← Conversa Geral

Evolução de Blog para Site - o google não gostou!

Lida 3104 vezes

Offline

tiagopt 
Membro
Mensagens 2 Gostos 0
Troféus totais: 3
Trófeus: (Ver todos)
Topic Starter Level 1 First Post

Bom dia,
Precisava de alguma ajuda para pelo menos tentar compreender um problema que estou a enfrentar. Durante quase uma década tive um blog sobre mercados financeiros alojado no blogger, e apesar de ser um projecto bastante pequeno, o google dava-me uma grande ajuda e encaminhava-me centenas de visitantes por dia. Há alguns meses decidi que estaria na altura de transformar o blog num site e passei há cerca de um mês para um domínio com outro endereço web. O site tem o mesmo nome, mas passou de blogspot.pt para .pt. Para aproveitar o tráfego que iria continuar a cair no blog fruto das muitas centenas de artigos que publiquei ao longo dos tempos, coloquei o blog a reencaminhar directamente para a homepage do novo site (apesar de ter transferido todo o conteúdo para o novo site, não consegui que o reencaminhamento fosse feito para o post equivalente no novo site). Ora, a ajuda que o google me vinha a dar terminou, e agora não aparece nem o site nem o blog no topo das pesquisas. Qual é a solução que me sugerem para estancar a sangria de visitantes que tenho vindo a sofrer? E, já agora, existe algum tipo de serviço de SEO que seja recomendado contratar para me ajudar a melhorar o ranking do novo site?
Agradeço desde já qualquer ajuda que me possam dar.
Offline

fernandoalves 
Membro
Mensagens 8 Gostos 2
Feedback +1

Troféus totais: 10
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Second year Anniversary One year Anniversary Windows User

Bom dia Tiago!

Fizeste o reencaminhamento, mas como? Do domínio antigo para o domínio novo? Ou de um artigo do antigo para o mesmo artigo no novo?

Quanto ao novo site, é natural que não apareça tão cedo nas pesquisas. Fizeste a etiquetagem no google analytics? Tens que "ensinar" ao analýtics como perceber o teu site. Outra questão: usas algum plugin SEO como o Yoast? Caso o site seja em wordpress, claro. O teu site tem sitemap? Tem robot.txt?
Offline

tiagopt 
Membro
Mensagens 2 Gostos 0
Troféus totais: 3
Trófeus: (Ver todos)
Topic Starter Level 1 First Post

Olá Fernando,
Obrigado pela resposta. O reencaminhamento foi feito através da utilização de um script que o designer que me fez o site novo me forneceu:
<script language='JavaScript'>
window.location=&quot;http://www.surfaratendencia.pt/&quot;;
</script>

Colei este script no html do blog e ficou a encaminhar directamente. Entretanto já removi o script (depois de ter colocado aqui o post), numa tentativa de voltar a recuperar alguns dos danos, e apelei ao reencaminhamento através de um post para o efeito. Só para se ter ideia, havia um post específico que trazia mais de 100 pessoas via google diariamente, era o número 1 nas pesquisas para determinado tema. Agora nem sequer o consigo encontrar no google...

Relativamente às restantes questões, importa esclarecer que eu sei pouco sobre esta área. O site foi configurado em wordpress, mas pelo designer. Não faço ideia do que ele fez ou instalou em termos de SEO...
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Se mantiveste na plataforma Blogger e apenas meteste um domínio próprio está lá na as opções do Blogger para definires o teu domínio e ficar tudo igual, só o domínio mudar.

Como fizeste foi o mesmo que matar a relevância que o blog tinha.
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Relativamente às restantes questões, importa esclarecer que eu sei pouco sobre esta área. O site foi configurado em wordpress, mas pelo designer. Não faço ideia do que ele fez ou instalou em termos de SEO...

Corrigindo, se foi Wordpress então é segue este tutorial:
https://www.elegantthemes.com/blog/resources/migrating-blogger-to-wordpress-a-step-by-step-guide

Essencialmente é ter o site em blogger todo jeitoso, exportar, importar no Wordpress, atualizares os permalinks, baixares um plugin de Blogger para Wordpress que te garanta que os redirects 301 estão bem feitos e já está.

É importante garantir que ele tenha um redirect 301 automático de x artigo em Blogger para o mesmo x artigo para Wordpress.
Com o passar do tempo podes já ter chegado num ponto sem retorno e ser um "começar de novo".
Offline

tiagopt 
Membro
Mensagens 2 Gostos 0
Troféus totais: 3
Trófeus: (Ver todos)
Topic Starter Level 1 First Post

Na altura segui um tutorial semelhante para fazer a importação de todo o conteúdo, essa parte ficou bem. O facto de reencaminhar para a homepage, em vez de para o artigo correspondente, nem me incomoda muito. E deixando agora a versão do blog antigo novamente online, quem chega até consegue ver o artigo pelo qual pesquisou (o que não estava a acontecer com o script). O grande problema é mesmo o google estar a ignorar completamente a existência do blog antigo e de todos os seus posts  :-( Há alguma coisa que eu possa fazer para recuperar a visibilidade para o google que tinha antes (como continuar a postar lá os artigos em duplicado, ou algo semelhante)?
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

O facto de reencaminhar para a homepage, em vez de para o artigo correspondente, nem me incomoda muito.

Isto é o motivo para o teu site perder os ranking... Lê o que já foi escrito.
A forma de recuperar é fazendo um redirect 301 da url antiga para a nova feita corretamente para cada artigo correspondente mas acho que no final do processo já vai estar irreversível.
Offline

fernandoalves 
Membro
Mensagens 8 Gostos 2
Feedback +1

Troféus totais: 10
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Second year Anniversary One year Anniversary Windows User

Tiago, já te responderam ao principal: o redirect tem que ser obrigatoriamente de artigo para artigo e não para a homepage.

Ou seja, o artigo A do site velho tem que ter redirect para o mesmo artigo no site novo e assim por aí adiante, com todos e cada um dos artigos. Há plugins que fazem isso automaticamente.

Quanto a SEO e wordpress: instala um plugin chamado YOAST. Tem um sistema que te permite criar o robot.txt, o sitemap e ainda várias mariquices que o google gosta muito, como descrição meta de cada artigo, por exemplo. Além disso, dá-te sugestões quando crias artigos novos para que eles estejam de acordo com os padrões da google.

Força nisso!
Offline

tiagopt 
Membro
Mensagens 2 Gostos 0
Troféus totais: 3
Trófeus: (Ver todos)
Topic Starter Level 1 First Post

Muito obrigado aos dois pela vossa paciência. Vou ver com o designer a questão da instalação do Yoast, e se há algum plugin para fazer o redirecionamento por artigo que eu possa usar. Vi também esta questão na ajuda do google. Mas reencaminhando para a homepage de igual forma, presumo que o problema se mantenha
https://support.google.com/blogger/answer/1233387?hl=en&visit_id=1-636425299731337927-3893231245&rd=1#ts=1734115