Bem, vou dar o meu contributo (o primeiro weee) se me permitem.
O meu negócio é marketing. É isso que sei fazer.
Queres fazer uma rede social, boa! Mas antes de a criares pensa uma coisa: Para que vai servir esta rede social?
Toda a gente quer fazer um Facebook. Mas, para o caso de ainda não teres reparado, o FaceBook já existe! Já está criado! Porque raio se vai criar uma coisa que já está criada? Só em Portugal há umas 10 ou mais redes sociais activas. Fora as milhentas que existem e que ninguém usa. Se queres fazer uma rede social (RS) tens de ter uma coisa em mente: Nicho! A única forma que existe para teres sucesso é criares uma ferramenta específica para um grupo de pessoas.
Deixa-me dar-te o "mapa das pedras" de como saberes como começar:
- Identifica o teu potencial Nicho
- Descobre o que faz falta nesse nicho. que tipo de ferramentas ou funcionalidades
- Já existem essas ferramentas/funcionalidades?
Enfim, o mesmo tipo de análise que se faz em qualquer tipo de projecto web. Depois de toda esta análise feita, Tens de fazer om plano de marketing e de lançamento. Aqui nesta parte, é a mais interessante. Há muitas opiniões sobre isto. Eu vou-te dar a que eu gosto mais e que considero ser melhor. Neste campo, partilho a opinião dos senhores da 37signals (para quem não sabe, são os senhores que criaram o Ruby on Rails, o site Basecamp e o Backpack entre muitos outros. Eles têm a política de "release early, release often". Isto na língua de camões significa: publica mais cedo e publica frequentemente. Não esperes por teres 53453453 ferramentas criadas para publicar o teu site. Assim que estiver funcional com uma ou duas ferramentas criadas, publica-o e arranja 10 ou 20 utilizadores. Depois começa a desenvolver a próxima funcionalidade e envolve os teus utilizadores na sua criação e testes. Vão sentir-se parte da plataforma e vão chamar outras pessoas. É viral.
Para além disso, depois começas a ter o input da comunidade. Principalmente sobre o que desenvolver a seguir. O que interessa gastar 2 anos a desenvolver coisas que ninguem vai usar? Mais vale gastar 1 mes só, mas criar coisas úteis que as pessoas andam à procura.
Bom, esta é a minha opinião. Eu também estou a criar uma RS mas ainda nao posso revelar nem nicho, nem url. O segredo é a alma do negócio *risos*
Bom bjinhos a todos
Volto a citar a parte: "O meu negócio é marketing. É isso que sei fazer." Depois de ler o que escrevestes, aceito que percebes de Marketing. E concordo com quase tudo que escrevestes. Mas, quase...
É claro que é possível criar um facebook para quem fale português. Com a simples ideia de ser português. E é neste ponto que contesto o que escrevestes: "Toda a gente quer fazer um Facebook. Mas, para o caso de ainda não teres reparado, o FaceBook já existe! Já está criado! Porque raio se vai criar uma coisa que já está criada? "
Queres saber porque contesto? Porque o Facebook é um site americano. Sabes quem é que fica mais rico com o Facebook, para além dos próprios donos? A cultura e a economia americana. Portanto, existe uma razão muito forte para criar um facebook português. Porque não somos americanos. Nem vivemos nos EUA. Nem temos a qualidade de vida dos americanos. E provavelmente porque nos conformamos demasiado com aquilo que recebemos dos EUA.
Queres saber qual é o motor de busca número 1 na Rússia? Não é o Google.
Queres saber qual é o motor de busca número 1 na China? Não é o Google.
Eu vejo muitos filmes americanos. Confesso. Mas, também vejo muito filmes chineses. A cultura deles é fabulosa. E vejo muito filmes brasileiros. Há dias, o Steve Jobs disse que não abria a primeira loja oficial no Brasil porque os impostos deles para produtos importados eram muito elevados. Pois não... são burros...
O Facebook já existe para os americanos. Eu adoro os EUA. Mas, gosto mais de Portugal.
Existe 1 razão muito FORTE para criarmos redes sociais para o nosso mercado online. A língua. O português é uma das línguas mais faladas do mundo. E tens aí uma arma para o MARKETING de qualquer rede social para esse mercado. Para quem tiver poucos recursos, de nicho. Para quem tiver os recursos necessários, o único limite é o MEDO.
Em tudo o resto, concordo contigo. Acho que destes conselhos muito válidos e competentes, principalmente a ideia de envolver a comunidade no projeto de desenvolvimento do própria comunidade e das respectivas ferramentas: "release early, release often".
Abraço