Parte do movimento dos fóruns foi "roubado" pelo facebook, muita gente agora usa os grupos. Apesar disso, acho que ainda é possível dar vida ao +T porque está numa área onde os utilizadores não têm nenhum problema em usar fóruns.
O que é que podíamos fazer?
- Lançar a nova versão do fórum que se bem me lembro já era para ser lançada a algum tempo atrás,
- Juntar um grupo de pessoas para actualizar o blog,
- Adicionar novas funcionalidades ao fórum (ex: porque não um chat? no estado em que isto está não deve tirar assim tanto movimento ao fórum),
- Se for necessário fundos para alguma coisa, porque não pensar em várias formas publicidade?,
- É preciso ajuda para fazer alguma coisa? Peçam ajuda a comunidade,
- etc
O problema é que para fazer isto é preciso tempo e vontade, não sei se os "gajos lá de cima"
têm estas duas coisas. Da minha parte, posso dar uma ajudinha
Eu acho que o que falta é um mecanismo mais social nos fóruns. Quero com isto dizer que o fórum deve ser repensado, actualmente assenta muito numa premissa muito arcaica e desactualizada que não tira proveito das inovações recentes.
Porque não criar um sistema de notificações e de seguimento de temas automatizado? Cada utilizador poderia fazer "follow" a um grupo de membros e na caixa de notificações aparecia um feed com o que os membros que estão a ser seguidos colocavam no fórum. Poderia também existir um sistema de seguimento por temas, subscrever um tema, e quando determinada keyword era mencionada num tópico (ou melhor, os tópicos poderia ser criados já com uma "tag") esse tópico apareceria no feed de notificações. O feed poderia ser interactivo, permitindo ao utilizador interagir imediatamente com os posts.
De facto o fórum acabaria por se tornar mais numa rede social, mas penso que é mesmo a UI e todo o mecanismo automatizado e da fluidez de conteúdo que torna as redes sociais mais atractivas. Num fórum tradicional tens de "trabalhar" e explorar por ti próprio. Até mesmo na secção "Por ler".
São sugestões, claro.

Não custa sonhar.