Boas
Bem vou explicar o porque desta minha questão.
O Curso que estou a tirar estou a falar agora destes temas, sendo que a pessoa que esta a dar formação é um engenheiro informático que tem larga experiência em redes e servidores e trabalha diariamente com isto.
As pessoas veem o uptime como a percentagem, nao como o tempo que para. Se disser que tenho 99% de uptime é quase 100% mas fazendo as contas da algum tempo com o serviço parado no fim do ano.
Agora aqui no topico dizem que 99,5% é bom, a realidade é que nao é! Bom é apenas 99,9% para cima, sendo que o melhor é os 100% que existe!
Como podem ver, uma empresa dizer que da 99% de uptime significa que num dia tem 15 minutos que nao disponibiliza serviço, e para uma empresa que usa um site para fazer negocio pode ser critico.
Agora como ter um uptime de 100%?
Bem existe sistemas actualmente que tem 100% de uptime, sistemas criticos que nao podem falhar 1 ms num dia. E com uptime de 100% a mais de 10 anos!!
Existe muitas maneiras, mas sendo a principal é usar maquinas em mirroring. Se falhar uma existe logo a outra. E depois outra maneira é celebrar contractos com os provedores de serviço ( nomeadamente datacenters e ISP ) de modo a garantirem tudo a 100%. Claro que tem mais encargos, garantir tudo a 100% mas deve de ter uma clausula de indemnização caso o serviço prestado pelo DC ou ISP falhe. E indemnizações avultadas.
Depois investir em segurança, e gastar uns bons milhares para garantir que a estrutura nao esta fragil a ataques ou problemas.
Resultado, so algumas grandes empresas tem uptime de 100% ( a nivel de internet ) e maior parte das empresas com serviços criticos tambem porque tem dinheiro para fazer investimentos deste tipo. Ou seja ter um servidor em mirroring, pode custar 20k € ano ( incluindo tecnicos, despesas, etc... ) enquanto que um servidor normal pode custar somente 5k€ ano. ( Preços exemplificativos)
Uma dica dada por um engenheiro de informática. Quando comprar um servidor para um serviço, instalem logo todo o hardware mesmo que em excesso ( todas as rams, todos os cpus, todos os discos, etc... ) e nunca desligar a maquina para manutençao. Grande parte das avarias do material são provocadas pelo ligar/desligar que danifica os condensadores e provoca as avarias e consequente downtime.
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Boas!
Sim o que dizes é verdade, vendo nessa perspectiva. No entanto e tendo em conta que serviços que te garantam 100%, não te custam o que te custa actualmente o mercado, vejo essa situação apenas e quase sempre reservada a sistemas críticos que não podem mesmo falhar.
E nesses sistemas gasta-se o bom e o belo, quer pelo material, quer pelo serviço, que normalmente tem técnicos dedicados apenas e só para aquele serviço.
Falar de hosting e de empresas de 100% de uptime, com preços muito baratos é uma utopia, pois não existe forma de fazer retornar os valores investidos com tão baixas margens...
Falamos de servidores redundantes blade, com fontes, discos e conectividades redundantes... Falamos em milhares de euros, que terão que ser recuperados...
Algo apenas ao alcance de grandes grupos empresariais.
Portanto e falando de forma honesta, todas as empresas que pelo menos garantam realmente os 99 a 99.5% são boas empresas, pois garantem num ano 99% de disponibilidade.
Azares acontecem, problemas também, e actualizações nas maquinas também... Logo não vejo que seja assim tão importante se tem 99.5, 99.6,7,8,9, etc...
Para mim é 99% para cima.
Mais do que a disponibilidade, conta a qualidade do serviço no geral, o suporte e a redundância na protecção de dados.
Em relação á situação das avarias, estás correcto, desligar e ligar servidores, causa danos nos capacitadores e condensadores, logo convém que sejam feitos os menores possíveis.
Cumprimentos,
LPC