← Monetização

AdSense vs. Afiliados

Lida 3477 vezes

Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas,

Após algum tempo a testar cheguei à conclusão que o AdSense rende bastante mais que os programas de afiliados que tenho utilizado. Para dar um exemplo, com o número de impressões que normalmente renderiam acima dos 200€ no AdSense recebi 3€ pelos programas de afiliados. Decidimos então terminar as campanhas de afiliados.

A minha questão é se alguém consegue rentabilizar campanhas de afiliados de forma a renderem mais que o AdSense e em que circunstâncias o fazem ou se têm o mesmo problema que eu e simplesmente deixaram de publicar anúncios de afiliados.
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

bom tópico de discussão  :ideia:

eu acho que não devemos ser fundamentalistas nem do adsense nem dos afiliados, mas misturar os dois consante as campanhas disponíveis e os temas/nichos em questão.
Offline

Rogerio 
Elite
Mensagens 198 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas...

Pela minha experiência (o que não é muito) adsense e afiliados são duas coisas diferentes e como tal deve ser promovida de formas diferentes. O AdSense funciona muito bem na forma passiva, basta meter no site e receber visitas, ja um produto através de afiliação deve ser promovido de forma activa, isto é, deve ser realizada uma campanha para o produto e não apenas colocar no site e aguardar que alguem compre/faça inscrição, etc.

Afiliados funciona muito bem em sites feitos para o fim, e com alguma campanha PPC como suporte.

A grande vantagem do search marketing é que você vende exactamente aquilo que o vistante procura, e ao contrario do que muitos dizem é menos invasiva que o marketing tradicional. só para dar um exemplo estupido, basta reparar na publicidade que aparece no intervalo dos jogos, nas telenovelas, etc, quer dizer, estou assistindo os idolos, no intervalo vem publicidade de lava-louças.

Agora uma pessoa que vai a internet e procura "como deixar de fumar" e encontra um site com o titulo, "como deixar de fumar em 3 meses" e tem um produto que ajuda a deixar de fumar, as changes são bem grandes de ocorrer um venda.

O que acontece é que em Portugal é muito diferente dos Estados Unidos, ou mesmo do Reino Unido, onde tanto existem mais campanhas como a taxa de conversão é muito maior.

A partida, programas de afiliados é muito mais rentável do que AdSense, se promovida de forma correcta, porem exige mais experiencia, mais trabalho e mais investimento.

No passado tive algum sucesso com afiliados que nunca pensei eu trabalhar com adsense, era mais fácil e simples, e muitas vezes nem era necessário ter um website, hoje já penso um bocado diferente e estou estudando muito mais adsense.
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Penso que essa é a resposta definitiva.

adsense e afiliados são duas coisas diferentes e como tal deve ser promovida de formas diferentes. O AdSense funciona muito bem na forma passiva (...) afiliação deve ser promovido de forma activa


Eu ganho muito mais com programas de afiliados, mas tenho que estar constantemente a geri-los e a promover activamente.

Em Portugal existem poucos produtos para promover por afiliados, o que limita muito as escolhas (a promoção por AdSense tem maior variedade de oferta, até porque é mais barata para o anunciante).

Por outro lado, não conseguimos adivinhar os interesses dos visitantes ao nosso site/blog (apenas presumimos que estão interessados no tema do site/blog) - o AdSense faz isso por nós, baseado nos padrões detectados para cada utilizador.

Finalmente, o mercado para sites PT é muito pequeno, o que faz que os visitantes ao nosso site sejam relativamente poucos (mesmo que as visitas sejam muitas). O AdSense consegue ir oferecendo coisas novas aos mesmos visitantes, mas um banner de um afiliado, uma vez visto e clicado está feito.



Eu pude constatar isso "do outro lado". Quanto um site se inscreve no meu programa de afiliados, normalmente nos primeiros dias faz algumas vendas... são os utilizadores que vêm um banner novo e clicam lá. Ao fim desses dias torna-se claro que não há mais visitantes novos, pois as vendas estagnam.

Para o programa de afiliados funcionar é preciso estar constantemente a renovar os produtos promovidos e conhecer bem os padrões de utilização do vosso site.

Um erro comum que vejo aqui é a malta dizer com orgulho "tenho 1000 visitas por dia". Isso pode ser bom para AdSense mas não vale de muito para programas de afiliados... porque se os 1000 forem sempre os mesmos (0 "new visitors"), uma vez visto e clicado o banner do programa de afiliados, nunca mais lá voltam a clicar.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Atenção que o exemplo que dei é relativo ao mercado internacional, maioritariamente dos EUA, Canadá e Reino Unido. Mas tenho o mesmo problema com as campanhas para Portugal.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

No passado tive algum sucesso com afiliados que nunca pensei eu trabalhar com adsense, era mais fácil e simples, e muitas vezes nem era necessário ter um website, hoje já penso um bocado diferente e estou estudando muito mais adsense.

Pois, isto explica um pouco os maus resultados num dos casos, pois a larga maioria são utilizadores do site que lá vão todos os dias.
Offline

carlosm 
Membro
Mensagens 573 Gostos 10
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Obviamente que se a % de visitantes novos for baixa, será difícil ganhar muito com os programas de afiliados.

Por outro lado, também li (num estudo efectuado nos Estados Unidos) que os visitantes clicam cada vez menos em banners, por isso hoje em dia já não basta colocar um banner e esperar rios de dinheiro. Na minha opinião é necessário escrever artigos sobre os produtos que estamos a promover, citando as vantagens e deixando links ao longo do texto - fazer o chamado pre-selling ou soft selling. Se a coisa for bem feita conseguem-se taxas de conversão bem maiores.
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

É a mesma questão que uma mulher na cama, duas, ou nenhuma? Depende da situação.. tens que ver caso a caso.