Devido a ter havido algumas desavenças com o feedback dado por algumas pessoas, achei por bem dar a minha opinião sobre o caso no sitio certo, neste caso criando um tópico só para isso.
Hoje em dia e cada vez mais a opinião das pessoas sobre os serviços é mais importante, isto porque existe cada vez mais serviços criados sem nexo nenhum (sem estudo de mercado, sem nada, geralmente criados por menores na tentativa de ganhar uns trocos), serviços enganadores, serviços maus, etc... E ter a opinião de outros é meio caminho andado para acreditarem na fiabilidade da empresa em questão.
Existe vários tipos de feedback, o mais realista é o que é feito pelos clientes em geral, mas existe os feedback falsos (colocarem-se na pele de alguém), a pedido (pedirem a alguém para o fazer), à escolha (escolhe o que lhes convem) e os que são de fora... Caracterizando cada um,
Feedback real: Este feedback é geralmente dado em fóruns pelos clientes reais (não membros de um fórum que está alojado naquele servidor).
Feedback falso: Geralmente parte de iniciativas de pessoas que trabalham na empresa, a colocarem-se na pele, muitas vezes com um projecto real feito por eles... No entanto é irrealista, era como se eu tivesse vários projectos, podia dar um feedback por cada projecto que tenho, e afinal nem cliente sou, mas os projectos existem e estão alojados no servidor.
Feedback a pedido: A partir de um cliente amigo, pede-se que ele dê o seu feedback, por vezes o cliente amigo até tem o serviço grátis, e como é normal o feedback será sempre positivo.
Feedback à escolha: Os clientes dão o seu feedback e a empresa só escolhe o que achar melhor, não mostrando os piores... Geralmente é mostrado no site da empresa.
Feedback de fora: Feedback dado por quem não é cliente, por vezes até pessoas pertencentes a outras empresas do ramo, outras vezes por membros de fora, geralmente por pessoas que pouco sabem do que se passa lá dentro.
Tudo isto para dizer, feedback pode ser bom e mau, tem que ser bem analisado e não deve ser dado só porque sim, deve ser dado para ajudar a empresa a evoluir e para ajudar quem quer comprar, e claro por quem é cliente e conhece minimamente a empresa.
Como analisar o feedback? É complicado, mesmo quando é real... Pelos últimos questionários de satisfação da Weblusa tenho notado que é inconstante, ou seja, em termos de ranking (0 a 10) há pessoas que dão nota razoável e há outros que dão 10 a tudo, nem 8 nem 80, mas depois faz-se a média. Para quando existe pouco feedback, ou feedback à escolha, tudo 10 é enganador, e quando há pouco, um baixo pode ser enganador, porque até pode estar satisfeito e recomendar os serviços, mas há pessoas exigentes que querem sempre mais, de qualquer forma aviso, o que pode ser bom para uns, pode ser mau para outros.
Espero que isto ajude.