← Tutoriais

[XML] Lista de tutoriais diversos

Lida 7553 vezes

Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 7
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

xml, ora aqui está uma linguagem que o pessoal devia começar a aprender!
Offline

OFFICER 
Membro
Mensagens 2076 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Este vou ver todos! :D

Estou a ver se me dedico mais a XML :)
Offline

=IceBurn= 
Membro
Mensagens 897 Gostos 3
Feedback +3

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5

O WML é uma vertente do XML :)
Porquê esta observação? (podem perguntar alguns e muito bem.)
 :roll:
A razão é muito simples, sou o único (salvo erro) utilizador do +Tráfego que se dedica inteiramente ao WML como linguagem principal na construção de sites, WAP claro. Para muitos o WAP é visto como algo pouco interessante, sem futuro, enfim, coisa básica...
Para quem pensa assim, que se desengane... O WAP está em constante desenvolvimento e já existe uma grande número de utilizadores deste género de conteúdo. (Posso adiantar que tenho uma média 150 de utilizadores online, com mais de 4000 hits diáriamente.)
 
Em termos de construção, o WML é uma linguagem muito exigente que não permite erros de forma alguma, é deveras muito interessante.

E para quem gosta de ter algumas compensações no final do mês, o WAP não fica atras da WEB, no meu caso, num mês chego a fazer á volta de 50, 70 Euros disponibilizando jogos Java, imagens, temas, vídeos e outros. Sei que poderia lucrar mais, mas não gosto de ter um site minado de publicidade comercial.

Para quem quiser aprender WML aqui tem:
 :arrow: http://www.w3schools.com/wap/default.asp

Alem disso, se alguem se interessar e tiver dúvidas, não me importo de ajudar.
 :wink:
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

=IceBurn=, os preços para aceder ao wap pelo telemóvel é que não ajudam muito :)
Offline

=IceBurn= 
Membro
Mensagens 897 Gostos 3
Feedback +3

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5

Citação de: "Ricardo75"
=IceBurn=, os preços para aceder ao wap pelo telemóvel é que não ajudam muito :)

Sim, infelizmente as nossas operadores móveis tornam as coisas um pouco mais difíceis para o ppl Tuga...
É pena que assim seja, tudo isso é uma questão de marketing, ainda existe muita gente que pensa que no WAP apenas existem os portais das operadoras, e é precisamente isso que elas (as operadoras) pretendem, pois se assim não fosse certamente não venderiam os conteúdos que vendem.
Resta-nos esperar que baixem as tarifas, embora existam algumas promoções a nível de tarifários, sei que a optimus e a vodafone estão a praticar algumas, mas isso não basta....
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Pois os preços n convidao nada..
Offline

kingless 
Membro
Mensagens 857 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Estive a ver o tutorial de WML e não me parece ser dificil de aprender...
Offline

+speed 
Membro
Mensagens 544 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Citação de: "Ricardo75"
=IceBurn=, os preços para aceder ao wap pelo telemóvel é que não ajudam muito :)


raios parta as operadoras moveis e fixas
pagamos mais que lá fora, sonho no dia estar na wap e web no movel lol são muito caros ou melhor carissimos os custos de navegação nos moveis
Offline

=IceBurn= 
Membro
Mensagens 897 Gostos 3
Feedback +3

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5

Citação de: "kingless"
Estive a ver o tutorial de WML e não me parece ser dificil de aprender...


É bastante fácil para quem já tem conhecimentos de HTML, existem tags muito idênticas, contudo estas são "case sensitive". Um <BR> em vez de <br/> (sim no WML a tag "br" leva sempre a "/") é o suficiente para gerar um erro e tornar a página impossível de visualizar na maior parte dos browsers de telemóvel.

Isto é apenas um exemplo...

Depois o WML tem outras vertentes bastante interessantes, como por exwmplo o xHTML.


Qualquer dia ainda faço um tutorial sobre WML aqui no +Tráfego.  :wink:
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Onde testas os teus sites? Existe forma de os experimentar no tlm sem pagar?
Podes dar aí uns sites que tenhas feito? :D

Sabias que o SMF tem versão portátil?
wap
wap2
imode

Já agora, os estilos, os telemóveis costumam suportar css?
Offline

=IceBurn= 
Membro
Mensagens 897 Gostos 3
Feedback +3

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5

Citação de: "Ricardo75"
Onde testas os teus sites? Existe forma de os experimentar no tlm sem pagar?
Podes dar aí uns sites que tenhas feito? :D


Podes aceder a sites wap directamente no browser Opera, esta é a melhor opção visto que não é necessário nenhum tipo de emulador.

Para quem tem tlm Sharp GX 25 é extremamente fácil aceder á rede sem pagar, mas não vou postar aqui como, visto que talvez não fosse do inteiro agrado da administração do +Tráfego informações desse tipo.

Citar
Sabias que o SMF tem versão portátil?
wap
wap2
imode


Sim, só não sei até que ponto as várias marcas de tlm suportam essa versão SMF, alem disso todos esses links tem erros no código.  :?
É que cada browser de telemóvel tem a sua forma de lidar com o código, um pode permitir visualizar uma página com erros de código e outro não, existem diferenças de browser mesmo entre equipamentos da mesma marca.

Um exemplo:
Quando me iniciei no WML (em 2004), criei a minha primeira página á qual conseguia aceder perfeitamente com o meu telemóvel, no entanto, verifiquei que imensos utilizadores não conseguiam aceder...
a partir daí fiz  tudo, dei voltas e mais voltas ao código e não encontrei nada, até que por fim lá descobri o erro que estáva num link, em vez "&amp;" tinha simplesmente "&", o que originava o erro em vários telemóveis.
 

Citar
Já agora, os estilos, os telemóveis costumam suportar css?


Não. O que podes é ter o software apropriado para visualizar correctamente estilos css. Uma boa opção é o Opera Mobile.
Offline

kingless 
Membro
Mensagens 857 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Estou a pensar em fazer um site em WML... =IceBurn= depois vou precisar de uma ajuda tua  :wink: