← Negócios Online

Dropshipping pode dar maus resultados com ASAE

Lida 24754 vezes

Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Venho aqui compartir uma má experiência que um amigo meu (e até mesmo eu) passou à pouco tempo com um site de dropshipping que ele tinha.
Ele tem uma loja fisica que não corria muito bem e ouviu falar no dropshipping, veio perguntar-me sobre o assunto e eu informei o que sabia sobre o assunto e ele interessou-se pedindo-me para criar uma loja dropshipping para ele.
Comprei o domínio com a minha conta godaddy e optei por criar o domínio privado (para eventuais dissabores) criei o site alojando-o num servidor USA.
Ele começou a vender e a coisa a rolar bem, tinha algumas reclamações que tentou resolver, mas surgiu um problema mais grave, houveram 3 compradores que reclamaram na Asae e a coisa ficou preta.
Por exemplo um deles era um produto electronico que avariou após 4 meses, tinha portanto garantia, pelo que o cliente reclamou. Tal como mencionava nas normas de utilização seria o comprador a pagar os gastos de envio em devolução e esperar pela reparação.
O problema é que o cliente não quis faze-lo e queixou-se à Asae, abriu um processo e os inspectores da Asae foram descobrir que o dominio estava em meu nome, portanto foram logo directos a mim. Tive que esclarecer que o site não era meu e dar indicações de quem era o dono já que estava registado em meu nome.
Depois foram ter com ele e quiseram saber todos os detalhes, se cumpria as normas europeias e se era legal. Encontraram algumas irregularidades e o rapaz está metido num sarilho. Uma das que ele falou foi o prazo de garantia que deve ser de 24meses e o tempo da reparação não deve ser superior a 30 dias.
Outras situações relacionadas com a actividade fiscal também foram apontadas e não sei muitos pormenores mas a coisa parece que está muito negra...

Aconselho a todos terem cuidado com o dropshipping e vejam bem as questões legais que ao parecer são muito rigorosos, cada vez mais.


 
Offline

baixinho 
Membro
Mensagens 337 Gostos 17
Feedback +2

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Mas quem é que passa as facturas sobre os produtos vendidos?
Offline

s3v3n 
Membro
Mensagens 503 Gostos 1
Feedback +6

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts 50 Posts

Por um lado esta certo, mas outro não.

A lei diz que tens que dar garantia 2 anos
(podes passar a perna a essa lei) basta pores no website que apenas das garantias de XXX meses e se tiver defeito tem que ser avisado ao fim 48horas.

Depois metes assim, todas as pesquisas para saber qual avaria nos artigos temos o direito de cobrar XXeuros de custos de admnistração.

Se for defeito e se o cliente pedir o $$ de volta a nota de credito tem custo de admin. xxxeuros.

Existem tantas maneiras..ASAE depois não pode pegar pois estava a informação em letras pequenas  .

Tambem existe a lei que todas a lojas on-line são obrigados a colocar morada completa numero fiscal etccc no website.

etccc etccc

um pequeno exp:  http://www.ledsupplier.nu/pt/content/3-terms-and-conditions-of-use
Offline

jof 
Membro
Mensagens 1117 Gostos 35
Feedback +45

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Signature Tenth year Anniversary Level 6 Quick Poster Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination

Por um lado esta certo, mas outro não.

A lei diz que tens que dar garantia 2 anos
(podes passar a perna a essa lei) basta pores no website que apenas das garantias de XXX meses e se tiver defeito tem que ser avisado ao fim 48horas.

Depois metes assim, todas as pesquisas para saber qual avaria nos artigos temos o direito de cobrar XXeuros de custos de admnistração.

Se for defeito e se o cliente pedir o $$ de volta a nota de credito tem custo de admin. xxxeuros.

Existem tantas maneiras..ASAE depois não pode pegar pois estava a informação em letras pequenas  .

Tambem existe a lei que todas a lojas on-line são obrigados a colocar morada completa numero fiscal etccc no website.

etccc etccc

um pequeno exp:  http://www.ledsupplier.nu/pt/content/3-terms-and-conditions-of-use

Não me tomes a mal, mas qual é a tua formação?
Um conselho, falem com um advogado ou pelo menos consultem a legislação em vigor. E esqueçam o raio das letras pequenas...
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Achas que por escrever no site que já passas a perna às leis?
A garantia de 2 anos é obrigatória e por muito que coloques outra info seja letra pequena ou grande, não serve de nada.
Por lei o cliente tem um prazo de 30 dias para devolver/trocar um producto.
Em dropshipping se ele decide devolver como fazes?
Por lei as notas de crédito não são um serviço, mas sim um direito, por isso não podem ser taxadas nem podes cobrar taxas administrativas por uma obrigação como vendedor.
Esse exemplo que dás não quer dizer nada, posso garantir que se a asae pega nesse site em menos de 1 mês está fechado.
Eu falei com o inspector e ele disse-me que as leis de prestação de serviços/transações comerciais são iguais para um site online ou para uma loja fisica.
Não é por pores o que te apetecer nos termos de serviço que se  vão tornar legais. Deves obedecer às normas de portugal/europeias.
O facto de ser enviado um producto por dropshipping e não ir acompanhado de factura já dá para pegar, porque o cliente tem direito de receber uma factura/recibo aquando do pagamento e o producto vendido deve ir sempre acompanhado de factura.
Offline

s3v3n 
Membro
Mensagens 503 Gostos 1
Feedback +6

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts 50 Posts

Advogado deixa me rir... eles sabem menos que tu e que eu lol.

Eles para saberem alguma coisa andam a ler e ler o que lhe metem a frente. Ainda a pouco tive uma discusão com um que me estava a dizer que eu estava fora de Portugal mas dentro da Europa era obrigado a passar fatura sem IVA. Por lei não sou obrigado mas quase 99% dos contabilistas dizem que tenho que passar sem iva quando é mentira.

Usa um tradudor e tens ai as leis todas sobre lojas on-line.

http://www.thuiswinkel.org/  tem 3 advogados

http://www.webwinkelforum.nl/

ou
http://www.ecommerce-europe.eu/home

Leis que sairam da UE são para todos os Paises.
Posso não escrever bem o teu idioma Portugues mas devo ter mais estudos que tu.
Offline

s3v3n 
Membro
Mensagens 503 Gostos 1
Feedback +6

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts 50 Posts

Kurtmix estou obedecer as leis todas.

Isso te garanto. Senão já tinha a loja fechada mais de 10 xs  :superlol:
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Kurtmix estou obedecer as leis todas.

Isso te garanto. Senão já tinha a loja fechada mais de 10 xs  :superlol:

Acho qu estás errado, se foi o inspector a dizer, ninguém melhor que ele que é quem faz a regulação/controlo.
Se quiseres eu tenho o número dele (o homem comigo foi 100% prestável) e digo para dar uma vista de olhos na tua loja e nas tuas normas. Depois ele dirá...



Mas quem é que passa as facturas sobre os produtos vendidos?

Boa pergunta, ainda não consegui falar com o rapaz nos últimos dias para saber mais detalhes, não sei como ele fazia, mas no meu ponto de vista deve ser um sistema especial porque:

- Se factura a empresa que faz o envio, ele é que recebeu o dinheiro e tem que justificar.
- Se factura ele tem que ser considerada importação e pagar cá o iva e demais impostos, passando a ser uma venda nacional e tem que respeitar as leis de cá.

Eu compro material em Espanha para revenda, lá não pago iva, mas tenho que fazer o acerto aqui em Portugal. No dropshipping não sei ao certo, já colaborei numa loja desse tipo mas quem tratava disso era outra pessoa e eu só promovia a loja e angariava clientes, recebendo uma comissão.
Offline

s3v3n 
Membro
Mensagens 503 Gostos 1
Feedback +6

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts 50 Posts

ASAE manda em PT e fazem o que querem e mais nada.
Manda-os aqui que eu espero por eles.


Mas ele se faz dropship não tem que receber $ na conta dele....
Normal o cliente  paga e recebe a fatura do fornecedor e depois o fornecedor paga o X% da venda ao rapaz.
Isso não esta mal contado? Agora o rapaz apresenta queixa contra essa firma isto se for dentro da Europa. Pois se for da China esquece...(barato sai caro)
Offline

jof 
Membro
Mensagens 1117 Gostos 35
Feedback +45

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Signature Tenth year Anniversary Level 6 Quick Poster Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination

Advogado deixa me rir... eles sabem menos que tu e que eu lol.
Estás enganado, pelo menos quanto à minha pessoa, pois eu tenho humildade para reconhecer que sei bem menos que eles. Não é o meu curso, só por aí...

Eles para saberem alguma coisa andam a ler e ler o que lhe metem a frente.
Qualquer advogado deve ler os respetivos decreto-lei e apresentar a melhor solução ao seu cliente. Todos nós necessitamos ler, ouvir etc. para aprender alguma coisa. Existem advogados com e sem experiência, assim como bons e maus. É como tudo...

Ainda a pouco tive uma discusão com um que me estava a dizer que eu estava fora de Portugal mas dentro da Europa era obrigado a passar fatura sem IVA. Por lei não sou obrigado mas quase 99% dos contabilistas dizem que tenho que passar sem iva quando é mentira.
Existe um acordo intra comunitário e é bem claro. Quanto a isso conclui o que quiseres.

Usa um tradudor e tens ai as leis todas sobre lojas on-line.

http://www.thuiswinkel.org/  tem 3 advogados

http://www.webwinkelforum.nl/

ou
http://www.ecommerce-europe.eu/home
Leis que sairam da UE são para todos os Paises.

Em Portugal temos a nossa legislação, depois existem acordo comunitários etc. O mais engraçado é que na internet lê-se de tudo.  Qualquer um com internet é advogado, médico etc. ficamos é na incerteza se tudo o que lemos é verdade ou não.

Posso não escrever bem o teu idioma Portugues mas devo ter mais estudos que tu.
Não sei se era para mim, mas acredito. Humildade já vi que não tens e pelo teu discurso maturidade também não me parece. Se tens mais estudos que eu não sei, que não te conheço de lado nenhum, aquilo que sei é que o que estudei o que o meu curso exigia e depois ler as tuas barbaridades, espero que os futuros leitores que necessitem de respostas aos temas aqui conversados, não sigam uma única indicação tua, para mais tarde não saírem lesados.

Enfim...
Offline

dioguinho 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post


Por lei o cliente tem um prazo de 30 dias para devolver/trocar um producto.


O cliente pode devolver somente em compras via net, e é 15 dias salvo erro :)

o que acontece em wortens e outros é puramente cortesia.
Offline

s3v3n 
Membro
Mensagens 503 Gostos 1
Feedback +6

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts 50 Posts

Existe um acordo intra comunitário e é bem claro. Quanto a isso conclui o que quiseres.


Mostra la o acordo onde diz que somos obrigados a passar fatura sem iva.


Quando ao resto nessa area estou informado das leis todas que saiem para webshops.
Todos os meses tenho aqui as revistas. Por mim estou me nas tintas do que pensam... LOL
Por isso sai a muito de Portugal pois ficava parado no tempo... sry mas é verdade...
Offline

jof 
Membro
Mensagens 1117 Gostos 35
Feedback +45

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Signature Tenth year Anniversary Level 6 Quick Poster Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination

O cliente pode devolver somente em compras via net, e é 15 dias salvo erro :)

o que acontece em wortens e outros é puramente cortesia.


Só um esclarecimento:
Lojas fisicas: trocas e devoluções são cortesia das casas e não uma obrigação excepto se apresentar defeito de fabrico. Zarasm HM'S e companhia habituam mal as pessoas e depois pensam que é lei.
Online / distância: 14 dias, não é uma cortesia mas sim um direito.
Offline

s3v3n 
Membro
Mensagens 503 Gostos 1
Feedback +6

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts 50 Posts

Já que garantia é de 2 anos, quando me fundir uma lâmpada vou lá trocar  :ideia:
Offline

dioguinho 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post


Só um esclarecimento:
Lojas fisicas: trocas e devoluções são cortesia das casas e não uma obrigação excepto se apresentar defeito de fabrico. Zarasm HM'S e companhia habituam mal as pessoas e depois pensam que é lei.
Online / distância: 14 dias, não é uma cortesia mas sim um direito.

Não me fiz entender, mas basicamente eu estava a tentar dizer isso mesmo.