← Social Media

Redes sociais, um hype ou o futuro

Lida 4555 vezes

Votação

Redes sociais em relação ao website, um hype ou o futuro?

Um hype
10 (43.5%)
O Futuro
4 (17.4%)
Um Complemento
9 (39.1%)
Votos totais: 23
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Esta questão, não é nova, e para muitos é talvez uma coisa que nem se coloca em causa. No entanto, decidi cria-la apenas para vos mostrar o vídeo do Matt Mullenweg que acabou de ser publicado (o vídeo não tem a ver com o assunto, mas aos 22 minutos, há algo que me chamou claramente a atenção). Onde ele diz uma palavra que é a keyword no meio disto tudo, na minha opinião. Que é independência. E mostra claramente, de forma até embaraçosa o poder do wordpress em relação ao twitter, facebook e orkut.

http://wordpress.tv/2010/05/12/sotw2010/

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Voto hype não no sentido em que globalmente a moda das redes sociais vá desvanecer, mas sim que algumas das redes sociais que estão hoje na moda vão deixar de estar e isso sim parece-me +/- inevitável. O Wordpress está obviamente num patamar acima de qualquer uma dessas redes pela tal independência, porque é mesmo nosso como ele diz lá pelo meio.

Vou ser sincero, não gosto muito de redes sociais, uso-as para alguns projetos quase porque sou obrigado :lol:. Não seria capaz de construir um projeto ou projetos à volta de redes sociais ou muito dependentes delas, porque hoje é o Twitter e amanhã criam qualquer outra rede como um nome estúpido e que apele ainda mais ao egocentrismo que temos outra moda, a do "Sadinga" ou o "Pshiu" ou qualquer coisa assim.  :lol:
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Tal como existem agora, onde são diversas empresas a dominar, um hype, vejo a internet, essa sim como uma enorme rede social no verdadeiro sentido da palavra e como um todo.

É uma questão de tendências, para terem um exemplo bem recente, e no caso portugues, a rede PTNET, rede de IRC era o auge no que dizia respeito a comunicação/interacção entre utilizadores, o pessoal fartou-se.

Apareceu o MSN messenger onde se podia ver logo as fotos das outras pessoas e usar webcam, o pessoal fartou-se/limitou os contactos

Depois apareceu o Hi5 por terras lusas, foi a debanda geral para o facebook

Agora é o facebook daqui a uns anos será outra coisa.

Com cada vez mais dispositivos a comunicarem entre si, não haverá lugar para uma centralização de massas, mas sim á criação de protocolos que permitam essa comunicação onde qualquer pessoa pode juntar a sua parte da rede social (um pouco á semelhança do que o facebook está a tentar fazer ao permitir desenvolver sobre a sua plataforma) O que estou em dúvida é sobre a capacidade de uma só empresa conseguir acompanhar as necessidades globais.

Ps: Nuno, penso que queres dizer complemento na sondagem.
Offline

Tjda 
Membro
Mensagens 690 Gostos 9
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

 Antes de mais, as redes sociais sempre existiram, se a pergunta é sobre as actuais redes sociais, hum ..., lógico que não são o futuro, nem um hype, nem complemento, são uma etapa que pertence a uma epoca das redes socias.

Não sou um utilizador de redes sociais, apenas as uso para os meus projectos, porque hoje são um complemento importante nestes. Amanha haverá outro tipo de redes sociais, tal como já houve outros tipos de redes sócias que hoje já não são utilizadas. Até agora têm sido todas bons complementos para sites.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Bonsempregos: Sim, mas se vires o vídeo, o Matt no fim diz uma coisa importante. Se tens um site, teu, independente, um domínio. Não te interessa estar a ter reacções no facebook, no twitter, ou até pode interessar. Mas o que tu queres realmente é poder exportar essa informação para o teu site e fazer alguma coisa interessante com ela. Ou seja, não ter uma rede social onde tens toda a gente, mas sim cada um com o seu site a interagir com outros e com as redes sociais e a cruzar a informação de uma maneira melhor, de uma maneira útil, produtiva e mais acessível. Isso sim será interessante.

Por exemplo, andava ai alguém a dizer que o novo blog do +t tinha um bug, estava a contar os tweets como comentários. É óbvio que são comentários, é óbvio que é informação útil e que me interessa ter no site. Tal como todos as outras reacções que pudessem haver a um artigo. Este tipo de cruzamento de informação, sim, é interessante.
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sim foi o que eu disse, a internet como uma rede social global não dependente de uma só empresa, mas sim como um todo onde toda a gente partilha e usa conteudo.

Para isso são precisos protocolos ou formatos para que as coisas possam falar entre si.

Para que por exemplo, o manuel coloque um comentario no site dele, e o francisco faça o mesmo no dele e mesmo ambos usando plataformas diferentes a joana possa no site dela ir buscar a informação de uma forma simples e normalizada.

O facebook tá a tentar incutir isso mas ao contrário, fazer com que toda a informação esteja centralizada nos seus servers, estratégia essa que não sei até que ponto vai resultar/ser viável.
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

As redes sociais estão para durar, e isso que dizes de existir uma ligação entre ambas, partilhar comentários e informações com sites, parece-se ser uma visão utópica a curto prazo.

Para que isso aconteça, tem que existir interoperabilidade entre os sistemas e cada um puxa a brasa à sua sardinha.

O wordpress é um CMS para criar blogs, o facebook, orkut são redes sociais, acho que não têm muito a ver, no facebook que é o mais usado, não há muita gente a colocar posts de blog e mesmo que o façam a informação perde-se um bocado pelos perfis de cada um.

Acho que o futuro vão ser as redes sociais com video chat, nota-se bem que existe uma necessidade do Mundo todo em comunicar, a malta dos US querem mostrar-se ao Mundo sem problema, o pessoal da Ilhas tipo Indonésia e afins, quer saber o que se passa pelos US e Europa.

Cada vez mais as pessoas dão a cara na Internet sem receios, acho que isso é o futuro. Como o fazer é que não estou a ver bem, tinha que pensar um bocado.

Mas parece-me possível, cada vez mais os computadores são mais rápidos e a velocidade da Internet aumenta também.

Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Por exemplo, andava ai alguém a dizer que o novo blog do +t tinha um bug, estava a contar os tweets como comentários. É óbvio que são comentários, é óbvio que é informação útil e que me interessa ter no site.

É óbvio que não são comentários e podia citar tua opinião sobre o assunto, mas era capaz de ser chato, como disseste em privado não o vou fazer.
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2


O wordpress é um CMS para criar blogs


Olha que não é bem assim, a principio foi, mas agora como os próprios o chamam é "Semantic Personal Publishing Platform"

Com as novidades do wp3 é bem mais que uma plataforma de blogs. Aliás já o era. Se juntares ao wp3 o buddypress então tens uma verdadeira rede social. Por acaso até posso mostrar aqui no +t uma coisa que vou lançar amanha ou sexta ao público baseado nessas duas ferramentas.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sim o Wordpress deixou de ser um CMS só para blogues há muito tempo, hoje em dia é para websites de todos os tamanhos e feitos.
Offline

João Godinho 
Membro
Mensagens 1755 Gostos 2
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Penso que os websites ligados às redes sociais não é um hype, mas sim um complemento, agora e no futuro.
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Olha que não é bem assim, a principio foi, mas agora como os próprios o chamam é "Semantic Personal Publishing Platform"

Com as novidades do wp3 é bem mais que uma plataforma de blogs. Aliás já o era. Se juntares ao wp3 o buddypress então tens uma verdadeira rede social. Por acaso até posso mostrar aqui no +t uma coisa que vou lançar amanha ou sexta ao público baseado nessas duas ferramentas.


Estava a dizer blogs e sites (também conheço muitos sites em WP), não conhecia essa funcionalidade de criar redes sociais no wordpress