← Conversa Geral

Crise nuclear no japão

Lida 5340 vezes

Offline

fantas 
Membro
Mensagens 303 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3

Boas, eu vejo na televisão sobre a crise nuclear no Japão mas pergunto-me porque que não desligam aquilo, e assim resolvem o problema ?
Offline

MiguelMartins 
Membro
Mensagens 230 Gostos 5
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Boas, eu vejo na televisão sobre a crise nuclear no Japão mas pergunto-me porque que não desligam aquilo, e assim resolvem o problema ?

Se calhar não é tão fácil como parece (digo eu)...
Offline

Daniel 
Membro
Mensagens 358 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Boas, eu vejo na televisão sobre a crise nuclear no Japão mas pergunto-me porque que não desligam aquilo, e assim resolvem o problema ?

Os reactores estão desligados desde o sismo. O problema é que parar uma reacção química, que neste caso é radioactiva não acontece de o dia para a noite, ou seja continua a ocorrer a libertação de energia aumentando a temperatura. Como se vê eles estão a tentar arrefecer, mas é difícil. O perigo agora é não conseguirem arrefecer o que resultará na fusão do combustível radioactivo e ai a situação estará fora de controlo.

A radioactividade que saiu fui devida apenas segundo se sabe à libertação do vapor da água que estava a ser usada para o arrefecimento. A cápsula protectora não aguentou a pressão e explodiu
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Desligar o quê? O urânio está sobre enorme pressão e por isso é que aquece. Tem é que se arrefecer onde ele está inserido. Precisa de uma temperatura baixa. A única solução é água.

A radioatividade, já agora, são partículas energéticas libertadas pelos átomos que podem destruir o ADN de um ser vivo e, com isso, provocar mutações malignas como o cancro. A radioatividade é como uma espécie de balas microscópicas.
Offline

Carlos Faria 
Membro
Mensagens 551 Gostos 5
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

@Daniel
@Carlos Costa

Exactamente,

O que esta a ser feito neste momento, é o arrefecimento através de "água pesada" (²H2O que tem uma massa molar de 20g/mol ao contrário da água comum, que tem 18g/mol) fornecido pelos EUA. Porque se fosse para deitar água normal ela nem chegava aos reactores, evaporava instantaneamente. Para terem a noção da quantidade enorme de energia que ali vai... como o @Carlos Costa disse, o objectivo é fazer com que as partículas energéticas que "partem" o urânio se "acalmem".

O que eu acho disto tudo, é que esse tipo de energia ainda não esta 100% estudada e se não sabemos como dominar este "bicho", o melhor é não se meterem com ele. Mas parece que a humanidade só aprende com os erros.
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

É uma forma de energia limpa, mas tem muitos problemas. O deutério não assegura a segurança. Aliás, construir uma central nuclear num local onde se encontram 4 placas tectónicas é algo absurdo.
Offline

Daniel 
Membro
Mensagens 358 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Mas não deve faltar muito para começar a se investir em fusão nuclear
Offline

fantas 
Membro
Mensagens 303 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3

Pelo que sei, as particulas não se dissolvem assim de um dia para o outro se ouve vazamento já não vão conseguir extinguir facilmente o que vazou, ou seja já não vai morar ali ninguem nos proximos anos.

Imaginem a capacidade que leva a central nuclear do japão que é muito maior que a de chernobil, se aquilo rebenta tamos todos tramados
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Pelo que sei, as particulas não se dissolvem assim de um dia para o outro

Neste caso é só vapor com camadas radioativas, por isso dura cerca de 30 anos até parar a emissão de radiação.

Chernobil foi muito pior, pois a emissão de radiação vai persistir por mais alguns séculos nessa zona.
Offline

flock 
Membro
Mensagens 508 Gostos 0
Feedback +7

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Nuclear Sim ou Não?

Energia Nuclear não e Renovável mas Sim Alternativa, aquilo que vemos a sair das chaminés e Vapor de Água.

O Grande Problema da central não foi o Sismo nem o Tsunami mas Sim o sistema que estava a bombear a água para arrefecimento terem se danificado o reactor ficou intacto, por um lado não se pode comparar a Chernobil um foi erro Humano e Este e devido a um sismo(no qual danificou o sistema de refrigeração e não o reactor). Este tipo de Energia esta estudado mas se calhar falta alguns pontos nos Is, também não sei de que geração são os reactores, mas o problema não esta no reactor está na bombagem de água que se danificou.


Mas acidentes como este já aconteceram milhares de vez, em França por exemplo se ha algum problema por mais pequeno que seja e tudo evacuado dentro a central, e vem reparadores da cidade na hora mas ninguém sabe quem são as carrinhas são normais e claro e tudo abafado mas não deve de ser só la em todos os países com nuclear, ja viram por cada problema vir ao décima? Ninguém vivia descansado.
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Nuclear Sim ou Não?

É claro que sim, não temos alternativa.

O petróleo, gás natural e carvão não duram para sempre e cada vez mais os custos de extração aumentam, porque é necessário escavar mais fundo.

A energia eólica e fotovoltaica não chegam para as necessidades. Estás a ver a cidade de Los Angeles a ser iluminada apenas com energia solar ou eólica? Ou o LHC a trabalhar somente com essa energia?

A fusão nuclear é o futuro.
Offline

flock 
Membro
Mensagens 508 Gostos 0
Feedback +7

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts



A energia eólica e fotovoltaica não chegam para as necessidades. Estás a ver a cidade de Los Angeles a ser iluminada apenas com energia solar ou eólica? Ou o LHC a trabalhar somente com essa energia?

Ja testaram? Não como podes dizer isso e claro que pode mas em parques em grandes dimensões
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Não é preciso testar, basta umas contas rápidas e temos o resultado. A energia solar, por exemplo, que se pode guardar durante 1 ano, não chega para o consumo de Los Angeles num dia! Estás a ver um acelerador de partículas a funcionar a energia solar ou eólica? Esse tipo de energia é bom apenas para casos pontuais, como casas ou aldeias.

A fusão nuclear providencia-nos energia limpa e em grande quantidade. É claro que podem surgir problemas, mas não se faz uma omoleta sem partir alguns ovos.
Offline

fantas 
Membro
Mensagens 303 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3

Mas parece que já vi na net, que o Japão está a pensar em acabar com essa energia, não me parece que uns aviões a mandar água seja suficiente para substituir um sistema que está permanentemente a refrigerar os reactores, agora é so esperar que aquilo começe a acabar já que estão desligados
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Uma alternativa ainda melhor é captar a energia emitida por os buracos negros. Essa sim é energia inesgotável: em apenas 1 dia de captura, tínhamos energia para um século! Mas ainda não temos a tecnologia para essa empresa. Talvez daqui a uns séculos.