8 dicas para tornar o SMF mais rápido

Lida 12529 vezes

Carlos Gandra

Administrador
ainda não apliquei tudo,  mas acho que ficou mais rápido, no que toca aos quadros, há alguma melhoria se colocarmos mais sub-quadros, mas diminuindo o numero de quadros principais ?

bom artigo

Boas,

A nível de performance, teres quadros ou sub-quadros vai dar ao mesmo, ele tem de os carregar todos estejam onde estiverem. O que os sub-quadros te podem dar é melhor organização, e diminuir o comprimento da página inicial.

;)
Naquilo dos avatars fiz o que indicaste, movi para a nova pasta os antigos, mas estes agora não aparecem.

Afinal já está.

Riey

Membro
Muito bom post! Continua!

Riey

Membro
boas, estive agora a ler melhor o tópico, e em:

"6 - Marcar tópicos como lidos nos utilizadores inactivos"

"Dependendo da quantidade de utilizadores registados, este processo pode demorar vários minutos. ", na realidade, o processo é algo a ser feito no servidor? ou na página que temos de abrir? é que 30 membros de cada vez em milhares deve demorar várias horas não?

Obrigado

já percebi, isto é coisa para uns dias aqui  :superlol:
Muito bom o artigo, parabéns ac99.

Estou com receio do 2º passo... alguém aqui desactivou a verificação do hostname? e pode influenciar muito o sistema de banimento?

EDIT:

O ficheiro 1.1.x_inactiveusers_markallboardsread.php depois de ser executado pode ser apagado ou fica por lá?

Riey

Membro

Estou com receio do 2º passo... alguém aqui desactivou a verificação do hostname? e pode influenciar muito o sistema de banimento?

EDIT:

O ficheiro 1.1.x_inactiveusers_markallboardsread.php depois de ser executado pode ser apagado ou fica por lá?

eu deixei o meu lá com outro nome, se fores lá minutos depois já faz com outros users, por isso acho que não vale a pena apagar
eu deixei o meu lá com outro nome, se fores lá minutos depois já faz com outros users, por isso acho que não vale a pena apagar

Obrigado pela dica :)

Riey, colocaste o passo 2 em execução? tiveste mais tarde algum problema com sistema de banimento?

Riey

Membro
Obrigado pela dica :)

Riey, colocaste o passo 2 em execução? tiveste mais tarde algum problema com sistema de banimento?

isso passei a frente, mas provavelmente se banir por nickname funciona correctamente, pode não funcionar tão bem é por ip, mas isto agora o pessoal está sempre a mudar de ip, nem vale a pena banir o ip praticamente
isso passei a frente, mas provavelmente se banir por nickname funciona correctamente, pode não funcionar tão bem é por ip, mas isto agora o pessoal está sempre a mudar de ip, nem vale a pena banir o ip praticamente

Pois quanto a isso tens razão... obrigado :)

Carlos Gandra

Administrador

Obrigado ;)

Quanto à tua pergunta, o Riey já respondeu e bem :)
Muito bom este post.
Vou seguir algumas indicações.  :)
4 - Optimizar índices, tópicos e mensagens
Mostrar um número demasiado grande de tópicos no índice de cada Quadro/Sub-Fórum pode tornar o Fórum mais lento, se forem muitas pessoas a carregar páginas em simultâneo. Não existe um número ideal, pessoalmente recomendo entre 40 a 75 tópicos por página e entre 10 a 25 mensagens por cada página de tópico.

Painel de Admin --> Tópicos e Mensagens --> Definições de Tópicos

Configurar a gosto

Não concordo na totalidade com este ponto.

A verdade é que, se houver um número muito reduzido de posts por página o número de cliques vai aumentar, já que é necessário carregar muito mais vezes para avançar para a página seguinte. Aumentando o número de cliques aumenta também a carga sobre o servidor.

Por isso considero que nunca se deve ter menos de 25 posts por página... também não convém ter um número excessivamente elevado para não tornar o carregamento de cada página demasiado lento (como é referido no artigo).

Riey

Membro
Não concordo na totalidade com este ponto.

A verdade é que, se houver um número muito reduzido de posts por página o número de cliques vai aumentar, já que é necessário carregar muito mais vezes para avançar para a página seguinte. Aumentando o número de cliques aumenta também a carga sobre o servidor.

Por isso considero que nunca se deve ter menos de 25 posts por página... também não convém ter um número excessivamente elevado para não tornar o carregamento de cada página demasiado lento (como é referido no artigo).

discordo... assim é muito pior...

tens mais mensagens por pagina, tens mais sobrecarga, porque todos vêm uma página, mas nem todos têm a necessidade de ver 2
Quanto mais informação for buscar a base de dados, pior é :)

Carlos Gandra

Administrador
tens mais mensagens por pagina, tens mais sobrecarga, porque todos vêm uma página, mas nem todos têm a necessidade de ver 2

Também penso assim :)