← Hosting

Transferir o blog para outro alojamento

Lida 2649 vezes

Offline

Filipe Santos 
Membro
Mensagens 201 Gostos 5
Feedback +7

Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Boa tarde   :+trafego:

Precisava da vossa ajuda e da vossa experiência, pois é a primeira vez que vou fazer uma transferência de um blog para outro alojamento de outra empresa e estou com algum receio.

Antes de mais, devo dizer que o blog está em wordpress e o que eu já fiz em primeiro lugar foi ir ao Cpanel, ao backup wizard e fazer um backup total do blog para salvaguardar se alguma coisa correr mal.

Depois fiz, no mesmo sitio no backup wizard, o download do directório home e o backup do MySQL Bases de Dados, separadamente.

A minha dúvida agora é:

- No novo alojamento, basta instalar o wordpress e fazer o upload destes dois ficheiros? Como e onde fazer o upload destes ficheiros?

- Tenho de fazer mais alguma coisa? Ou existe forma mais segura de transferir o blog de uma alojamento para o outro?

- Vou perder posição no Google pela transferência?


Agradeço a vossa ajuda.

Offline

andrevq 
Membro
Mensagens 294 Gostos 19
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2

Viva,
Se vais mudar de empresa/SP e não te sente muito a vontade para executar esta operação, fornece-lhes o user/pass do atual Cpanel à nova empresa, e eles copiam os dados para o teu alojamento (novo).

Caso queiras fazer tua a transferência:
1º Fazer backup dos ficheiros e base de dados mysql
2º No novo alojamento, criar uma base de dados no CPanel com o mesmo nome da anterior.
3º Criar um utilizador&password para essa base de dados.
4º Rever o ficheiro wp-config.php (rever o nome da base de dados, utilizador e password).
5º Copiar os ficheiros para a pasta public_html

Quanto ao posicionamento no google, nada tem a ver onde o site esta alojado, mas sim do domínio, por isso se não mudas de domínio, continua tudo igual ;)
Offline

Filipe Santos 
Membro
Mensagens 201 Gostos 5
Feedback +7

Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Viva,
Se vais mudar de empresa/SP e não te sente muito a vontade para executar esta operação, fornece-lhes o user/pass do atual Cpanel à nova empresa, e eles copiam os dados para o teu alojamento (novo).

Caso queiras fazer tua a transferência:
1º Fazer backup dos ficheiros e base de dados mysql
2º No novo alojamento, criar uma base de dados no CPanel com o mesmo nome da anterior.
3º Criar um utilizador&password para essa base de dados.
4º Rever o ficheiro wp-config.php (rever o nome da base de dados, utilizador e password).
5º Copiar os ficheiros para a pasta public_html

Quanto ao posicionamento no google, nada tem a ver onde o site esta alojado, mas sim do domínio, por isso se não mudas de domínio, continua tudo igual ;)

Não sabia que as empresas poderiam ajudar nessa transferência de dados, assim, vou questionar a nova empresa se me poderá fazer isso. Realmente, não me sinto muito á vontade de fazer isto e ainda por cima para o blog em causa.

De qualquer forma, a tua explicação foi muito bem esplícita. Os passos que descrevestes eram os que eu iria fazer. Agradeço a tua ajuda.

Vou ver como corre.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Tratando-se de duas contas cPanel (tanto antigo como novo alojamento) o mais fácil é mesmo contactares a empresa nova e enviares os dados de acesso ou backup para fazerem a migração

No caso de migração manual apenas um reparo ao que foi dito:
Depois de criar o utilizador é preciso dar-lhe permissões de acesso a base de dados. Depois disto feito é necessário aceder ao phpmyadmin e importar a base de dados que anteriormente do antigo alojamento.