← Google

Quebra acentuada nas visitas vindas do Google

Lida 4057 vezes

Offline

Nastase 
Membro
Mensagens 14 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Eighth year Anniversary

Boa tarde

O meu site, www.revolucaodigital.net, está on-line há 4 anos e sempre teve bastante visitas vindas dos mais diversos sites de pesquisa Google. No entanto, de há uns dias para cá notei que as visitas quase que se extinguiram...

Na verdade, uma pesquisa no google.com por "revolução digital" continua a mostrar o meu site. No entanto uma pesquisa por "HTC Desire" no google.pt a semana passada mostrava-me em terceiro lugar da primeira página e hoje a mesma pesquisa, nem na página 10 apareço!

Verifiquei o webmasters tools e vejo que o meu site map tem mais de 4.000 links mas apenas 450 estão indexados. Não percebo a razão desta quebra e gostaria de saber se alguém tem alguma ideia do que se poderá estar a passar.

Obrigado antecipadamente pelas vossas respostas!
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Olá, bem-vindo ao +tráfego.

De facto há qualquer coisa de errada com a tua indexação. Efectuando uma simples análise aqui:
http://www.google.pt/#hl=pt-PT&q=site%3Arevolucaodigital.net&meta=&aq=&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=&fp=6df4b1a7121ea69c

Podemos ver que não tens as páginas logo nas primeiras posições, ou mesmo indexadas, mas tens as tags, as categorias, os arquivos, etc.

Coisas a fazer:
- Melhorar o robots.txt
(procura por "robots.txt" no fórum, tens muitos tópicos sobre o assunto)
- O plugin do sitemap está actualizado?
- Tens a opção "canonical" activada?
- As opções de prioridade das páginas estão por defeito?
- Deves utilizar a rel="nofollow" nos links da tua sidebar
- Fizeste alterações recentemente em alguma coisa no site? plugins, etc?

EDIT: Também verifiquei que não estás a usar nenhum plugin para SEO (Search engine optimization), aconselho que uses.

Um deste serve para o efeito:
http://wordpress.org/extend/plugins/all-in-one-seo-pack/
http://wordpress.org/extend/plugins/platinum-seo-pack/

EDIT:
Também há qualquer coisa errada, ou mal feita, na estrutura html da tua theme. Em que todos os arquivos aparecem em primeiro no código. O que é um erro grave de SEO.
Offline

Nastase 
Membro
Mensagens 14 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Eighth year Anniversary

Obrigado pelas boas-vindas. Acho que tenho que passar por aqui mais vezes ;)

Quanto às dicas, vou espreitar tudo isso.

Alterações fiz apenas hoje no sitemap e deixei apenas o ficheiro a ser construido com a homepage e posts. Retirei as categorias, tags e arquivo. Principalmente para testar mas também porque acho que se calhar é informação a mais... fiz bem?

Ao nível da theme, como fui eu que a desenvolvi de raiz, não me admira qeu coisas destas possam estar a acontecer... aconselhas meter os arquivos no final do html é?

Muito obrigado pelas tuas respostas!

EDIT: as opções de prioridade na construção do sitemap estão por defeito sim...
Offline

magnatic 
Membro
Mensagens 175 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Estive a ver a source da tua página principal e encontrei isto no final:

Código: [Seleccione]
<a href="http://www.review-blog.net/dog-obedience-training">dog training book</a> Mas, pesquisando na página pela string dog training book não encontro nada. Ou seja, voluntário ou não tens lá um hidden link.

E isto é o que o Google diz dos hidden links: http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?hl=en&answer=66353

Citar
Texto e links ocultosImprimir
Ocultar texto e links pode fazer parecer que seu site não tem credibilidade, já que apresenta informações distintas para os mecanismos de pesquisa e para os visitantes. O texto (por exemplo, palavras-chave em excesso) pode ser ocultado de diversas formas, incluindo:

Uso de texto com fonte branca em fundo branco
Inclusão de texto atrás de imagens
Uso de CSS para ocultar texto
Configuração do tamanho da fonte para 0 (zero)
Os links ocultos são aqueles que podem ser rastreados pelo Googlebot, mas são ilegíveis para os usuários porque:

O link contém texto oculto (por exemplo, texto com a fonte e o plano de fundo na mesma cor).
O CSS foi usado para criar hiperlinks do tamanho de um pixel.
O link usa um caractere pequeno para manter-se oculto - por exemplo, um hífen no meio do parágrafo.
Se percebermos que o seu site tem texto e links ocultos com propósito enganoso, ele poderá ser removido do índice do Google e não aparecerá mais nas páginas de resultados de pesquisa. Ao avaliar a existência de texto e links ocultos em seu site, procure elementos que não sejam visíveis para os visitantes da página. Existem textos ou links presentes exclusivamente para mecanismos de pesquisa e não para visitantes?

Se você utilizar texto para descrever algum elemento que os mecanismos de pesquisa não podem acessar - por exemplo, JavaScript, imagens ou arquivos em Flash, lembre-se de que muitos visitantes que usam leitores de tela, navegadores para celular, navegadores sem plug-ins e conexões lentas também não poderão ver o conteúdo. Utilizar texto descritivo para estes elementos ajudará a melhorar o acesso ao site. Teste a acessibilidade do site desativando o JavaScript, o Flash e as imagens no seu navegador, ou utilizando um navegador apenas de texto, como o Lynx. Algumas dicas para deixar seu site mais acessível:

Imagens: use o atributo "alt" para fornecer texto descritivo. Além disso, é recomendável utilizar uma legenda visível para os usuários e texto descritivo ao lado da imagem.
Javascript: posicione o mesmo conteúdo do Javascript em uma tag sem script. Se você usar esse método, verifique se o conteúdo é exatamente o mesmo encontrado no Javascript e que pessoas com um navegador sem Javascript também possam vê-lo.
Vídeos: inclua os textos descritivos sobre vídeos no formato HTML. Recomendamos também oferecer transcrições.
Se você encontrar textos ou links ocultos no seu site, remova-os ou, se forem relevantes para os usuários, deixe-os bem visíveis. Caso seu site tenha sido removido dos resultados de pesquisas, verifique nossas diretrizes para webmasters para obter mais informações. Assim que tiver feito as alterações e tiver certeza de que o site não está mais violando nossas diretrizes, envie-o para reconsideração.

Espero ter ajudado. :)
Offline

Nastase 
Membro
Mensagens 14 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Eighth year Anniversary

Eh pah obrigado! Nunca tinha reparado!!

Mas.... como já devem ter percebido não fui eu que lá coloquei esse link... como é que ele lá vai parar??!!

EDIT: já vi, estava no <noscript> de um script que já removi. No entanto continuo a lá ter o do Statcounter e Sitemeter com o <noscript> a ter um link com uma imagem caso o browser não tenha JS activo. Convém retirar também?
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Essa passo-me ao lado. Significa que o teu site foi "hackado".

Algum plugin desactualizado, ou o wordpress desactualizado, ou alguma falha de segurança do teu serviço de alojamento.

Podem ser inúmeras razões, até mesmo virus no teu pc.
Offline

Nastase 
Membro
Mensagens 14 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Eighth year Anniversary

Já tratei de remover esse script. Só espero que os noscript do SiteMeter e Statcountr não influenciem... Acham melhor retirar o noscript?

O robots.txt já está tratado tb, agora vou dar uma olhada aos plugins... Confesso que pensava que tinha estas coisas tratadas mas pelos vistos desleixei-me; obrigado pelas chamadas de atenção :)

Se por acaso isto tudo quiser dizer que o meu site foi punido, há alguma forma de o confirmar e em caso afirmativo fazer alguma coisa para o Google voltar a considerar a decisão?

Obrigado!
Offline

magnatic 
Membro
Mensagens 175 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Se por acaso isto tudo quiser dizer que o meu site foi punido, há alguma forma de o confirmar e em caso afirmativo fazer alguma coisa para o Google voltar a considerar a decisão?

Faz um pedido de reconsideração: http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?answer=35843
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Já tratei de remover esse script. Só espero que os noscript do SiteMeter e Statcountr não influenciem... Acham melhor retirar o noscript?
Desde que seja o código fornecido pela statcounter e sitemeter deixa estar o noscript, tal como disseste em cima serve para quem tem js desactivado.
Offline

Nastase 
Membro
Mensagens 14 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Eighth year Anniversary

Não quero ser chato mas estou à procura de coisas que possam ter provocado isto...

http://www.noticiastech.info/category/revolucaodigital-net/

Este site escarrapacha os meus posts tal e qual, sem sequer colocar a fonte. Acham que pode influenciar o facto do Google ter prejudicado o meu site?
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Poder pode, mas fazendo uma pesquisa pelo google http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=%22Quinta+Oitava+%2339%22 o teu aparece em primeiro e o outro nem sequer aparece, por isso o google já deve conhecer bem esse site que te copiou.