos falou foi de forms da aweber e outros serviços.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

:lol:

Achas isso possível? O que o bonsempregos falou foi de forms da aweber e outros serviços.

sim acho
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

sim acho

Até à altura em que escrevi o post era impossível e julgo que continua a ser. Podes criar uma página, o email dessas pessoas é sempre propriedade do facebook e nunca tua. Olha que maravilha que era para criar bases de emails. :D
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Até à altura em que escrevi o post era impossível e julgo que continua a ser. Podes criar uma página, o email dessas pessoas é sempre propriedade do facebook e nunca tua. Olha que maravilha que era para criar bases de emails. :D

só hoje é que me apareceu este posto no "por ler"

mas possivel penso que seja, assim como também é possivel pegar email colocados em fóruns etc etc  :grin:
Offline

RuiGomes 
Membro
Mensagens 504 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Obviamente que não é possível.

Se assim foste, era uma festa. Fazias um página "Se és humano, junta-te !!!!!", divulgavas um bocado e passado uma semana tinhas 30,000 emails.