← Conversa Geral

O Futuro dos sites como os conhecemos hoje

Lida 1636 vezes

Offline

epilifalerav 
Membro
Mensagens 362 Gostos 81
Feedback +6

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Vivas,

Venho abrir aqui este tema para discutir se está em risco o futuro dos sites/blogs como os conhecemos hoje, já todos devem ter reparado que a tendência está a caminhar a passos largos para o agregamento de conteúdos nas redes sociais, estas por sua vez estão a se expandir e crescer cada vez mais, uma grande parte do tráfego de sites/blogs/portais já está dependente das mesmas. Será o fim dos sites tal como os conhecemos? Vamos ter a passar a entregar os nossos conteúdos a terceiros? Ou os sites vão uma vez mais resistir a esta nova "tendência"?

O que me parece um facto é que cada vez mais a pessoas saem menos do facebook, pois cada vez precisam menos de o fazer!
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Na minha óptica, não é preciso ser radical. O conteúdo não vai ser centralizado, o que está a ser centralizado é a partilha. Hoje, se não estiveres no Facebook, não existes. É um dos principais veículos de informação (tráfego) tal como o youtube e outras messaging platforms (snapchat, whatsapp, etc).

A tendência nos últimos anos é o veículo de informação através de mensagens curtas e rápidas, daí o hype em volta destas messaging platforms. O seu objetivo não é agregar conteúdo mas sim veicular o mesmo até ao utilizador. Como tal, o "teu site" onde está o conteúdo interessante vai continuar a ser detentor do conteúdo.

O "truque" está em saber veicular toda a informação até às nossas próprias plataformas (obtenção de tráfego) e fazer converter a audiência no valor que oferecemos:
- Subscrição de um serviço;
- Leitura de um artigo;
- Subscrição de um website/newsletter;
- Venda de um produto;
- Etc, etc, etc.

O que eu acho que realmente que se está a passar é que a web portuguesa ainda não está sequer capaz de entender o valor que tem para oferecer. E quando não há valor para oferecer não há veículo (rede social) que valha ou negócio que resista. Enquanto se estiver à procura dos "easy bucks" o valor não aparece. Isto é uma generalização, cada vez fico mais contente com os esforços que os gestores e empresários estão a fazer para entender que o digital é um ambiente extremamente específico e não funciona como a loja na baixa.

Isto é o que pessoalmente me tenho vindo a aperceber, mas está aqui um debate interessante... o que acham pessoal? :)

EDIT: quando falo em conteúdo, não me refiro particularmente a audiovisual. Imagens, videos, etc estão cada vez mais a ser centralizados nestas plataformas, mas funcionam exatamente como veículos de informação para o nosso serviço.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Não vejo as coisas por esse prisma, apesar da grande importância do facebook, a internet não gira em torno dele. Há sites que tem muitas visitas dos motores de busca e alguns nem tem vinculação com o facebook seja por página ou publicações. O facebook está cada vez mais limitado para quem vive da web, estando eu crente de que a tendencia é para o facebook deixar cada vez mais complicada a publicação de links externos, limitar cada vez mais o alcance e evitar que as pessoas saiam do facebook para aceder a conteúdo externo.
O mais estranho que tenho reparado é a tendência de alguns sites/empresas que empurram trafego para o facebook, por exemplo quando fazem uma campanha dizem aos clientes para ir ao facebook em vez de ir ao próprio site.
Eu vou mais além, prevendo que possivelmente o facebook vai chegar a um ponto que vai passar a ser uma app e nem vai permitir publicações externas como estamos habituados a poder fazer nas nossas fanpages.
Se nos focamos apenas ou principalmente no afcebook, se isso ocorrer vamos ficar descalços.
Não quero deixar de tocar num ponto curioso, eu reparei que há pessoas que não confiam nos links publicados no facebook, mas confiam no conteúdo apresentado pelos motores de busca, ou seja, criou-se um ambiente de receio nas pessoas por terem caído em publicações que levam a sites com virus, com pishing, com clickjack, etc. Noto que o público já não confia em links externos no facebook como confiava à 2 ou 3 anos atrás, chegando eu a ver comentários a dizer "cuidado que pode ter virus"...
É certo que o facebook mudou muito a forma como vemos a internet e muitas pessoas (usuários de internet menos experientes e de certa idade) pensam que a internet é só facebook e skype para falar com a familia. Mas também é certo que existe um mundo fora do facebook e todos concordamos que a informação no facebook é efémera, enquanto que nos sites/blogs/fóruns fica para consulta. O facebook está a danificar o cérebro de muita gente, a informação é tão rápida que as pessoas de certa forma consomem sem a absorver. Uma das vantagens do facebook que é a simplicidade, deixa a descoberto outra desvantagem que é conteúdo organizado, estruturado e duradouro.

Resumindo eu vejo o facebook como uma ferramenta a usar, mas não é substituto de nada no que respeita a sites.
Offline

epilifalerav 
Membro
Mensagens 362 Gostos 81
Feedback +6

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Concordo genericamente contigo, no entanto acho que as pessoas se estão a deixar entrar no ciclo "vicioso" do facebook. Bem mas só o futuro o dirá...
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Concordo genericamente contigo, no entanto acho que as pessoas se estão a deixar entrar no ciclo "vicioso" do facebook. Bem mas só o futuro o dirá...
As pessoas estão a deixar entrar no ciclo vicioso porque o facebook está a fechar o cerco com as limitações e os donos de sites estão a ajudar, já para não falar nos meios de comunicação como rádios, tv e revistas que cada vez cativam mais as pessoas para irem dar o likezinho na página deles.
Mas digo-te uma coisa, se todos os donos de sites deixarem de publicar nas suas fanpages, o facebook leva uma valente queda no conteúdo e as pessoas que lá "habitam" deixam de ter conteúdo fresco para circular ( a não ser as frescuras que colocam selfies em poses provocantes para ganhar likes e subir o ego).
Esperemos para ver, mas ainda vão surgir reviravoltas...
Offline

epilifalerav 
Membro
Mensagens 362 Gostos 81
Feedback +6

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Pois fico pasmado com esse massivo envio de pessoas para o Facebook como dizes, por parte das marcas, webmasters, media, etc... Quando o Facebook nem se deu ao trabalho de pensar um formato para "recompensar" quem o alimenta! Como o Youtube fez por exemplo, ao contrario o Facebook cada vez limita mais a sua única forma de "recompensar" quem produz conteúdo, ou seja cada vez dificulta mais o envio de usuários para links externos!
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Pois fico pasmado com esse massivo envio de pessoas para o Facebook como dizes, por parte das marcas, webmasters, media, etc... Quando o Facebook nem se deu ao trabalho de pensar um formato para "recompensar" quem o alimenta! Como o Youtube fez por exemplo, ao contrario o Facebook cada vez limita mais a sua única forma de "recompensar" quem produz conteúdo, ou seja cada vez dificulta mais o envio de usuários para links externos!
100000% de acordo.